Pernambuco recebe 225.150 doses contra o coronavírus

Pernambuco acaba de receber um novo lote de vacinas contra a Covid-19, com 255.150 doses de contra a Covid-19. São 102.400 da Coronavac/Butantan e 152.750 da Astrazeneca/Fiocruz. Os imunizantes chegaram ao Aeroporto Internacional dos Guararapes na madrugada dessa sexta-feira, e contemplam idosos a partir dos 60 anos de idade. E também trabalhadores das forças de segurança e salvamento, que receberão a primeira dose. Uma parte também será utilizada para a segunda dose de trabalhadores de saúde e idosos a partir dos 65 anos de idade. No Recife, o cadastramento e o agendamento já pode ser feita a partir do meio dia de hoje.

E os moradores da cidade poderão tomar a vacina contra covid-19 a partir deste sábado (17). O cadastro e o agendamento para a vacinação devem ser feitos através do site  www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Para receber a vacina, os idosos devem anexar, no ato da marcação, comprovante de residência e o documento de identificação oficial, além de apresentá-los também no dia agendado para vacinação. Até agora, quase 385 mil doses já foram aplicadas no Recife, o que representa mais de 266 mil pessoas vacinadas. Desse total, cerca de 118,5 mil pessoas já concluíram o esquema vacinal, tendo recebido as duas doses.

A capital pernambucana tem 17 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus, continuam funcionando normalmente. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; e Centro de Saúde Sebastião Ivo Rabelo, no Ibura. Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

Vacinas chegam e trazem esperança na luta contra a pandemia que faz estrago na vida das pessoas e na economia.

Do aeroporto, as vacinas foram encaminhadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para serem conferidas, divididas em lotes e enviadas aos municípios pernambucanos. Com esse novo quantitativo, Pernambuco recebeu, ao todo, 2.276.080 doses dos imunizantes, entre a Coronavac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz. Já estão sendo contemplados na campanha idosos a partir dos 60 anos de idade, idosos e pessoas com deficiência abrigados em instituições, população indígena aldeada, povos e comunidades quilombolas tradicionais, trabalhadores de saúde e trabalhadores de forças de segurança e salvamento.

No estado, segundo o governo de Pernambuco, a  vacinação dos idosos já mostrou resultados positivos, com a redução de atendimentos hospitalares dessa faixa etária. O Governador Paulo  Câmara (PSB) ressaltou que o esquema de logística montado para a distribuição das vacinas em todo o Estado vem funcionando com eficiência.”Vamos assegurar, mais uma vez, que os imunizantes cheguem a todas as 12 gerências regionais de saúde ainda nesta sexta-feira”, acrescentou. O secretário estadual de Saúde, André Longo, destacou que os idosos representam 75% de todas as mortes por Covid-19 no Estado, e reforçou a importância do avanço na proteção desse público para que sejam evitados mais adoecimentos e, principalmente, óbitos.

Nessa sexta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 1869 novos casos da Covid-19. Destes, 104 (5,5 por cento) são da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Agora, chega a 378.852 o número oficial de pessoas que foram contaminadas pelo coronavírus em Pernambuco.  Também foram confirmados 58 óbitos em laboratório. Agora são 13.102 as vidas perdidas para a pandemia no Estado.

Leia também:
Covid em alta e ocupação de leitos perto de 100 por cento
Covid-19: Só a vacina salva
Covid: Começa vacinação de policiais
Covid: Bolsonaro vira “Judas” no Recife
Pandemia: lojas cheias, miséria na rua e recorde de casos
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AtraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Hélia Scheppa / Divulgação/ SEI

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.