Montagem de “Saltimbancos” comemora cinco anos de sucesso com duas apresentações

Compartilhe nas redes sociais…

Escrito no século 19 pelos Irmãos Grimm e depois transformado em um clássico da literatura infantil, o  conto “Os músicos de Bremen” virou um sucesso estrondoso quando chegou aos palco e até hoje, em pleno século 21, diverte crianças e adultos. O que mudou foi só o nome quando chegou ao teatro. Os Saltimbancos contam com música dos italianos Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti, que no Brasil ganharam versão de ninguém menos do que Chico Buarque. A adaptação para o teatro atrai o público desde final da década de 1970. No Recife, não foi diferente. A última montagem, no entanto, está comemorando cinco anos de sucesso. Para assinalar o feito, Os Saltimbancos voltam a divertir o público, nos dias 18 e 19, no Teatro Santa Isabel, com apresentações às 14h30 e 16h30. Os ingressos estão à venda no site Sympla.

A peça conta a história de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que são maltratados por seus donos e resolvem se unir para dar um novo rumo às suas vidas. O Jumento vai encontrando aqueles que serão seus companheiros de jornada. E então, resolvem montar um quarteto musical. No caminho para a cidade, os quatro companheiros encontram uma pousada, onde pensam em passar a noite. Acontece que a pousada abriga seus antigos donos. O quarteto decide que é chegada a hora de dar uma lição nos malvados.

Escondem-se, e usando bicadas da galinha, coices do jumento, mordidas do cachorro e arranhões da gata botam os donos malvados para correr. Depois, decidem que não há mais sentido em seguir para a cidade, pois na pousada, podem viver e trabalhar sossegadamente e que todos juntos “somos fortes”. A peça impactou o produtor diretor Roberto Costa, quando viu o espetáculo pela primeira vez, em 1978, quando tinha apenas 14 anos. A encenação foi no Teatro Waldemar de Oliveira, na Praça Osvaldo Cruz, no Bairro da Boa Vista, mantido pelo Teatro de Amadores de Pernambuco. Diz ele.

“Comecei minha trajetória no teatro assistindo este espetáculo encenado pelo TAP e desde então, é minha fonte inspiradora para o trabalho que faço para crianças aqui no Recife”.

A montagem pernambucana é caprichadas e cuidadosa, “pensada para agradar toda a família e não só os pequenos”. Aliás, esse esmero é uma marca da  Roberto Costa Produções. Gata no espetáculo, a atriz Mônica Vailarim afirma ser lindo “ver famílias inteiras se emocionar”. No Recife, a peça é licenciada pela SBAT/ABRAMUS. A direção geral e artística é do próprio Roberto Costa, com coreografias de Augusto Neves, e iluminação de Yuri Costa. No elenco, Mônica Vilarim (Gata), Zanel Reys (Jumento), Joelma Alves (Galinha), Maycon Douglas (Cachorro). E ainda, no balé: Petreson Eloy, Rachell Costa, Carlos Monteiro, Augusto Neves, Lissa Marie e Marília Santana.

Leia também
Os Saltimbancos no Teatro Luiz Mendonça,no Parque Dona Lindu: “Juntos seremos fortes”
Pinóquio, Fada Azul e Gepeto no Teatro Barreto Júnior
Clássico dos Irmãos Grimm, a Bela Adormecida movimenta o Barreto Júnior
Teatro para bebês é novidade em festival
Festival tem 25 espetáculos e começa com A Bela Adormecida
Mamulengo Risadinha é o primeiro grupo infantil de teatro de bonecos
A Bela Adormecida:  Três séculos de sucesso
Saltibancos de graça no Tacaruna
As torres do Barão e Rapunzel
Tem teatro no Jardim do Plaza
“O dia em que a morte sambou”
Teatro de sombras no Eufrásio Barbosa
Histórias para voar chega ao Recife
Não perca “O Peru do Cão Coxo”
Teatro: Baile no Recife e o Peru no interior
Dia da Criança: Cais do Sertão de graça
Museu do Mamulengo de Glória do Goitá: “Mais mamulengo, menos Barbie”

Serviço
Apresentação do musical “Os Saltimbancos”
Quando: Sábado e domingo, 18 e 19 de março
Onde: Teatro Santa Isabel, Praça da República, Santo Antônio
Horários: 14h30 e 16h30m
Preços:  R$ 35 (meia) e R$ 70 (inteira )
Vendas antecipadas no site Sympla.com
Informações – 9. 8463-8388

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Manu Ferrão /Roberto Costa Produções / Divulgação /Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.