Já estão em Pernambuco, mais 226.850 vacinas contra a Covid-19, sendo 86.600 doses da Coronavac/Butantan. Os imunizantes chegaram na noite de quinta-feira no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. Mesmo com o temporal, seguiram imediatamente para checagem e armazenamento no PNI-PE. A distribuição às 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) já teve início na madrugada dessa sexta-feira. Daí, seguem para disponibilização aos municípios.
Com essa nova remessa, o governo de Pernambuco pretende resolver a pendência da aplicação das segundas doses. Na semana passada e no início desta, houve falta de vacinas em vários municípios e muita gente voltou dos postos de vacinação sem receber a segunda dose do imunizante, incluindo a Coronavac. Faltou até mesmo no Recife e foi necessário novo agendamento. As 226.850 doses se destinam à segunda aplicação em idosos entre 65 e 69 anos e nos trabalhadores de saúde, e 140.250 da Astrazeneca/Fiocruz para a segunda dose de idosos entre 65 e 69 anos.
Os municípios receberão cerca de 71 mil doses da Coronavac, e o saldo restante ficará com o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para possíveis ajustes, de acordo com as necessidades e justificativas dos gestores municipais. O secretário estadual de Saúde, André Longo, reiterou a importância de a população tomar a segunda dose logo que possível, porque somente assim a proteção estará completa. “Mas reforço que, mesmo vacinados, todos devem manter as medidas de proteção, com o uso correto da máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social”.
Com esse novo quantitativo, Pernambuco totaliza 3.409.430 vacinas contra a Covid-19, sendo 1.916.760 da Coronavac/Butantan, 1.428.320 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech. Já estão sendo imunizados, nesta campanha, todos os idosos a partir dos 60 anos, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde, trabalhadores de forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC.
O Programa Estadual de Imunização começa a distribuir, na manhã desta sexta (14.05), as doses da Pfizer/BioNTech destinadas à vacinação das grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto), com ou sem comorbidades, no interior pernambucano. A imunização desse grupo foi pactuada pela Secretaria Estadual de Saúde com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e recebeu o aval do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19. A expansão da Pfizer para o interior foi necessária após a suspensão, pela Anvisa e Ministério da Saúde, do uso da Astrazeneca/Fiocruz para esse público específico. A secretaria aguarda ainda a nota técnica com orientações, inclusive sobre como se dará a finalização do esquema vacinal daquelas que já fizeram a primeira dose com a Astrazeneca.
Em Pernambuco, apesar do avanço da vacinação, a situação da pandemia parece ficar cada vez mais fora de controle. Na quinta, a Secretaria Estadual de Saúde informou a ocorrência de 3.195 casos. Foi o maior registro diário da Covid-19, desde o início da pandemia, em março de 2020. O recorde anterior (3.074) também ocorreu em maio de 2021. Depois de medidas restritivas (já amenizadas) no Sertão, o Agreste também pode entrar em regime de lockdow, pois registrou aumento de casos de 44,5 por cento nos últimos 15 dias. Em Pernambuco, a ocupação de leitos de UTI devido à Covid-19 está entre 91 por cento ( rede privada) e 96 por cento (rede pública).
Atualizando: Na manhã dessa sexta-feira, uma nova remessa da Coronavac/Butantan, com q 42,4 mil vacinas contra o novo coronavírus, chegou a Pernambuco, em um vôo da Azul Linhas Aéreas. O novo quantitativo ficará armazenado no Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) e será destinado aos municípios que oficializarem a necessidade de segundas doses. Já somadas as doses que chegaram na manhã de hoje, Pernambuco totaliza 3.451.830 vacinas contra a Covid-19 recebidas, sendo 1.959.160 da Coronavac/Butantan, 1.428.320 da Astrazeneca/Fiocruz e 64.350 da Pfizer/BioNTech.
Leia também:
Vacinas chegam mas ficam restritas à Região Metropolitana
Pessoas com deficiência já podem se vacinar
Vacinas chegam com 71 mil doses a menos
Distribuição de máscaras e apoio ao polo de confecções do Agreste
Casos de Covid-19 batem recorde em Pernambuco
Vacinação para grávidas
Faltou mas chegou a Coronavac
Covid-19: Vacinação para quem tem comorbidade
Covid-19 leva Papai Noel
Nova remessa de vacinas chega com 92 mil doses a menos
Pandemia deixa idosos “cansados e desanimados”
Pernambuco recebe 225.150 doses
Covid em alta e ocupação de leitos perto de 100 por cento
Covid-19: Só a vacina salva
Covid: Começa vacinação de policiais
Covid: Bolsonaro vira “Judas” no Recife
Pandemia: lojas cheias, miséria na rua e recorde de casos
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70 já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AstraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde
Texto: Letícia Lins / #OxeReife
Fotos: Heudes Regis/SEI / (Acervo #OxeRecife)