Estão em andamento as obras de implantação do Parque Linear às margens do Rio Pina, no bairro do Pina, que fica vizinho à praia de Boa Viagem, um dos cartões postais do Recife. Ele se estende por uma área antes ocupada por habitações precárias, cerca de 400 palafitas cujos moradores foram transferidos para os habitacionais Encanta Moça, 1 e 2, construídos junto ao antigo Aeroclube. No momento, 800 metros das margens do rio estão sendo requalificados, entre a Vila Icapuí e a ponte/viaduto da Via Mangue. Após a conclusão dos serviços, o Pina terá um quilômetro com novo visual.
Mas, sinceramente, parece que há concreto demais e verde de menos. O investimento na implantação do Parque chega a R$ 29 milhões e, de acordo com a Prefeitura, ele beneficiará cerca de 12 mil moradores de comunidades da Zona Sul do Recife. Nesta segunda-feira (1/12), o prefeito João Campos vistoriou os serviços. “Nós estamos urbanizando essa área, transformando-a num grande parque linear que encontra-se na reta final da primeira etapa. Tem um outro, já embaixo do viaduto, também acelerado, e depois vamos fazer a conexão entre os dois locais. Tudo isso já está contratado, mas estamos entregando por etapas, na medida em que fica pronto”, diz o Prefeito.

“Está ficando super bonito e acreditamos que vai ser uma área bem utilizada na cidade”, complementa. Pelas fotos que chegaram ao #OxeRecife parece que o parque tem muito concreto e pouco verde, o que é comum em praças, áreas requalificadas ou em implantação de obras na cidade. Vamos aguardar o resultado final, para vermos, enfim, como vai ficar. Esperamos que haja jardins, árvores, fruteiras (cada vez mais raros) na área. E que se houve devastação de mangues, que sejam compensados. Os serviços vêm sendo realizados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB).
De acordo com a PCR, as obras integram um amplo processo de requalificação urbana na Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) Encanta Moça/Pina – que reúne as comunidades Areinha, Encanta Moça, Bode I e II, Beira Rio/Pina e Jardim Beira Rio. “Os primeiros 200 metros de proteção do talude, executados com muro gabião, já estão concluídos. Avançam também as construções das calçadas com piso intertravado, da pista de cooper, da tubulação para a nova iluminação pública e do piso direcional”, informa.
“Na área sob o viaduto, seguem os serviços de urbanização, que incluem ciclovia, iluminação, passeios e a implantação do futuro viveiro de mudas do ecossistema do mangue. Outra frente em execução é a construção de uma praça entre a Via Mangue e o Batalhão da PM”. As obras do parque foram iniciadas em maio de 2023 e têm conclusão prevista para o ano de 2026. Com cerca de um quilômetro de extensão, o equipamento contará com pista de cooper de 840 metros, ciclovia de 668 metros, parques infantis, áreas de piquenique e contemplação, academia ao ar livre, quiosques, píeres, espaço de leitura e estacionamento.
Leia também
Comvida: área sob Viaduto Capitão Temudo ganha urbanismo social
Intervenção de arte urbana no Recife sob o viaduto Capitão Temudo
Que muralha é essa na Bacia do Pina?
Moradores de Boa Viiagem reclamam de gabirus e baratas na Orla de Boa Viagem
Parem de derrubar árvores (493a). Obra pública sacrifica 130 em Boa Viagem
Parque Capibaribe ganha mais um trecho com inauguração do Cais da Vila Vintém
Parque Capibaribe avança entre Jaqueira e Casa Forte com urbanização da Vila Vintém
O outro lado do Cais da Vila Vintém e os objetivos do desenvolvimento sustentável
Ponte viaduto: perigo para o pedestre
Praça da Árvore é a primeira com jatos saindo do piso no Recife
Maior Praça da Infância do Recife tem espaço para leitura, no Treze de Maio
Nota dez para as praças da infância. Mas o verde onde é que fica?
Bairro da Madalena, na Zona Oeste, torna-se o único do Recife a ter duas praças da Infância
O Recife ganha a sexta praça da infância, dessa vez em Tejipió
O Recife ganha a quarta Praça da Infância
O Recife ganha a terceira Praça da Infância, dessa vez em San Martin
Tá Aprumado Praças entrega mais uma área revitalizada
Prefeito inaugura segunda Praça da Infância
Recife ganha sua primeira praça da Infância
Comunidade Entra Apulso vai ganhar praça
Praça da Árvore é a primeira com jatos d´água saindo do piso no Recife
Depois da omissão desastrosa na gestão anterior, Prefeitura lança programa “Tá aprumado Praças
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Concreto puro!
Nada de verde,nada de sombra,nenhuma árvore.
Requalificar o quê?!
Essa obra tem um custo elevadíssimo,aditivos demais …