Maior bloco de carnaval do mundo – com direito a registro no Livro Guinness dos Recordes – o Clube de Máscaras O Galo da Madrugada está em contagem regressiva para o carnaval. Já anunciou homenageados, o tema do desfile – Galo: 40 anos promovendo o folclore e a cultura pernambucana – e também que mantém o mesmo número de carros alegóricos do ano passado. Informa o bloco que os carros farão alusão aos antigos carnavais e compositores. Tudo bem. Mas as alegorias sempre foram a parte mais, digamos assim, tímidas do desfile daquela agremiação.
Os antigos carnavais e os grandes compositores que fizeram parte da história do Galo serão temas dos carros alegóricos e fantasias no 41º desfile do Galo da Madrugada, no sábado de Zé Pereira. Este ano, o bloco mantém o mesmo número de alegorias, seis no total, que farão alusão às principais manifestações culturais de Pernambuco, antigos carnavais e compositores, apresentadas ao grande público, nas ruas do centro do Recife, dia 10 de fevereiro.
As alegorias são: Clarins e Trombetas, Abre-alas, Carnavais do Passado, Pernambuco de todos os carnavais, Grandes compositores, e o Galo no Brasil e no Mundo. Muito bom que tenhamos alegorias homenageando o nosso carnaval, o mais diversificado do País e também que se lembre a festa no passado. O desfile do Galo com seu milhão de foliões já é um espetáculo que bem retrata a natureza democrática do nosso carnaval participação, a nossa explosão de alegria. Mas sempre achei que os carros alegóricos são tímidos para as proporções do Galo, e que poderiam ter mais brilho e grandiosidade. O bloco e os foliões do Recife merecem!
Leia também:
Recordando velhos carnavais
Frevo, samba, forró e passado no Galo
Domingo de rodas de frevo no Recife
De frevo a maracatu na Quinta do Galo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação