Festival Cena Brasil: gastronomia de terreiro, expô de fotos de orixás, e afoxê

Compartilhe nas redes sociais…

No próximo domingo (29/9), Olinda vira cenário de resistência e celebração da cultura afro-brasileira. É que a cidade histórica sedia o Festival Cena Brasil: celebrando a cultura e a gastronomia de terreiro, que acontece no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, localizado no Largo do Varadouro. Moradores, turistas e visitantes vão poder experimentar o sabor ancestral das cozinhas dos terreiros olindenses. A programação começa às 16h. O festival conta, também, com uma  exposição fotográfica, “Orixás do Brasil” e uma apresentação do Afoxé Oxum Pandá, terceiro grupo mais antigo do gênero no  Estado.

O afoxé ocupa o palco do Teatro Fernando Santa Cruz, que funciona no Eufrásio. O acesso à plateia do teatro é gratuito, mas é preciso retirar os ingressos  a partir das 17h no guichê do teatro.  acesso ao evento é livre, para  proporcionar uma verdadeira viagem gastronômica, com degustação gratuita de pratos que representam séculos de história. Os visitantes poderão experimentar delícias como o aromático acarajé de Iansã, frito no azeite de dendê e servido com vatapá e camarão seco  (tradicional omolocum de Xangô, que combina o feijão-fradinho com o intenso sabor do azeite). Outro destaque é o ebô, uma receita simples e carregada de significados (feita à base de milho branco, oferecida a Oxalá e que remete à pureza e renovação).

Como se percebe, cada comida é dedicada a um orixá.  Para Xangô, por exemplo, o prato é o caruru (preparado com quiabo, dendê e temperos ricos). Também há o munguzá salgado de Ogum (à base de milho e carne, um prato forte e saboroso). Para encerrar, os visitantes poderão se deliciar com o doce quindim de Iemanjá (combinação perfeita de coco, açúcar e gema de ovo).  O festival contará com a participação de sete terreiros, cada um deles, com suas receitas e dois pratos ancestrais postos para apreciação de visitantes da feira, gratuitamente.

Os terreiros que participam São eles: Ilê Ase Kiobambo Osun Alade, Babalorixá Cleyton Gouveia t’ Osun, Ilê Cultural Axé Oyá Egum, Babalorixá Ivon T’Oyá Egun, Ylê Asé Ayrá Adjaosi, Ialorixá Eliane de Oya Onira, Ilê Axé Oba Ogodô, Pai Brivaldo de Xangô, Ilê Asé Ofaronmin, Ademir Soares t’ Logun Ede, Nação Xambá, Babalorixá Pai Ivo de Oxum, Ilê Axé Iyá Omô Sàgbà e Ialorixá Nevinha Omô Sàgbà. Este projeto é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal operacionalizado pela Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Para o produtor cultural e organizador do evento, Edilton  Euclides, o sabor que as pessoas vão experimentar dentro do festival carrega muito mais do que tempero, carrega a nossa história. “Com a comida de terreiro, resgatamos memórias e fortalecemos a identidade afro-brasileira. O festival destaca o papel essencial dos terreiros como espaços culturais, ao mesmo tempo em que reforça a importância do respeito e da luta contra a intolerância “, pontuou. Festival CENA BRASILsurgiu em 2003, dentro das atividades carnavalescas de Olinda, como uma iniciativa cultural para apresentar os novos talentos musicais autorais do estado. Em 2019,  passou a figurar no Calendário Oficial Cultural do Estado, por meio da Lei Estadual nº 16.423.

Leia também
Sítio da Trindade tem festa para reverenciar Xangô a partir das 18h
Sítio da Trindade tem festa para Xangô
Festa para São João e Xangô no Sítio da Trindade
Católica bota Xangô na ordem do dia
Festa para Xangô foi um sucesso
Depois da Festa do Fogo, Pátio de São Pedro tem ciranda
Pai  Ivo de Xambá vira Doutor Honoris Causa da UFPE
Alexandre, juremeiro e mestre
Kipupa Malunguinho movimenta Catucá
Caixa Cultural tem Terreiro encantado
Qual o mal que lhe fez Yemanjá?
Cozinhando história: sabores, mitos e cores na culinária afro brasileira
Noite dos Tambores Silenciosos

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.