Pensem em uma figura, esta aí da foto. Trata-se, na verdade, do ator Júnior Barros, encarnando sua personagem mais famosa, Vagiene Cokeluche, considerada “a diva do humor pernambucano”. E que às 20h do dia 7 de outubro ocupa o Teatro Boa Vista (no Salesiano) com objetivo duplo: comemorar três décadas de vida artística e, também, fazer a despedida dos palcos. Os ingressos já estão à venda no Site Sympla.com. O nome do espetáculo tem tudo a ver com esse momento na vida do artista: “Vagiene Cokeluche: 30 Anos, ùltimo Ato”. Apesar do clima triste, de despedida, Vagiene, com certeza, vai divertir o público com os ingredientes de sempre: humor e escracho.
Foi em uma festa de São João, que Júnior descobriu o caminho que adotou para sua vida: o teatro. A inspiração para o palco surgiu de forma curiosa, a partir de sua experiência com a quadrilha junina “As Fogosas da Vila dos Contínuos“, no bairro de Areias. Era uma brincadeira entre amigos, na qual homens se vestiam de mulheres e mulheres se vestiam de homens. E, assim, animavam as ruas do bairro, quando Júnior começou a descobrir a arte do improviso. Logo, decidia unir sua vocação para o humor, improviso e pela arte da transformação para criar uma personagem. Surgia Vagiene Cokeluche, uma das pioneiras do movimento drag queen no Nordeste. Sua presença nos palcos de teatros, se tornou uma tradição, e o público sempre aguardava ansiosamente por suas brincadeiras e improvisos antes dos espetáculos começarem. Em 2018, a convite do então diretor José Pimentel, o ator fez a abertura da Paixão de Cristo do Recife. E não foi como o ator Júnior Barros como mestre de cerimônias não, mas como Vagiene mesmo.
Com o currículo com espetáculos de grande sucesso, como ator e alguns também como produtor, Júnior atuou em: Salve-se Quem Puder, É Luxo Só, Corra que o riso vem aí, As Três Porquinhas, Ô mulé dá uma pena, Yabadabadoo, Chupa Chupa Show, As Freirigas, entre outras… Quem assiste às apresentações de Vagiene, com toda a sua irreverência, jamais imagina que, por baixo da máscara, há um ativista que com grande atuação entre o movimento LGBTQIAPN+, com execução de vários projetos apresentados ao governo estadual e com os quais percorreu o estado com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos de Pernambuco. Os Projetos foram: Priscilas, um grito contra a homofobia; e Guettus, seu lugar ao sol. Fez 30 apresentações de teatro nas cidades com maior índice de violência contra gays e travestis. O artista foi premiado com o título de Patrimônio Vivo da Cultura Pernambucana pela Prefeitura do Recife.
Saltimbancos no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu: “Todos juntos seremos fortes”
Os Saltimbancos no Teatro Luiz Mendonça,no Parque Dona Lindu: “Juntos seremos fortes”
Pinóquio, Fada Azul e Gepeto no Teatro Barreto Júnior
Clássico dos Irmãos Grimm, a Bela Adormecida movimenta o Barreto Júnior
Teatro para bebês é novidade em festival
Festival tem 25 espetáculos e começa com A Bela Adormecida
Mamulengo Risadinha é o primeiro grupo infantil de teatro de bonecos
A Bela Adormecida: Três séculos de sucesso
Saltibancos de graça no Tacaruna
As torres do Barão e Rapunzel
Tem teatro no Jardim do Plaza
“O dia em que a morte sambou”
Teatro de sombras no Eufrásio Barbosa
Histórias para voar chega ao Recife
Não perca “O Peru do Cão Coxo”
Teatro: Baile no Recife e o Peru no interior
Dia da Criança: Cais do Sertão de graça
Museu do Mamulengo de Glória do Goitá: “Mais mamulengo, menos Barbie”
SERVIÇO:
Vagiene Cokeluche – 30 anos – Ultimo Ato
Onde: Teatro Boa Vista (Colégio Salesiano)
Dia: 07 de outubro de 2023
Hora: 20:00h
Ingressos: Sympla- www.sympla.com.br/evento/vagiene-cokeluche-30-anos-ultimo-ato/2144607
ou no Whatsapp- 81 98305.6670 (Vinicius Barros)
INTEIRA: R$ 60,00
MEIA ENTRADA: R$ 30,00
Informações: 81 98305.6670
