Vacinação para grávidas e puérperas. Agendamento abre meio-dia

Gente, uma notícia boa. A partir do meio-dia desta terça-feira (4/4), as gestantes e puérperas (mulheres que tiveram bebê há, no máximo, 45 dias) que moram no Recife já podem agendar, através do Conecta Recife, a vacinação contra a covid-19. E o que é melhor: a imunização já começa amanhã, quarta-feira. Ela ocorrerá em quatro pontos de vacinação da cidade: no Parque da Macaxeira (foto acima), nos Juizados Especiais do Recife (na Imbiribeira), na Universidade Federal Rural de Pernambuco (em Dois Irmãos), e na UPA-E (do Ibura). O anúncio foi feito há pouco prefeito João  Campos (PSB).

O Prefeito João Campos (PSB) informou que a inclusão desse grupo se tornou possível com o recebimento da vacina Pfizer. “Estamos abrindo esse grupo, tendo em vista que essa vacina foi testada em mulheres grávidas e aprovada pelas autoridades sanitárias”, explicou.  “Com esta nova fase o Recife avança protegendo duas vidas, a vida da criança e a vida da mãe”, completou o prefeito.O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Para comprovar a condição é obrigatório anexar, no caso das gestantes, preferencialmente, um laudo médico ou cópia do cartão da gestante; podendo ser também exame laboratorial ou de imagem.

Todos devem estar assinados e carimbados por profissional competente. Já para as puérperas, serão aceitos declaração/certidão de nascimento da criança ou resumo de alta da maternidade. Além disso, também é necessário anexar um comprovante de residência do Recife.
No dia agendado para a vacinação, as mulheres devem levar, além da versão original, cópias dos documentos anexados no Conecta Recife, que ficarão retidas no local. Tomei minhas vacinas contra a Covid-19 – primeira e segunda doses – no Parque da Macaxeira. Quem morar na Zona Norte, recomendo o local.  Tudo muito organizado, sem fila e até recebi minha dose antes do horário marcado.

Isso porque cheguei um pouco mais cedo, apresentei a documentação e fui atendida 20 minutos antes. Voltei caminhando para casa, em Apipucos, e cheguei antes mesmo da hora que eu tinha marcado para receber a vacina no Parque da Macaxeira. O local é bonito demais, e quem quiser ainda pode aproveitar para passear ou tomar um pouco de sol ao ar livre, pois de confinamento todo mundo já cansou. Agora, um lembrete. Por recomendação do Ministério da Saúde, as gestantes e puérperas só devem tomar a vacina contra covid-19 14 dias após tomarem a vacina de Influenza (gripe) e/ou outra do calendário de vacinação.

Caso a puérpera ainda seja lactante, deverá ser orientada a não interromper o aleitamento materno. Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho – Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta terça-feira (04/05), 2.333 casos da Covid-19. Entre os confirmados, 162 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.171 (93%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 412.786 casos confirmados da doença, sendo 40.842 graves e 371.944 leves. Também foram confirmados 73 óbitos, devido à infecção. Com isso, o Estado totaliza 14.279 mortes pela Covid-19. 

Leia também:
Faltou mas chegou a Coronavac
Covid-19: Vacinação para quem tem comorbidade
Covid-19 leva Papai Noel
Nova remessa de vacinas chega com 92 mil doses a menos
Pandemia deixa idosos “cansados e desanimados”
Pernambuco recebe 225.150 doses
Covid em alta e ocupação de leitos perto de 100 por cento
Covid-19: Só a vacina salva
Covid: Começa vacinação de policiais
Covid: Bolsonaro vira “Judas” no Recife
Pandemia: lojas cheias, miséria na rua e recorde de casos
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AstraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.