Alegoria do Galo está linda, imponente e politicamente correta. Mas o seu entorno…

Compartilhe nas redes sociais…

Lindo e imponente, cheio de mensagens e paz e igualdade entre os povos, o Galo está subindo. A alegoria – com 25 metros de altura e oito toneladas – vem chamando a atenção de todos que passam na Ponte Duarte Coelho, que está interditada desde o final de semana, para que “sua majestade” reine absoluto no Recife, que se orgulha de ter o maior bloco de carnaval do mundo.

O Galo está lindo, mas o seu entorno – ponte, Rua da Aurora, Rua do Sol, etc – precisam de trato.

Ponto para o artista plástico Leopoldo Nóbrega que costuma revestir a escultura gigante de significados que extrapolam o carnaval, pois em 2024, temos “O Galo da Paz”, paz tão necessária nesse mundo conturbado, cheio de guerras, e do nosso Recife com tanto números ascendentes de violência, entre homicídios, crimes contra o patrimônio, feminicídios. Então, que o Galo venha com muita paz.

Além do recado – cada pena do rabo do galo tem uma mensagem de paz em uma língua diferente – o Galo vem revestido de um mosaico de gerações, etnias e artistas populares. Além de jovens, muitos idosos ajudaram na confecção, assim como foram convocados pankararus e artesãos de Caraibeiras (Sertão) para trabalhar na produção. No entanto, resta à Prefeitura e ao Recentro um bom trabalho  em torno do “cercado” do Galo.

Pois como mostramos no post anterior, há calçadas quebradas, trechos em decadência, totalmente esquecidos, ali entre as ruas da Aurora, do Sol e Guararapes. Até os friso de cobre que demarcam os diferentes pisos em granito da calçada da Duarte Coelho sumiram. E com eles, foram arrancados pedaços de concreto, que deixam em risco a segurança do pedestre e dos foliões.

Vamos torcer para que, após o carnaval, o centro do Recife possa brilhar tanto quanto seu Galo efêmero e gigante, plantado no meio da Ponte. Nos links abaixo, você confere mais informações sobre o Galo e também sobre a ponte onde a alegoria foi implantada e o seu entorno.

Leia também
“Poleiro” da alegoria gigante do Galo, Ponte Duarte Coelho perde cobre para vândalos
Corrida do Galo atrai 2 mil atletas
Alegoria gigante: Galo da Paz, cheio de mensagens e significados
Começam inscrições para acesso ao camarote do Galo de pessoas com deficiência
Vistoria no percurso do Galo da Madrugada vê riscos no descalabro da fiação aérea no centro
Depois do Galo Ancestral, que tal Leopoldo Nóbrega para idealizar os carros alegóricos do bloco?
Qual o Galo mais bonito e o mais feio?
Alegoria do Galo e sustentabilidade
Galo tem 14 filhos no Brasil e no exterior
O Galo e suas alegorias
Carnaval do Recife: Grande festa,falta de transparência e os números duvidosos do Galo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Diego Nigro/ PCR / Divulgação e Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.