Covid-19: Vacinação para quem tem comorbidade.Veja como agendar

Serviço de utilidade pública. No Recife, a Prefeitura informa que a partir das 18h deste sábado (1/5),  já pode ser feito o agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades. Ao todo, são 24 tipos catalogados de doenças que dão direito ao recebimento da dose contra o coonavírus.. A imunização já começa a partir do domingo (2). O anúncio foi feito há pouco pelo prefeito João Campos (PSB), durante visita a um local de vacinação (foto). A expectativa da Prefeitura do Recife é vacinar, ao todo, mais de 75 mil pessoas desse novo grupo.

Para se candidatar à vacina, é preciso seguir o mesmo ritual dos outros grupos. Ou seja: o cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, selecionando o grupo de comorbidades ao qual pertence. O app está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Para comprovar a condição de saúde, é obrigatório anexar, durante o agendamento, um laudo ou declaração informando a comorbidade.

Na verdade, essa etapa de vacinação está dividida em dois eixos. O primeiro para pessoas com idades entre 18 e 59 anos com obesidade mórbida, síndrome de Down, vivendo com HIV, transplantadas de órgão sólido ou medula óssea e com doença crônica em diálise. O segundo é formado por pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades especificadas no PNO, Plano Nacional de Operacionalização da Vacina (ver abaixo). No Conecta Recife, plataforma também é possível ter acesso ao modelo da documentação que precisará ser anexada para o agendamento. “

Nossa rede está preparada. Quem não tiver laudo, deve procurar alguma unidade de saúde da cidade para obter o documento”, orientou o Prefeito, em visita a posto de vacinação, na manhã desse sábado. Além destes, vão poder se vacinar as pessoas com idade entre 55 e 59 anos com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 (PNO), definidas pelo Ministério da Saúde. Os documentos anexados no Conecta Recife também devem ser levados no dia agendado para vacinação. A declaração ou o laudo precisam ser originais e ficarão retidos no local. Apenas as pessoas com Síndrome de Down estão isentas da declaração, tendo em vista que a informação poderá ser auto referida.

Hoje, a Secretaria Estadual de Saúde registrou 2.178 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, dos quais nove por cento (197) são a forma mais grave da doença, a Srag. Agora, o número oficial de pessoas infectadas no estado desde o começo da pandemia é 408.763. Também foram confirmados 90 óbitos devido à doença,  somando-se  14.128 vidas perdidas para a pandemia.

Veja, abaixo, quem tem direito a coçar a se inscrever nessa etapa, para a vacina contra Covid-19

GRUPOS: 18+
Pessoas transplantadas de órgão sólido ou medula óssea;  pessoas com síndrome de Down; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise);
e pessoas com obesidade mórbida.

55+
Pessoas com quaisquer comorbidades no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid-19 (PNO). São elas: – Diabetes miellitus; Pneumopatias crônicas graves;Hipertensão arterial persistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias;
Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatia congênita no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença  cerebrovascular; Imunossuprimidos; Pacientes oncológicos com tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses;
Hemoglobinopatia grave; Cirrose hepática

Leia também
Covid-19 leva Papai Noel
Nova remessa de vacinas chega com 92 mil doses a menos
Pandemia deixa idosos “cansados e desanimados”
Pernambuco recebe 225.150 doses
Covid em alta e ocupação de leitos perto de 100 por cento
Covid-19: Só a vacina salva
Covid: Começa vacinação de policiais
Covid: Bolsonaro vira “Judas” no Recife
Pandemia: lojas cheias, miséria na rua e recorde de casos
Recorde diário no número de óbitos
Covid: Pernambuco ultrapassa 12.000 mortes
Ocupação de leitos de UTI chega a 98 por cento
Quarentena é prorrogada
Pernambuco bate recorde de casos e seringas vão ao interior
Recife ganha mais dois postos de vacinação
Pernambuco ganha 208 mil doses e compra 4 milhões
Pernambuco bate outro recorde triste
No Recife, 90 por cento do público alvo acima de 70  já se vacinou
Vacinação contra a Covid-19 para quem tem 69
Cuidado com dose fantasma. Fique de olho na seringa na hora da vacinação
Vacinas seguem para o interior
Governadores e prefeitos cansam de esperar por vacinas
Governadores pressionam Pazuello por vacina. Paulo Câmara teme o caos
Vacina chega devagar. Vírus em alta velocidade. Agora é lockdown
Pernambuco todo em lockdown
Vacinas seguem para o interior
João Campos tenta agilizar compra de vacinas via Consórcio
Nova remessa de vacinas chega a Pernambuco
Vacinas que chegaram domingo seguiram para interior
Vacinas AstraZeneca/Oxford chega a Pernambuco
Vacinas seguem para regionais de saúde

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Rodolfo Loepert/PCR

Compartilhe

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.