Passou a folia do carnaval e já se fala nos eventos da Semana Santa. Em Pernambuco, uma atração é justamente a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que acontece no vilarejo de Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste do Estado (a 180 quilômetros do Recife). O mega espetáculo ocorre no interior da cidade teatro que reproduz a Jerusalém dos tempos de Cristo, na qual há nove palcos-plateia onde são encenados os últimos passos da vida de Jesus, assim como a ressurreição.
Realizada desde 1968, no que é conhecido como o maior teatro a céu aberto do mundo, a apresentação atrai, durante a Semana Santa, cerca de 70 mil pessoas de todas as partes do Brasil e também do exterior. A peça tem início com a cena do Sermão da Montanha e termina com a ascensão de Jesus aos céus, que acontece em clima de apoteose com espetáculo pirotécnico. Ao longo do espetáculo, as dezenas de personagens alternam cerca 2 mil figurinos produzidos pelas mãos das costureiras da localidade.
Nos palcos, a história é vivida por 50 artistas pernambucanos de grande talento, além de cerca de 400 figurantes e também por atores e atrizes da cena nacional que são convidados para participar do espetáculo todos os anos. Nos últimos 25 anos, cerca de 120 artistas renomados do teatro, cinema e TV do Brasil emprestaram seus talentos para abrilhantar a Paixão de Cristo. Em 2024, a Paixão de Cristo contará com a participação especial dos artistas convidados Allan Souza Lima, no papel de Jesus (foto superior); Mayana Neiva, fazendo Maria e Dalton Vigh, interpretando o governador romano Pôncio Pilatos.
A direção artística é de Lúcio Lombardi e do assistente especial de direção Alberto Brigadeiro. Nos bastidores, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros, camareiras, entre outros. A coordenação geral de toda essa equipe é de Robinson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova. A temporada 2024 da Paixão de Cristo será realizada de 23 à 30 de março. Os ingressos já po- dem ser adquiridos antecipadamente com desconto no site oficial www.novajerusalem.com.br.
Com 100 mil metros quadrados, a cidade teatro de Nova Jerusalém, que tem título de patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco e do Brasil, é inspirada na arquitetura judaica e romana da época de Jesus, e levou 40 anos para ficar pronta. Inaugurada em 1968, ela tem 100 mil metros quadrados, e é cercada por muralhas de pedra granítica de três metros de altura. Conta, em seu perímetro, com 70 torres de sete metros. Em seu interior, nove palcos-plateia reproduzem cenários naturais, arruados, lagos, jardins e palácios, além do Templo de Jerusalém.
Abaixo, você lê mais informações sobre eventos da Semana Santa e da Páscoa, e sobre o Brejo da Madre de Deus, onde fica a Nova Jerusalém.
Leia também
Villa Galileia mostra como eram feitos utensílios em pedra, barro e madeira nos tempos de Cristo
Brejo da Madre de Deus é tombado
Maldosamente descartados após a Páscoa, coelhos ganham protetores e futuro menos sombrio
Em tempos de crise, Semana Santa 2023 tem Páscoa com chocolate no ovão à prestação
Paixão de Cristo de Casa Amarela substitui fogos por show de luzes na cena da ressurreição
Paixão de Cristo de Nova Jerusalém atrai 10 mil pessoas na estreia
Após a folia do carnaval, vem aí a Semana Santa com a Paixão de Cristo da Nova Jerusalém
Paixão de Cristo do Recife: último dia
Paixão do Guararapes começa hoje
A nova Paixão do Recife
Drama da Paixão: aplicativo para turistas
O novo Cristo do Recife
Ovo de Páscoa não deu para quem quis
Ovos da Páscoa em tempos de pandemia: Compre dois e leve três
Ovos de Páscoa chegam em casa
Presentes que não engordam na Páscoa
Os loucos preços da Páscoa
Páscoa: disparate de preços é grande
Pratos para Páscoa sem fazer esforço
Bolsonaro vida “Judas”
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Kike Tavares e Wilker Mattos/ Divulgação / Nova Jerusalém