Depois do Jardim do Baobá, da Praça Otávio de Freitas, do Parque das Graças, mais um avanço no Parque Capibaribe, aquele projeto que pretende transformar o Recife em uma cidade jardim até 2035, quando o município completa 500 anos como capital de Pernambuco. O Prefeito João Campos (PSB) visitou hoje a Vila Vintém, que fica entre os bairros da Jaqueira e Casa Forte, bem pertinho do Plaza Shopping. Ele anunciou que as obras de urbanização do agora chamado Cais da Vila Vintém devem ser concluídas no início de 2023. O local será dotado de arquibancada em três níveis, pier e parquinho infantil.
A iniciativa é interessante. Quem sabe, as margens do Capibaribe deixam de ser usadas como depósitos de lixo, pois é só o que a gente vê atualmente ao longo do trecho que vai ser urbanizado, na extensão da Rua Dr. João Santos Filho. Ou seja, o Cais da Vila Vintém fica na área próxima ao Museu Murillo la Greca e abaixo da Ponte que vai do Carrefour em direção ao Plaza Shopping, na Zona Norte. O trecho a ser urbanizado tem uma parte aquela ponte (aa Ponte Viaduto Torre-Casa Forte, também chamada de Ponte Vintém. E sob a qual a comunidade se diverte em uma quadra que serve para jogos, confraternizações, partidas de dominó e xadrez. Infelizmente o local está sempre com montanhas de lixo, inclusive no Canal Parnamirim, que deságua no Capibaribe.
Atravessando a rua, na beira mesmo do Rio, normalmente estacionam carroças de cavalo para transporte de barro e esterco, que fazem ponto ali para receber encomendas. Nesse local, no entanto, haverá um arquibancada com três níveis de altura, que fará conexão com um píer que avançará sobre o rio, dando acesso a embarque e desembarque de pequenas embarcações. Haverá, ainda, espaço lúdico para lazer das crianças. As obras estão sendo executadas pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), em parceria com o Porto Digital e a Prefeitura do Recife, dentro da estratégia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
O projeto tem co-execução do CITinova, iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), cujo foco é viabilizar financeiramente projetos de enfrentamento aos principais desafios ambientais. Os trabalhos de urbanização da Vila Vintém, juntamente com a obra de urbanização já iniciada no Parque do Caiara, na Zona Oeste, configuram os dois novos blocos que se somam ao Jardim do Baobá, a Praça Otávio de Freitas e, mais recentemente, o Parque das Graças. A obra na Vintém e no Caiara exigirá investimentos de R$ 5 milhões. O Parque Capibaribe prevê um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do Rio Capibaribe no Recife, totalizando 30 km e resgata a bacia hidrográfica como espinha dorsal da cidade. O Projeto Parque Capibaribe é alinhado ao Plano Recife 500 Anos, projeto de desenvolvimento de longo prazo da capital pernambucana executado pela Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), e integrado pelo Projeto CITInova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis.
Leia também
Parque das Graças tem primeira etapa concluída
O Parque das Graças vem aí
Parem de derrubar árvores. Arboricídio em massa no Parque das Graças
Depois do arboricídio, compensação ambiental no Parque das Graças
Recife se prepara para os 500 anos
Recife: Cidade parque em 2037?
Recife 500 anos: E Amsterdam
Coleção Recife 500 anos começa a ser lançada
Atenção Grupo “Tortura Nunca Mais”: Sumiu homenagem a Cândido Pinto
Placa em homenagem à vítima da ditadura volta à Ponte: “herói”
Discutindo o Recife a 5 km por hora
Urbanismo e patrimônio cultural em discussão no Recife
Você está feliz com o Recife?
CurioCidades: o Recife cultural e afetivo por 40 fotógrafos
O Recife pelas lentes de Fred Jordão
A Voz do eleitor: Mobilidade, controle urbano, história preservada, cidade parque
Lixo oficial à margem do Capibaribe, cidade entregue e prefeito impopular
Metralhas à margem do Capibaribe foram colocadas pela Prefeitura. Pode?
Dinheiro público vira ferrugem em PE
O leito de vidro do Rio Capibaribe
Emlurb limpa rio e tartaruga luta para sobreviver
Você está feliz com o Recife?
O índice de felicidade urbana do Recife
Viva 2018, Recife
O Recife que queremos, em 2019
Aos 483, o Recife é lindo?
Recife se prepara para os 500 anos
Uma cidade boa para todo mundo
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: PCR / Divulgação