Eles passam os dias entre consultórios, enfermarias, hospitais, salas de cirurgia. Mas nem tudo na vida de alguns dos nossos médicos se resume a jalecos, bisturis, estetoscópios e outros equipamentos modernos e computadorizados, tão necessários hoje à prática da profissão. Sim, eles costumam trocar esses materiais por bateria, instrumentos de cordas, sopro e viram… músicos. É que integram a Orquestra dos Médicos do Recife, que faz mais uma apresentação gratuita para o público às 17h do próximo sábado (11/10), no Museu do Estado de Pernambuco (MEP), no bairro das Graças.
O grupo faz parte do projeto “Música é Vida”, inserido no programa “A arte na medicina às vezes cura, de vez em quando alivia, mas sempre consola”, da Universidade de Pernambuco (UPE). A orquestra é formada por médicos de diversas especialidades, muitos deles também professores universitários. E estimula a participação de estudantes de medicina, fortalecendo o vínculo entre formação acadêmica, prática médica e sensibilidade artística. A apresentação de sábado será na escadaria do bonito casarão localizado na Avenida Rui Barbosa (esquina com Rua Amélia).

Em 2026, a Orquestra fará 30 anos de atividades dedicadas à integração entre arte e saúde. Sua principal missão é promover a humanização na medicina, tanto no acolhimento quanto no aspecto terapêutico, levando a música como instrumento de receita: um remédio prescrito com arte. As apresentações não têm fins lucrativos, e acontecem prioritariamente em hospitais, universidades, instituições públicas, congressos da área de saúde e projetos culturais, sempre com o propósito de levar conforto e bem-estar por meio da música.
Mas pelo menos uma vez por mês, o grupo costuma fazer apresentações fora do ambiente de trabalho. Já ocuparam palcos do Clube AABB, da Academia Pernambucana de Letras, do Restaurante Fazendinha (Graças, foto central), entre outros locais. E o repertório sempre contempla músicas tradicionais brasileiras e clássicos internacionais, proporcionando momentos de emoção e conexão que reafirmam o poder da arte como instrumento de cuidado. O diretor do Museu do Estado , Rinaldo Carvalho, afirma que “o MEPE abraça a causa e se sente gratificado por acolher uma missão tão nobre como essa”.
Nos links abaixo, mais informações sobre a Orquestra dos Médicos do Recife e outros grupos que levam a arte a hospitais, como forma de humanizar a medicina.
Leia também
Domingo musical na Academia Pernambucana de Letras com Orquestra dos Médicos do Recife
Centenário de Maria do Carmo Barreto Campelo celebrado na Academia
Domingo Musical na Academia Pernambucana de Letras com a Orquestra dos Médicos de Pernambuco
Médicos trocam estetoscópios e bisturis por instrumentos musicais
Orquestra de Médicos na Fazendinha
Médicos: Clássicos da MPB nas Graças
“Recordando os velhos carnavais”
Doutores da Alegria: Bolsas para curso de palhaçaria
Doutores da Alegria: Bloco do Miolo Mole faz show
Doutores da Alegria animam hospitais com o Bloco do Miolinho Mole
Auto de Natal dos Doutores da Alegria vai a hospitais e chega de graça ao teatro
“O médico é o monstro”, no palco com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria lançam livro
Doutores da Alegria: Crianças ganham festejos juninos
Doutores da Alegria: Festa virtual
Marsenal tem Doutores da Alegria
Circuito dos baobás na bobociclismo
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Colabore com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria contam causos
Os quinze anos dos Doutores da Alegria
O semeador de baobás
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Serviço
Apresentação da Orquestra dos Médicos do Recife
Quando: Sábado, 11 de outubro
Horário: das 17h às 18h30
Onde: Museu do Estado de Pernambuco
Endereço: Av. Rui Barbosa, 960 – Graças
Quanto: Acesso gratuito
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e Hans Von Manteuffel (Acervo #OxeRecife)

Belo e longevo trabalho idealizado e coordenado por paulo barreto campelo que além de ser médico “indo e voltando”, carrega um imenso coração. Parabéns!🎈