O Eixo Petrolina-Juazeiro vem se transformado em palco de eventos esportivos, entre campeonatos de Vela, corridas e até triathlon. E as empresas começam a investir não só em patrocínios mas na própria organização de competições, que vêm atraindo grande número de atletas e turistas às duas cidades, banhadas pelo Velho Chico. Um exemplo é a Agroindústrias do Vale do São Francisco S/A, que acaba de anunciar a I Corrida Agrovale, que distribuirá R$ 12 mil em prêmios para os cinco primeiros classificados na corrida, que acontece no dia 18 de setembro. As inscrições já estão abertas, e devem ser feitas no site www.cronoschip.com.br. Podem competir funcionários da indústria e também forasteiros. As inscrições ocorrem até 8 de setembro, e custam R$ 20 para o público em geral. Para os colaboradores, é gratuita.
São, portanto, duas categorias: colaboradores e público em geral, para distâncias de 10 e cinco quilômetros. A prova marca o cinquentenário da empresa, a primeira usina pernambucana a se instalar no Sertão do Nordeste (antes, a cana era exclusivamente produzida na Zona da Mata do estado). A Agrovale fica em Juazeiro (Bahia), município vizinho a Petrolina (Pernambuco). O dinheiro arrecadado com as inscrições será entregue a instituições filantrópicas daquela região. A organização da corrida providenciará transporte gratuito para os atletas, com saída às 6h da orla de Juazeiro (em frente ao ponto de embarque de barquinhas). O retorno está previsto para 10h. A prova começará às 7h30, com participação para pessoas a partir dos 14 anos, de ambos os sexos. Segundo o Diretor Presidente da Agrovale, Denisson Flores, além de organizar a Corrida, a indústria patrocina eventos como a Meia Maratona Tiradentes, a Corrida Tiradentinhos, a etapa regional do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada (CRI). E ainda eventos recentes, como a Triathlon Mãe Malvada e a Copa Vela Juazeiro de Windusurf. Aprazível, aquela região do Vale do São Francisco, aliás, vem se transformando em um interessante polo de competições esportivas.

Por exemplo, em Petrolina – a 769 quilômetros do Recife – a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) não se cansa de comemorar os feitos. Arrebatou novas premiações neste final de semana, na 2ª Maratona Internacional de João Pessoa (PB). No domingo (7), os atletas da APA, Justino Pedro e Edson Amaro fizeram uma dobradinha na competição. Justino conquistou o título e o recorde da prova de 42km, com o tempo de 2h19min24, enquanto Edson chegou em segundo com 2h23min58. “Estou muito feliz por ter sido campeão. Ano passado fui o segundo colocado e trabalhei muito para a prova deste ano, para vir confiante e fazer um bom resultado. A prova foi muito boa, bem organizada, e estou feliz pelo título”, comemorou Justino.
O vice-campeão Edson Amaro celebrou o resultado e destacou a felicidade de novamente dividir o pódio com o companheiro de equipe. A dupla vem de duas dobradinhas seguidas (2021 e 2022) na Maratona do Rio de Janeiro. Na Paraíba, APA também fez bonito na disputa da Maratona Feminina. A corredora Mary Emanuela foi a vice-campeã. A equipe pernambucana fez uma verdadeira festa em João Pessoa e também conquistou o título das corridas dos 5km e 10km. Na Meia Maratona (21km) e nos 5km PCD, a APA ficou com a segunda colocação. Rafael Silvestre: Campeão dos 5km; Everton Silva: Campeão dos 10km; Joílson Bernardo: Vice-campeão da Meia Maratona (21km); Gabriel Ferreira: Vice-campeão dos 5km PCD. A APA, que também trabalha com paratletas, tem o patrocínio master da Bayer Brasil e patrocínio oficial da Elo.
Nos links abaixo, você confere outras informações sobre atividades esportivas no Sertão do São Francisco e sobre ações ambientais da Agrovale na Região
Leia também
O evento reforça a campanha do Setembro Amarelo e incentiva a prática de esportes como estímulo para pessoas que sofrem de ansiedade.
Mais conhecido pelos seus produtos agrícolas – sendo a banana o mais representativo deles – o município de São Vicente Férrer dá exemplo estimulando as práticas esportivas, como prevenção ao suicídio e preservação da vida. É que no domingo (18/9) se realiza a 2º Edição do Pedal Amarelo. A iniciativa reforça a campanha do “Setembro Amarelo”,que ocorre durante todo o mês de setembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através da internet pelo endereço: https://forms.gle/zbjjCtisaiojukfp6
São Vicente Férrer fica a 116 quilômetros do Recife. Os participantes terão a opção de escolher dois percursos para realizar: o de maior distância com 33 km e o de menor com 23 km, conhecendo os pontos turísticos da cidade. Além de lembrar o Setembro Amarelo, o evento vai arrecadar – no ato do credenciamento – alimentos não perecíveis para serem doados às famílias em vulnerabilidade social do município.
A cada 2kg de alimentos doados, o participante vai concorrer ao sorteio de uma bicicleta e de acessórios de ciclismo. “Infelizmente, ainda existe um grande número de pessoas que cometem suicídio e esse evento vem para combater essa realidade e motivar a população a praticar o ciclismo”, afirma Luís Filipe, da Secretaria de Assistência Social de São Vicente Férrer. “Essa atividade física ajuda bastante no combate a ansiedade, ao estresse e à depressão, além de conhecer as belezas naturais da nossa cidade, e oferecer uma melhor qualidade de vida à população”, diz o responsável pela organização do evento. Está certo. Nada como a atividade física para aliviar as tensões, a ansiedade
Serviço:
Evento: Pedal Amarelo
Inscrição: https://forms.gle/zbjjCtisaiojukfp6
Credenciamento : doação de alimentos não perecíveis
Caatinga pega fogo e plantio de árvores nativas começa logo com ajuda da iniciativa privada
Ação para recuperar nascentes na biodiversa Cordilheira do Espinhaço
Semana do Meio Ambiente: Petrolina ganha 7mil árvores nativas
Caatinga ganha 312 mil árvores nativas
Esforço pela preservação da caatinga
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Agrovale / Divulgação e APA (divulgação)