Tem coisa mais inóspita no mundo do que estacionamento de shopping center? São andares e mais andares que nos levam a estruturas de concreto, algumas das quais – em certos horários, como os finais de expediente – até nos lembram ambientes sinistros, como os cemitérios. Particularmente, tenho até medo quando pego a última sessão do cinema. Portanto, só pode ser muito interessante qualquer iniciativa de quebrar o cinza hostil do cimento, que tanto cansa a nossa vista. Talvez tenha sido por isso que o Plaza Shopping decidiu transformar o seu em uma galeria de arte. Porém a decisão não foi à toa. É que a inauguração dos painéis dá o pontapé inicial às comemorações do aniversário do empreendimento, um dos mais tradicionais da Zona Norte e o queridinho dos moradores de bairros como Casa Forte, Parnamirim, Poço da Panela, Santana. O Plaza completa 25 anos no mês de setembro, e a festa está apenas começando.
As paredes das rampas de acesso ao seu Edifício Garagem receberam o colorido das intervenções dos artistas Raoni Assis, Priscila Lins, Veio Art (Thiago Teas) e Jojo Ilustra (Joana Carvalho), nomes conhecidos da cidade e com forte expressão na vida cultural e arte urbana da região. “ A nossa proposta foi transformar a entrada do shopping em uma linda e colorida galeria de arte em homenagem ao Plaza e aos seus frequentadores, retratando o que ele representa na vida do seu público e da cidade do Recife”, afirma Carol Seabra, Gerente de Marketing do Plaza. Ela lembra ser esta “uma forma de mostrar a conexão do shopping com o bairro, com a natureza do entorno e a cultura pernambucana, um local que promove e acolhe encontros entre pessoas e muita diversão”. As intervenções podem ser conferidas nas rampas de acesso aos pisos E1, E2, E3 e E4. São, ao todo, oito painéis com 16 metros de largura cada.
Raoni Assis optou por promover a homenagem aos 25 anos do Plaza Shopping com elementos que representam a natureza do Recife, como o Capibaribe, os mangues e as capivaras. Priscila Lins também exaltou a natureza nos seus painéis, pintando figuras da fauna presentes no mangue que circula a cidade e os arredores do Plaza,que fica bem pertinho do nosso “Cão sem plumas”, para usar a famosa expressão de João Cabral de Melo Neto, ao referir-se ao Rio. A garça, o caranguejo, as águas do rio, são inspirações que resgatam a lembrança de um Recife que ainda coabita com a vida no rio. Já o Veio Art seguiu a sua linha visual para promover o encontro entre a arte e elementos presentes no bairro, como a igreja e a Praça de Casa Forte. Jojo Ilustra usou temas da arquitetura e da cultura pernambucana, como os casarios, ritmos e símbolos do movimento armorial, para criar a arte que homenageia o aniversário do shopping.
Os artistas foram escolhidos por representarem a pluralidade de estilos e formas, além de serem nomes com expressão no cenário cultural de Recife, ao qual o Plaza, ao longo dos seus 25 anos, exalta e valoriza. “Identificamos pontos em comum entre as obras desses artistas e o Plaza. Cada um tem em sua arte o que envolve o shopping, como a natureza, a cultura e o dia a dia da cidade”, complementa Carol Seabra. Outras ações em comemoração aos 25 anos do Plaza Shopping, que será celebrado em setembro, serão realizadas ao longo de 2023. Mais informações no www.plazacasaforte.com.br e no @plazacasaforte.
Abaixo, você confere intervenções de rua que contribuíram para deixar o Recife mais colorido. Com certeza, os novos painéis serão um atrativo a mais para os frequentadores do Plaza Shopping.
Leia também
Arte urbana: Depois de incidente com Guarda Municipal, passe livre para os grafiteiros
Guarda Municipal interrompe ação de grafiteiros
Aurora das estrelas em escola invisível para moradores da Aurora
Aurora: Obra sem ética nem estética
Calma gente, o caranguejo gigante não saiu da Aurora
Caranguejo gigante voltou ao seu lugar
Prefeitura abre edital convocando artistas
Intervenção urbana com festa de luzes e cores
Grafite estimula empreendedorismo
Grafitegem na pista de skate da praia
Grafitagem contra o vandalismo
Grafitagem inibe pichadores no Recife
Vamos de arte urbana no Olha! Recife
Grafite estimula o empreendedorismo
Colorido degradê na Ponte do Pina
Desperdício de dinheiro público e rebu no Parque Santana
Apelo em vídeo e no MP: “Não deixem morrer a única pista de surf skate
Parque Santana: polêmica sem fim
Rafa Mattos: plante amor, colha o bem
Espaço R.U.A vira Rua dos Amores
Arte urbana e economia criativa no R.U.A
Mais vida nos morros em Iputinga
O arejado Programa Mais Vida nos Morros se amplia
UR-10 tem Mais Vida nos Morros
Mais Vida nos Morros: Lagoa Encantada em evento internacional
Mutirão mega no Mais Vida nos Morros
Mais Vida nos Morros ganha prêmio
CurioCidades: o Recife turístico e afetivo de 40 fotógrafos
Nova fase para o Mais Vida nos Morros
Barco, caminhada e Mais Vida Teimosa
Centro do Recife precisa de mais vida
Laboratório da Paz transforma morros
Alto Sustentável completa cinco anos
Alto José Bonifácio está mais colorido
Morros começam a ganhar hortas
Troque uma muda por uma ideia
Mais Vida nos morros do Vasco
Que tal turismo nos morros coloridos?
ONU de olho no Mais Vida nos Morros
Túlio Ponzi e o Mais Vida nos Morros
A paisagem colorida do Córrego do Jenipapo
Mais Vida nos Morros se amplia
Praça alegre colorida na Mário Melo
A rua também é nossa
Culinária sustentável: Iguarias com cascas de banana, bagaço de coco
O lixo que virou lixeira
A democrática mais vida teimosa
Centro precisa de “Mais vida”
Sessão Recife Nostalgia: Brincadeiras de rua que estão desaparecendo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Bruno Gueiros / Plaza Shopping Divulgação