População de Aldeia faz protesto no próximo sábado para exigir implantação de ciclovia na PE-27

Com situação precária até mesmo para automóveis e transporte coletivo, a PE 27 coloca em risco ainda maior os ciclistas que ousam pedalar entre buracos, rachaduras e, o que é pior, no meio dos carros. Na penúltima vez que fui a Aldeia, tive que parar na estrada porque o pneu furou gerando perda de tempo e aborrecimento. Na última, voltando de um casamento à noite, no carro um sobrinho, o incidente se repetiu devido a corte provocado por buraco na via. Do jeito que está a insegurança, um acidente deste à noite é também um risco para a segurança.  A rodovia precisa de reparos, e também uma ciclovia.

Para reivindicar a sua implantação, o Fórum Social de Aldeia programou uma manifestação para o dia 15 de abril, quando junto com grupos de ciclistas da Região Metropolitana, promove uma pedalada para exigir a construção da faixa exclusiva para bikes na também chamada Estrada de Aldeia. O objetivo da manifestação é chamar a atenção do Governo e da sociedade para a necessidade dessa obra. A concentração será realizada às 8h, em frente à Pousada Aldeia dos Camarás, localizada ao lado da Faculdade de Odontologia da Universidade de Pernambuco – FOP/UPE, Km 2 da Estrada de Aldeia, em Camaragibe. Haverá uma recepção na pousada com sucos e frutas.

Estrada de Aldeia está assim, mas a população quer que ela fique como na foto superior, inclusive com ciclovia

A pedalada seguirá até o Parque Aldeia dos Camarás, no Km 10. Os ciclistas que vêm de Chã de Cruz, Paudalho e região poderão se encontrar com o restante do grupo no Parque Aldeia dos Camarás. Às 10h, haverá uma parada para um refresco e frutas na Galeria Catavento, localizada em frente à Pizzaria Tomassa. E em seguida, os grupos de pedal poderão percorrer as diversas trilhas de Aldeia.  “A Estrada de Aldeia está em estado de abandono. Trafegar por ela já é perigoso e pedalar ainda mais”, afirma Herbert Tejo, Presidente do Fórum Socioambiental de Aldeia. “O pavimento está péssimo, acostamentos inexistem e as condições de mobilidade para pedestres e ciclistas atentam contra a vida”, acusa.

O temor da comunidade é que, com as chuvas, a situação fique ainda mais grave, como ocorre a cada inverno. O grupo quer chamar a atenção do novo governo estadual sobre a negativa categórica da gestão anterior em não construir uma ciclovia na Estrada de Aldeia, alegando aumento de custos.  Essa posição oficial contra a ciclovia inclusive foi repassada à empresa que ganhou a licitação para requalificar a PE-27  e que, no momento, desenvolve o projeto executivo de engenharia da estrada, sem a presença da faixa para bikes. ” Isso é um absurdo, pois do ponto de vista econômico, não traria grandes impactos, tendo em vista que a empresa já estava contratada”, diz Herbert.

O Fórum Sociambiental de Aldeia completa, agora em 2023, 20 anos de existência. É uma entidade sem fins lucrativos, com atuação na Região de Aldeia/PE, que visa promover, acompanhar e avaliar ações para a melhoria da qualidade de vida, o fortalecimento da cidadania, o desenvolvimento socioambiental. Assim como estimular comprometimento da comunidade com a segurança e preservação do meio-ambiente, tendo como base o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. As duas últimas grandes ações do Fórum foram contra o traçado original do chamado Arco Metropolitano e contra a construção de uma escola de sargentos do Exército no bairro, que fica em região alta, é bastante arborizado, possui várias nascentes e riachos ainda limpos. Aldeia integra a Área de Preservação Ambiental (APA) Aldeia Beberibe, que concentra a maior reserva de Mata Atlântica de Pernambuco.

Leia também
Maior reserva de Mata Atlântica de Pernambuco, APA Aldeia Beberibe está em discussão
Verão: Tilhas de novembro na APA Aldeia-Beberibe
Ecoverdejante: Trilhas pelas matas
Verão: É tempo de trilha das águas
Fórum Socio Ambiental apresenta projeto para APA Aldeia Beberibe
Fórum quer Arco Metropolitano sem destruição da Mata Atlântica
De volta às trilhas ecológicas
Trilhas ecológicas estão de volta
Eco Verdejante: Trilhas pela mata com direito a banho de rio e belas paisagens
Trilhas voltam om força apesar da pandemia
Os agraciados com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho

Parem de derrubar árvores (em Aldeia)
Parem de derrubar árvores (em Camaragibe)
Pousada construída em  área de preservação com licença falsificada
Arco Metropolitano em  nova discussão
Apa Aldeia Beberibe: Devastação de bioma em extinção
Pulmão do Recife, Apa Aldeia Beberibe completa década
Prefeitura destrói área protegida. Pode?
Prefeito destrói  mata e pede acordo
Desmatamentos ilegais em Aldeia
Novos desmatamentos em Aldeia
É pólvora, é pedra, é o fim da picada
Pernambuco: Mata Atlântica sobrevive
Mata Atlântica: Corredores ecológicos
Semana de Educação Ambiental
Entre a pandemia e o desmatamento
Pernambuco: Fauna inclui esquilos
Aldeia: Depois do coice, a queda
Poluição sonora incomoda humanos e bichos em Aldeia

Olinda e Aldeia ganham 500 mudas de árvores nativas
Na COP 26, Paulo Câmara promete recuperar mil nascentes

As riquezas da Mata Atlântica
Bonito ganha reforço ao turismo ecológico e ganha novas trilhas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Fórum Sociombiental de Aldeia

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.