Além da campanha #Paremdederrubarárvores – através da qual registra degolas no patrimônio verde de calçadas, praças e jardins da cidade – o #OxeRecife também se preocupa em chamar a atenção das autoridades para as chamadas ruas áridas. Ou seja, aquelas que não possuem uma árvore sequer. Assim, passam a constar de relação de endereços postados na série #RecifeEmergênciaClimática.
A exemplo do que fazemos com as vítimas de arboricídio e da motosserra insana na série #Paremde derrubar árvores, os casos relatados em #RecifeEmergênciaClimática são documentados com foto, endereço e data do registro. Infelizmente o Recife é pródigo em erradicações de árvores sem a devida reposição, o que contribui para reduzir o conforto térmico na nossa capital. Com isso, o número de ruas áridas só faz aumentar. O problema é mais frequente no centro, porém também ocorre em bairros afastados, inclusive aqueles localizados nas chamadas áreas nobres, como é o caso do Espinheiro, antes conhecido pelos seus famosos “túneis verdes”.

No último final de semana, em mais uma edição das Caminhadas Domingueiras, vi mais essa rua, no bairro de Santo Antônio totalmente árida. É a Rua João Souto Maior, que é paralela à Camboa do Carmo, outra via totalmente inóspita, com o verde zerado.
É verdade que ambas são estreitas, porém se não comportam árvores grandes, não custa nada que sejam dotadas de pequenos canteiros com plantas menores. Ou mesmo com jarros, banquinhos e outros equipamentos que lhes possam atribuir um aspecto mais convidativo e aconchegante.
Fica a sugestão para o Recentro, que neste final de semana ocupou o bairro de Santo Antônio com o Viva Guararapes, para chamar a atenção da população para aquela via tão importante de nossa cidade e também tão degradada. Passou a festa, tudo volta a ser como antes e nada mudou no bairro, não é mesmo?
Leia também
#RecifeEmergênciaClimática (12)
#RecifeEmergênciaClimática (11): Rua Nova
#RecifeEmergênciaClimática (10)
#RecifeEmergênciaClimática (9) Rua da Imperatriz
#RecifeEmergênciaClimática (9)
#RecifeEmergênciaClimática (8)
#RecifeEmergênciaClimática (7)
#RecifeEmergênciaClimática (1)
#RecifeEmergênciaClimática (2)
#RecifeEmergênciaClimática (3)
#RecifeEmergênciaClimática (4) e Covid-19 na Festa do Carmo
#RecifeEmergênciaClimática (6)
#RecifeEmergênciaClimática (5)
Recife árido: Emergência Climática
Emergência climática: Recife mais verde é balela. ParemDeDerrubarÁrvores
Arboricídio mobiliza Câmara Municipal
Contra as clareiras do Espinheiro
Espinheiro quer túneis verdes
Compensação pelo arboricídio
Lei para conter o arboricídio
Emergência climática no currículo
Parem de derrubar árvores (32)
Parem de derrubar árvores (86)
Parem de derrubar árvores (96)
Parem de derrubar árvores (165)
Cadê a sinalização? E o respeito à vida?
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
