É cada vez maior o número de pessoas que pesquisam on-line, antes de fazer qualquer compra, mesmo que tenham que acorrer a uma loja física. No Brasil, esse percentual chega a 72 por cento. E, com certeza, tende a aumentar. Por outro lado, cerca de 46 por cento dos empreendedores não sabem, sequer, precisar o grau de maturidade digital de suas empresas. Isso significa dizer que é necessário e urgente que elas realizem ajustes, para que possam se enquadrar às novas necessidades, antes que percam o “bonde” da história. Melhor dizendo, do mercado. No passado, a propaganda se limitava a jornais impressos, emissoras de rádio, televisão, folhetos distribuídos nas ruas, carros circulando com som alto, principalmente no interior e em bairros populares. Tudo isso é feito ainda hoje, mas as ferramentas mais poderosas e mais acessíveis ao bolso dos empreendedores está na Web. Ou seja, no marketing digital, já largamente utilizado por grandes corporações.
Algumas dessas grandes empresas contam até com “atendentes” bem especiais, como a Lu, do Magazine Luiza, tida como a “primeira influenciadora virtual”. Lu possui “somente” 14,5 milhões de seguidores. No Recife, o Plaza Shopping também criou o que chama de “embaixadora virtual”, a Lis. Mas ao contrário da Lu, ela não tem perfil próprio nem seguidores. “E está associada apenas às ações do Plaza on-line”, segundo informa o shopping center, um dos mais tradicionais da Zona Norte do Recife . Muitos pequenos e médios empreendedores, no entanto, acreditam que basta uma rede social para anunciar o seu produto. O Instagram, por exemplo, é um dos mais solicitados. Mas isso não é tudo, conforme informa Thiago Pereira, que acaba de criar a Local Ads, para atender justamente a empreendedores que precisam ampliar o alcance de seus produtos. E, em consequência, as vendas. Ele esclarece:
” Existe mídia de intenção e mídia de distração. Quando precisamos de algo, a primeira coisa que fazemos é buscar no Google, com intenção de adquirir ou pelo menos de saber mais, para uma melhor tomada de decisão. Em suma, o Google é uma mídia de intenção, em que os anúncios aparecem para quem busca pelo respectivo produto ou serviço anunciado. Mas e o Instagram? Aí temos uma mídia de distração. As pessoas não entram no Instagram necessariamente para se informar ou comprar. Então é um caminho mais longo, que começa num ponto mais distante da jornada de compra. Google e Instagram são soluções diferentes, para problemas de negócios diferentes. Mas se o seu objetivo de negócio é ser encontrado por mais pessoas que buscam por seu produto ou serviço, o Google é pra você. Simples assim.
Graduado em comunicação, Thiago sentiu na pele a crise dos jornais locais, alguns operando há tempo no vermelho. Mas empreendedores nunca desperdiçam uma boa crise: “não é sobre aproveitar oportunidades, mas sim sobre criar oportunidades”. A frase, aliás, justifica os caminhos que seguiu: primeiro, uma pós-graduação em marketing digital fez com que trocasse as redações de jornais por agências de publicidade, ainda em 2013. Mais tarde, em 2021, conquistou um MBA em Inteligência Artificial. Chegou até a flertar com o universo das startups. Foi quando estourou outra crise, justamente a das startups. Teve, então, a clareza de que empreendendo teria mais chances não só de sobreviver e crescer, mas também de se realizar ajudando, diretamente, pequenos e médios negócios – anunciando no Google. A experiência o levou a ver com serenidade os revezes do passado, que ele acabou revertendo em oportunidades. “Não sou em quem me navega, quem me navega é o mar… De dados”, diz Thiago, parodiando o grande Paulinho da Viola.
“Hoje, posso dizer que não me falta trabalho. E minha missão é justamente fazer com que não faltem oportunidades de venda ao empresariado local”, destaca. E ratifica: “É por isso que arranjo lugar para pequenas e médias empresas na praça mais movimentada do mundo, o Google”, afirma, referindo-se à plataforma que ostenta nada menos de 3,5 bilhões de buscas todos os dias. O que, convenhamos, não é pouco. Como o modelo operacional de agências tradicionais é oneroso – inclusive com profissionais que se dedicam apenas a intermediar a comunicação entre cliente e agência – ele optou por um caminho mais curto. “Modelei um negócio mais enxuto, produtivo e, por tabela, mais competitivo. Não tenho escritório físico e atendo diretamente ao cliente, sem intermediários ”. Para Thiago, a comunicação direta agregou mais clareza e agilidade. “É como você entrar em um estabelecimento e ser atendido diretamente pelo gerente, fechando negócio em menos tempo”. E resume: “Meu trabalho é reduzir a distância do empresariado ao consumidor a um mero clique. E isso, feito tudo, começa com uma comunicação ágil”. No vídeo abaixo, Thiago explica como a coisa funciona.
No Serviço, informações para contato com a Local Ads. E, no Leia também, notícias de pequenos e grandes negócios
Serviço
Site: https://localads.digital/
Instagram: https://www.instagram.com/localads.digital/
Email: contato@localads.digital
Whats: 81 8199-7791
Telefone: Thiago Pereira / (81) 9 81051984
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Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Thiago Lins / Local Ads /Divulgação
Parabéns, Thiago!
Soube criar oportunidade num mercado concorrido e saturado em determinadas áreas, usando criatividade e conhecimento para traçar estratégias e soluções inovadoras.
Sucesso!