Salva Bike: Providência contra vândalos

A turma que gosta de pedalar,  conta agora com dez estações para reparo de bicicletas. Elas não se destinam apenas à ciclofaixa de turismo e lazer que funciona aos domingos e feriados. De acordo com a Prefeitura, a chamada Salva Bike funciona diariamente, das 7h às 16h.

Porém as estações foram implantadas, seguindo o percurso por onde passa a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, que todos os domingos e feriados nacionais chega a reunir cerca de 18 mil pessoas. As estações estão no Parque Santana, Lagoa do Araçá, Parque da Jaqueira, Avenida Alfredo Lisboa, Segundo Jardim de Boa Viagem, Parque das Graças, Ciclovia Graça Araújo, Rua da Aurora, Avenida Rio Branco e Posto 7 de Boa Viagem. As estações visam dar maior conforto e segurança aos ciclistas.

Dez estações de salva bikes foram espalhadas pelo Recife, porém ferramentas ficam presas com cabos de aço para evitar furtos.

“Criamos o Salva Bike para dar mais assistência ao ciclista, que vai poder fazer manutenção básica em sua bike, de forma gratuita. Escolhemos locais estratégicos por onde passa a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, mas os espaços podem ser usados por qualquer pessoa, em qualquer dia e horário”, afirma a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

As estações Salva Bike são compostas por uma base de suporte/sustentação para a bicicleta e dispõem ainda de bomba de ar para a calibragem de pneus, ferramentas para ajuste de selim, chaves diversas e espátula para pneus. Os equipamentos irão possibilitar que o ciclista realize pequenos ajustes e reparos em sua bike, de forma prática e segura.

Minha curiosidade: como evitar ação de vândalos, que agem a qualquer hora do dia e praticam furtos até de peças imensas, como aconteceu no Parque de Esculturas do Marco Zero? Segundo a SeturL, as ferramentas são presas por pequenos cabos de aço às estações. Ah, bom…

Leia  também
Ponte de apoio para ciclista
Sabiá Aventureiro anda sem dinheiro mas conhece o Brasil inteiro de bike
Fugindo da pandemia, de bike
Artur é professor nota mil
Vá de bike com a La Ursa Tours
Olha! Recife vai de bike no Dia Mundial Sem Carro
As bikes floridas de Cartagena
Respeitem as bikes. Xô apressadinhos
“A coisa esquentou, vem prá sombra”
Música no Palácio atrai bikes e andantes
Ciclofaixa de lazer e turismo recomeça a funcionar no domingo
Dois domingos sem ciclofaixa de lazer
Boa Vista, ex Formosa, passa por reforma mas fica sem faixa para bikes
Olha! Recife: barco, bike e a pé
Respeitem as bikes. Xô, apressadinhos
Bicicultura discutida no Recife
Plana, o Recife é ideal para pedalar
Você sabe com quem está falando?
Dia do Ciclista na Rota dos Coqueiros
“Automóvel é transtorno para muitos”

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Dondinho/SeturL

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.