Com uma longa pausa durante o período da pandemia, o Bora Preservar retoma domingo (23/10) seus passeios a pé para explorar a cidade. Depois do roteiro pela história de Afogados, (a antiga “cinelândia” do Recife), os coordenadores do grupo estão com tema bem interessante, Abelardando. Pelo nome já dá para perceber que será sobre Abelardo da Hora (1924-2014).
Abelardo da Hora foi o artista que imprimiu sua marca com esculturas em ruas, praças e prédios públicos ou privados de nossa capital. Tanto para homenagear nossas manifestações culturais, os heróis da história quanto os tipos populares. O roteiro inclui três bairros do Centro: Santo Antônio, São José e Boa Vista. E deverá visitar pelo menos treze monumentos com a autoria de Abelardo, sob temas diversos. O ponto de encontro será às 8h no portão principal do Forte das Cinco Pontas, que fica no bairro de São José. O percurso a ser feito deve ter cinco quilômetros, com previsão de terminar por volta de 11h30 na Rua do Sossego, onde viveu o artista e na qual ficava seu ateliê.
À exceção das esculturas que estão espalhadas pelo Recife, a cidade perdeu todo o acervo que o artista tinha em casa. Isso porque nem o Governo do Estado nem a Prefeitura tiveram interesse na aquisição das peças, que terminaram indo para a Paraíba, onde viraram atração turística. Segundo a família, as peças chegaram a ser oferecidas de graça a Pernambuco, desde que ficassem em lugar digno para visitação. Mas nada foi resolvido e a cidade e o estado perderam o patrimônio. Então, nos resta ver o que ficou pelas ruas. Antes da pandemia, roteiro parecido já havia sido feito pelo MeninXs na Rua, começando no bairro das Graças e terminando no de São José, com parada e visita à casa onde o artistas residiu, na Boa Vista.
No Recife, algumas das esculturas de Abelardo estão mutiladas. Infelizmente. O roteiro de domingo inclui os seguintes monumentos: Maracatu (Rua Vidal de Negreiros), e Restauração Pernambucana (Praça Sérgio Loreto), ambos em São José; Zumbi dos Palmares (Praça do Carmo), Mural Joaquim Nabuco e Abolição da Escravatura (Praça Joaquim Nabuco), Três Raças e Busto de Assis Chateaubriand (Praça da Independência), Revolução de 1817 e Escultura de Louis-Léger Vauthier (Praça da República), em Santo Antônio. E ainda: Monumento ao Frevo (Rua da Aurora) e Violeiros, vendedor de caldo de cana e escorregos no Parque Treze de Maio (Boa Vista). No mesmo bairro, será visitado o Monumento à Juventude (nos jardins da Unicape) e casa onde viveu o escultor, na Rua do Sossego, 307.
Abaixo, você confere informações, passeios e esculturas de Abelardo da Hora e sobre o Bora Preservar
Leia também
Olha! Recife oferece roteiros sobre o carnaval, Capibaribe e Abelardo da Hora
MeninXs na Rua com Abelardo da Hora
Pernambuco sem o acervo de dois Abelardos: o da Hora e o Rodrigues
Menino do Pirulito: Assombração ou esquecimento
Treze de Maio: brinquedos com história
Monumento ao maracatu pilhado
Maracatu, escultura em bronze de Abelardo da Hora também é pilhado
Domingo de passeio ao passado
Sessão Recife Nostalgia: Afogados era a cinelância e tinha a Rozemblit
Afogados está abandonado
Torre do Jiquiá, relíquia mundial entre a história e o abandono
Forte do Buraco: tombado, destombado de novo, lindo e abandonado
Ponte giratória que não gira
Serviço:
Evento: Abelardando com o Grupo Bora Preservar
Quando: domingo, 23 deoutubro
Horário: 8h
Local de encontro: Portão principal do Forte das Cinco Pontas, São José
Encerramento previsto:11h30m
Percurso: cinco quilômetros
Quanto: Gratuito
Informações para inscrição: (81) 998310691, com Suzana Abreu
Texto e fotos: Letícia Lins / #OxeRecife
Você sempre apoiando as manifestações em prol do patrimônio, os grupos que fazem caminhadas pela cidade! É também uma guerreira na defesa de nossa cultura Letícia!!! Parabéns e obrigado pela divulgação do roteiro da caminhada sobre Abelardo da Hora!!