Infelizmente o Recife, principalmente o Centro da cidade, está desse jeito, com prédios em más condições, representando risco de vida para pedestres. E às vezes a demora na solução do problema é tão grande por parte de proprietário ou proprietários, que o poder público é obrigado a demolir a edificação, como ocorreu na Rua da Guia, no Bairro do Recife, onde um prédio ameaçava desabar e teve que ser demolido, em 2022.
Desocupado há pelo menos duas décadas, o prédio da Rua da Guia começou a inclinar e a Defesa Civil do Recife decidiu pela demolição. Quem anda pelo centro, em ruas como Aurora (ali no trecho entre as Pontes Duarte Coelho e Boa Vista), na Nova e Imperatriz sabe o que é isso. Dia desses estava com um grupo a caminhar ali nas proximidades da Avenida Dantas Barreto e todo mundo preferiu ir pelo asfalto, porque temia as condições das marquises de prédios abandonados. Muitas delas realmente oferecem riscos. Agora, o perigo da vez mora na Rua na Rua da União, 186, no Edifício Azteca, bairro da Boa Vista. Segundo comerciantes, fiteiros e servidores públicos que costumam passar pelo local, as vidraças e janelas do prédio ameaçam cair e provocar acidentes. De acordo com o fotógrafo Genival Paparazzi, que reside no centro da cidade, uma vidraça desabou, por sorte em hora de pouco movimento. Mesmo assim, um pedaço de vidro teria atingido um pedestre que ficou ferido.
Isso é o que dizem os comerciantes do entorno, pois o #OxeRecife não conseguiu confirmar a informação já que não localizou a vítima. De acordo com eles, o Azteca pertence à Arquidiocese de Olinda e Recife e encontra-se vazio e abandonado.
Leia também
Sessão Recife Nostalgia: Cortejo fúnebre para prédios mortos
Casa Amarela: calçada ocupada, prédio quase caindo e ninguém faz nada
Prédio do antigo Centro Cultural dos Correios: teto começa a desabar
Antigo símbolo do poder, Palácio Frei Caneca está abandonado e caindo aos pedaços
Prédio que desabou na Zona Sul não tinha alvará para reforma nem construção
Caindo sobrado onde nasceu Nabuco
Lixo e abandono na casa de Clarice
Com trecho abandonado, Rua da Aurora tem calçada esburacada e marquise desabando
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Genival Paparazzi) / G.F.V Paparazzi / ZAP (81)995218132)/ gfvpaparazzi@gmail.com