Quem disse que carnaval é só no meio da rua, e nos eventos privados dos clubes e grandes arenas? Pois já…já…a festa mais animada do ano começa onde menos se esperava: nos hospitais do Recife. É que os Doutores da Alegria movimentam o Bloco Miolinho Mole, a partir da quarta-feira (8/2). Cinco hospitais públicos onde o grupo atua serão visitados entre os dias 8 e 14 de fevereiro. Em 2023, o Miolinho Mole comemora 16 anos de estrada, alegrando a vida de pacientes internados em hospitais do Recife, muitos com doenças de tratamento doloroso, como é o caso do câncer.
Para o Carnaval 2023, o #VolteiRecife, as fantasias escolhidas lembram personagens conhecidos do carnaval pernambucano, como os caboclos de lança do nosso maracatu rural (foto abaixo). As outras fantasias também celebram nossa tradição : Dr. Marmelo (Marcelo Oliveira), por exemplo, homenageia o Bloco das Flores; Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), o Homem da Meia-Noite; Dr. Gonda (Tiago Gondim), o Maracatu Piaba de Ouro; Dra. Muskyta (Olga Ferrario), os papangus de Bezerros. Participam do cortejo oficial dez palhaços: além desses já citados, Dra. Nana (Ana Flávia), Dra. Baju (Juliana de Almeida), Dra. Svenza (Luciana Pontual), Dr. Lui (Luciano Pontes), Dr. Micolino (Marcelino Dias), e Dr. Wago (Wagner Montenegro). Os figurinos estão sendo confeccionados pelo aderecista Antônio Olivier. O repertório é composto de paródias de conhecidas músicas carnavalescas.
Desde 2020 – quando teve início a crise sanitária que parou o mundo – os palhaços não comemoravam o carnaval com o elenco completo reunido. “É uma festa que tem muita importância para os pernambucanos. Celebrar essa data nos hospitais em toda sua potência, depois do que vivemos, principalmente na área da saúde, é especial”, conta Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife dos Doutores da Alegria. O bloco do Miolinho Mole é uma ação realizada com ajuda do Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Desenvolve o Programa de Palhaços em doze hospitais de São Paulo e Recife. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.
Leia também
Auto de Natal dos Doutores da Alegria vai a hospitais e chega de graça ao teatro
“O médico é o monstro”, no palco com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria lançam livro
Doutores da Alegria: Crianças ganham festejos juninos
Doutores da Alegria: Festa virtual
Marsenal tem Doutores da Alegria
Circuito dos baobás na bobociclismo
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Colabore com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria contam causos
Os quinze anos dos Doutores da Alegria
O semeador de baobás
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Pandemia com delivery de palhaços
Sertão tem “Palhaçada é coisa séria”
Oxe, Mainha! Cinderela trintou
Vamos morrer de rir com elas?
As palhaçadas das Violetas da Aurora
Véio Mangaba vira palhaço insone
Palhaças chegam à Amazônia
Palhaças invadem o Recife
Palhaças agitam jardim e cabaré
Jornalista, atriz, palhaça e amiga
“Coroas” aprendem a ser palhaços
Serviço
Bloco do Miolinho Mole visita hospitais do Recife
Com quem: Doutores da Alegria
Quando: 8 a 14 de fevereiro
Programação do bloco Miolinho Mole:
8/02, quarta-feira, às 10h, no Hospital da Restauração
9/02, quinta-feira, às 10h, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz e, às 11h30, no Procape
13/02, segunda-feira, às 10h, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip)
14/12, terça-feira, às 10h, no Hospital Barão de Lucena
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Camila Silva e Lana Pinho / Divulgação Doutores da Alegria