Pilhagem mal explicada na Ponte Velha

Compartilhe nas redes sociais…

Incrível, o povo da Ucrânia. Exemplo de coragem, de organização, de solidariedade, de espírito de Nação. E também de amor à sua história e ao seu patrimônio cultural. Pois segundo o noticiário internacional, em meio aos horrores da guerra injusta, o Governo da Ucrânia acaba de pedir à Rússia invasora de Putin que não destrua a Catedral de Santa Sofia, em Kiev, datada do século 11 e que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Bonito, não é?

Que bom se os gestores do Recife e a própria população tivessem o mesmo zelo pelo nosso patrimônio  natural, arquitetônico, artístico e cultural. Ao contrário, muita coisa é pilhada, como aconteceu o Parque de Esculturas do Marco Zero, fato denunciado com exclusividade aqui no #OxeRecife, em dezembro de 2020.  Estamos novamente com outro problema de pilhagem, dessa vez na Ponte Seis de Março, mais conhecida como Ponte Velha, uma das mais icônicas e antes preservadas da cidade. Datada de 1921, ela tem aquele nome em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817. Porém por ter uma cabeceira para o lado da Rua Velha, o nome pegou e há recifenses que só a conhecem pelo clássico apelido. A ponte era belíssima com seu gradil rendado e seus  quatro lampiões em cada poste, sendo três nos seus graciosos braços de ferro.

Mas um braço foi suprimido. E agora são só dois.. Não, a Ponte Velha não é mais aquela. A ponte passou por serviços de iluminação há dois anos. Sinceramente, não sei que serviço foi esse, porque o que se vê agora é que foram subtraídos 22 braços de ferro antigo dos seus postes. Em consequência, 22 lampiões desapareceram, onze de cada lado do asfalto. Autor das duas fotos acima, o fotógrafo Bruno Recifense tomou um susto, quando lá esteve pela ultimamente para documentar aquela que é uma das mais fotogênicas pontes da cidade.  “Sei que ali é um lugar meio perigoso, devido a assaltos, mas valia a pena ir até lá para fotografar a ponte. Porém fiquei frustrado da última vez em que estive lá, e saí sem fazer nada, pois os lampiões eram a sua alma. Costumava parar ali à noite, mas não vale mais correr o risco, porque  a Ponte Velha não mais é mesma”. O #OxeRecife compartilha dos sentimentos de Bruno. As duas fotos dele foram feitas antes do sumiço.  Em outros locais, o assunto já começou a pipocar.

Há postagens com o registro da supressão, também, nas redes sociais dos grupos Amantes do Recife e Eu amo o Recife de Coração. Coordenador  dos dois grupos, o advogado Ubirajara Lopes Carvalho postou uma foto mostrando como era a ponte “antes”, com um recado ao Prefeito João Campos (PSB), no qual reclama da retirada  dos 22 braços dos seus pontes antigos de ferro. Ubirajara trabalha ali perto, e diariamente sente um “nó no coração”, quando atravessa a ponte para o escritório. Ele observa a mutilação efetuada por ninguém sabe quem. Vandalismo? Furto para vender no ferro velho? Opção estética da Prefeitura do Recife, via Emlurb? Sei não. O que sei é que esse fato precisa de uma explicação.
É verdade que a cidade tem problemas muito sérios: desemprego, deficit habitacional, rios poluídos, desorganização urbana, concentração de renda. Mas não é mutilando o seu patrimônio arquitetônico que ela vai melhorar. Até porque revitalizar o centro é uma das prioridades da atual gestão. Então…

De acordo com a postagem de Ubirajara, feita nas redes sociais, a Emlurb deve dar uma satisfação à população. Nas postagens, ele mostra o “antes”, com fotografia que lembra a  bela paisagem da ponte ressaltada por Bruno Recifense. Mas logo em seguida, o advogado escancara o “depois”, com foto em que aparece um poste mutilado. E faz uma  denúncia, com espírito de cobrança: “A Emlurb terminou os serviços de reforma dos lampiões da ponte. A Ponte Velha teve a subtração de 22 lampiões”. O #OxeRecife procurou a assessoria de imprensa da Emlurb,  em busca de uma explicação para a mudança. Foram enviadas duas linhas, via e-mail, com pouca consistência. “A Emlurb vai averiguar se houve furto no local”. Averiguar? Será que nenhum órgão municipal deu por falta?  No mínimo, já era para ter sido instaurado um inquérito administrativo e outro policial. Não acham?

Cadê o Ministério Público? Se as autoridades fecham os olhos diante de um fato dessa natureza, daqui a algum tempo, nem haverá postes, nem lampiões, nem grades de ferro.

Quem não lembra da Ponte da Boa Vista, que vinha sendo pilhada aos pedaços? Alguém esqueceu por acaso da serpente de 25 metros de comprimento que havia no Parque de Esculturas do Marco Zero, e que foi roubada? Roubaram uma, duas, três peças…  Ninguém fez nada e levaram 64 das 79 esculturas do Parque, uma das principais atrações turísticas do Recife. A Ponte Velha também é um dos encantos da cidade. E merece todo o respeito. Ela está incluída nos serviços de restauração pelos quais passam seis pontes do centro do Recife. De acordo com a Emlurb ela ganhará dois tons de cinza e um amarelo escuro. Vamos torcer para que além da pintura, a linda ponte tenha seus ornamentos de volta.

Sem eles, ela jamais será a mesma. E é preciso que o poder público explique à população onde foram parar os ornamentos. Porque se a população já dá conta do sumiço, porque as autoridades não percebem? #OxeRecife.

Leia  também
Novas luminárias viraram alvo de marginais. Estão sumindo do centro
Cais José Estelita e as luminárias que restam. Será que esta paisagem vai mudar?
Ilumina Recife  sacrifica luminárias tradicionais e descaracterizam cidade
Linda à noite, Ponte Duarte Coelho sofre atentado estético durante o dia
Novas luminárias de LED no Recife. Por que descaracterizar nossas praças?
Praça José Vilela não é mais assim. Sofreu um atentado estético
O Recife está ficando sem elas
De olho nas luminárias da Bom Jesus
Apipucos: Adeus às antigas luminárias
Vamos salvar o centro do Recife?
Atentado estético no Cais da Jaqueira
Atentado estético no Primeiro Jardim, em Boa Viagem
Luz de LED é tudo?
As últimas que resistiam
Campinhos de Várzea iluminados
Fonte luminosa na Praça do Arsenal
Joao Campos, se eu fosse você…
Pátio de São Pedro está sendo pilhado
Que horror, Pátio de São Pedro
Cadê os lampiões da Ponte Velha?
Ponte da Boa Vista tem trechos no breu
Três pontes em obras. E a da da Boa Vista?
Ponte da Boa Vista pede socorro
Ponte da Boa Vista ganha abraço
Ponte da Boa Vista ganha reparos
Ponte do Limoeiro sofre mudança de gosto duvidoso
Decadência no Cais do Imperador
Placa em homenagem a vítima da ditadura volta à Ponte da Torre: “herói”
Pronto projeto de recuperação do Parque das Esculturas  no Marco Zero
Depois de pilhado à exaustão Parque das Esculturas será restaurado
Recentro é criado para cuidar do degradado centro do Recife. Agora vai?

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Bruno Recifense  @bruno_recifense

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.