A fantástica história do Clube das Pás

Compartilhe nas redes sociais…

Com o salão de danças mais “festeiro” da cidade, o Clube Carnavalesco Misto das Pás completa 134 anos de fundação, neste sábado (19/3), orgulhando-se de ser o clube de frevo em funcionamento “mais antigo de Pernambuco”. E sua origem é tão povão quanto a do ritmo mais famoso daquela que é a maior festa popular do Recife (o carnaval).  Como o frevo, o Clube das Pás também surgiu no meio dos trabalhadores. Ele foi fundado em 19 de março de 1888, pouco antes da Abolição da Escravatura no Brasil.  O Recife fervia de alegria no carnaval, enquanto um navio cargueiro atracado no Porto do Recife precisava ser abastecido de carvão, às pressas, para seguir viagem.

Como não tinha trabalhador interessado naquela tarefa, em plena folia, uma empresa encarregada do abastecimento do cargueiro, ofereceu pagamento dobrado aos estivadores. Daí, o comerciante português Antônio Rodrigues reuniu um grupo de homens dispostos a deixar a folia de lado e tratar de fazer o trabalho por uma remuneração maior. Terminado o serviço e com muito dinheiro no bolso, quatro estivadores –  Francisco Ricardo Borges, Manoel Ricardo Borges, João da Cruz Ferreira  e João dos Santos – botaram as pás nas costas e foram brincar no Clube dos Caiadores. Lá chegando,  tiveram a ideia de fundar um clube. Alguns nomes foram discutidos: Clube das Pás de Carvão, Clube das Douradinhas e Anjos da Boa Vista. No final, foi escolhido Bloco das Pás de Carvão.

Clube das Pás tem o salão mais festeiro do Recife, e é ponto de encontro da turma que adora dançar

O Bloco das Pás de Carvão desfilou nos carnavais de 1888, 1889 e 1890 e em março do último ano mudou o seu nome para Clube Carnavalesco Misto das Pás.   Isso porque havia homens e mulheres em seus cordões. A primeira notícia impressa sobre as Pás foi publicada no dia 4 de março de 1905, no jornal Diário de Pernambuco. A cada 13 de Maio – dia da Abolição da Escravatura – o clube realizava uma passeata pelo Recife, em homenagem ao pernambucano e abolicionista Joaquim Nabuco.

 Alguns clubes carnavalescos criados na época eram oriundos de corporações de operários urbanos e impregnados de elementos presentes nas procissões religiosas, que foram proibidos pelas autoridades eclesiásticas.  Os elementos transplantados se encontravam em cordões de lanceiros, mascarados, diabos, balizas, bobos, morcegos e damas de frente. No final do século 19 e início do 20, surgiram no Recife, além do Clube das Pás, os clubes de carnaval Vassourinhas (1889), Lenhadores (1889), Toureiros de Santo Antônio (1914), Pão Duro (1916) e Pavão Misterioso (1919), entre outros. O clube, que representa o mais tradicional espaço de gafieira de Pernambuco, possui o estandarte mais antigo, datado no início do século  20, possivelmente nos idos de 1910.  E passou por dois endereços  – no Recife e em Igarassu – até chegar a sede atual,  na Rua Odorico Mendes, em Campo Grande.   Àquela época, na Rua Odorico Mendes só havia casas muito simples.

 

Assim, foi erguida uma palhoça, até ser construída uma sede maior em alvenaria.  O Bloco das Pás de Carvão desfilou nos carnavais de 1888, 1889 e 1890 e em março do último ano mudou o seu nome para Clube Carnavalesco Misto das Pás. Colecionando histórias, tradições e ostentando o pentacampeonato do carnaval – por cinco anos consecutivos – a agremiação faz comemoração bem ao seu estilo. Com o tema Carnaval e Frevo, realiza festa a partir das 20h, com transmissão nas redes sociais do clube.  Para comemorar esta data, o Clube das Pás preparou uma programação especial para seus diretores, beneméritos e associados com seus convidados, além de homenagens a nomes ligados à Cultura, Comunicação e Política pernambucana. Será uma comemoração restrita, porém transmitida em suas redes sociais. Na programação, apresentação de orquestras de frevo, grupo Abre Alas e Guerreiros do Passo, desfile com as fantasias do Clube das Pás e um grande baile. O Diretor Social do Clube das Pás Álvaro Melo destaca a importância dos 134 anos da instituição que mantém a tradição e a preservação da cultura. Através  do resgate do Frevo e do  nosso carnaval. “Somos uma casa festiva com grandes ações sociais nas comunidades vizinhas ao nosso clube. Assim é a gestão do nosso presidente Rinaldo Lima, sempre voltada para os mais necessitados, ressaltou Álvaro”.

Leia também
Clube das Pás  faz três dias de festa
Clube das Pás revive sucessos de Reginaldo Rossi, o rei do brega
Borogodá para matar a saudade do inesquecível Rei do Brega
Morto em 2013, Reginaldo Rossi ganha tributo
Feijoada do Rei volta com  The Rossi
Rei do Brega no meio do lixo
A última escalada de Augusto César
Augusto César: Vou escalar todo seu corpo
Vou escalar todo seu corpo
“Eu tenho dois amores”
Lady na mesa e louca na cama
Elymar Santos: Meu coração  é brega
Revivendo a Raposa e as Uvas
Entre o brega e o baião
Josildo Sá: forró, frevo e romantismo
Clube das Pás: Solidariedade e festa
Das Pás: Dos bailes às ações sociais
Clube das Pás: Das festas à pandemia

Clube das Pás: Festa de dança virtual
Clube das Pás: Dança e italiano
Clube das Pás: Divino Rei do Carnaval
Pás: Mulher não paga e ganha flor
Augusto César nas Pás: “Vou escalar todo seu corpo”
Clube das Pás movimenta forró
Pás, um clube com muita história
Clube das Pás, dança e buscapé
Clube das Pás com frevo e samba
Da praia ao Clube das Pás

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Clube das Pás

Continue lendo

One comment

  1. TEMOS CONHECIMENTO QUE O FUNDADOR DAS PÁS,FOI O CARNAVALESCO ,E JORNALISTA-MAMEDE DA CONCEIÇÃO BAHIA, FOI RESPONSAVE,L PELO CARNAVAL DE PERNAMBUCO,,,SENDO ANTES,PRESIDENTE DO CLUBE DAS BATUAS DE SÃO JOSÉ…
    EU SOU EREPRESENTANTE DA FAMILIA ,MAMEDE DA CONÇEIÇÃO BAHIA
    ESTAMOS AQUI PARA REINVINDICAR,, OS DIREIROS ,QUE PERTENCE ,AO SR,MAMADE CONCEIÇAO,,,
    PASSARAM-SE MUITOS ANOS NA MÃO DE DONA CORINA,E QUE JAMAIS RESOLVEU
    DESSA VEZ,,,,QUEREMOS RESOVER…………Hamilton José Carneiro da coria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.