Qual a criança que não se encanta – ainda hoje – com as histórias dos Irmãos Grimm, de Lewis Carroll, de Andersen? Mesmo nesses tempos de heróis cibernéticos, os velhos contos de fadas e as chamadas histórias de trancoso ainda mexem com o imaginário infantil. Aliás, jamais deixarão de mexer. E um desses contos, Os músicos de Bremen , até hoje alimenta as lembranças de uma multidão de adultos. E se a história foi parar nos palcos, um tanto melhor. E esse foi justamente o caso daquele clássico, que no teatro ficou famoso como Os Saltimbancos. A peça será encenada no sábado (8/9), no Teatro Luiz Mendonça, que fica no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
Na verdade, a peça teatral é uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm, feita pelos italianos Luiz Enriquez e Sérgio Bardotti. Os ingressos já estão disponíveis no site SYMPLA. COM e os lugares são marcados para o conforto do público. Os preços dos ingressos são R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira). No Brasil, a tradução foi feita por Chico Buarque, e o espetáculo fez um sucesso estrondoso em todo o país entre os anos 1970 e 1980. Desde o século passado, a adaptação brasileira emociona crianças e adultos. A peça tem como personagens um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata que são maltratados por seus donos e resolvem se unir em busca de um novo rumo para suas vidas.
O grupo resolve montar um quarteto musical. “Todos juntos, somos fortes”, é um bordão dos músicos que, na verdade, funciona como um ensinamento duplo: a união faz a força e nunca desista dos seus sonhos. No Recife, Os Saltimbancos também emocionam gerações. Todos os meus filhos assistiram ao espetáculo quando eram crianças. O espetáculo de sábado é uma montagem de Roberto Costa Produções, grupo conhecido pelo cuidado das peças encenadas através de sempre caprichada direção de arte, bonitos cenários e figurinos que mudam a cada cena para contar essa história encanta crianças e adultos. ‘É lindo ver, famílias inteiras e às vezes até grupos de adultos indo ao teatro para assistir este espetáculo que está na memória afetiva das pessoas. Muitos foram quando criança e hoje levam seus filhos” diz o diretor Roberto Costa da montagem recifense. Os Saltimbancos é licenciado pela SBAT/ABRAMUs. Taí, um presente legal antecipado para comemorar o Dia da Criança!
Leia também
Pinóquio, Fada Azul e Gepeto no Teatro Barreto Júnior
Clássico dos Irmãos Grimm, a Bela Adormecida movimenta o Barreto Júnior
Teatro para bebês é novidade em festival
Festival tem 25 espetáculos e começa com A Bela Adormecida
Mamulengo Risadinha é o primeiro grupo infantil de teatro de bonecos
A Bela Adormecida: Três séculos de sucesso
Saltibancos de graça no Tacaruna
As torres do Barão e Rapunzel
Tem teatro no Jardim do Plaza
“O dia em que a morte sambou”
Teatro de sombras no Eufrásio Barbosa
Histórias para voar chega ao Recife
Não perca “O Peru do Cão Coxo”
Teatro: Baile no Recife e o Peru no interior
Dia da Criança: Cais do Sertão de graça
Museu do Mamulengo de Glória do Goitá: “Mais mamulengo, menos Barbie”
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Manu Ferrão / Divulgação