Paródia da novela de Stevenson, “O médico é o monstro?” no palco com os Doutores da Alegria

Nada como uma palhaçaria, uma boa palhaçada, para tirar a gente desses momentos tão tristes e complicados. E se tem uma turminha que faz muita gente rir, inclusive naqueles momentos tão difíceis, no interior dos hospitais, é aquela formada pelos Doutores da Alegria. Eles terminaram por ultrapassar limites de enfermarias e salas de cirurgia e ganharam os palcos. No momento, estão com temporada no Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro, onde encenam o espetáculo O Médico é o Monstro?. As apresentações seguem até 23 de outubro, com acesso gratuito. Mesmo assim, reservas precisam ser feitas, e informações mais detalhadas você acha no Serviço, após o Leia também.

O Médico é o Monstro? faz uma brincadeira com o título da novela do escocês Robert Louis Stevenson, O médico e o monstro, clássico publicado em 1886. Mas, na verdade, o desenrolar da história contada pelos Doutores da Alegria foi inspirado no conto A morte e o médico, de autoria de Heltai Jenö, publicado no livro Antologia do conto húngaro, de Paulo Rónai, e por uma narrativa de tradição oral escocesa que trata do ciclo da vida e remonta ao século XI. O espetáculo tem direção de Arilson Lopes, com consultoria artística de Ronaldo Aguiar, e consultoria dramatúrgica de Cleyton Cabral. Nessa sexta (7/9) os Doutores da Alegria  fazem três apresentações especiais para alunos de escolas Sesc e de projetos sociais.

Estes são atendidos pelo Aria Social – Espaço de Dança e Arte: duas vezes por semana, no contraturno escolar, as crianças participam de aulas de iniciação musical, ballet clássico, teatro e produção de texto, além de integrar espetáculos de dança. O Médico é o Monstro? é uma peça para toda a família, que mistura os universos da palhaçaria e do circo ao ambiente hospitalar. No espetáculo, a rotina de um hospital, que às vezes parece um picadeiro, é alterada pela visita de uma paciente inesperada e misteriosa, interpretada por Dra. MonaLisa (Greyce Braga). A situação traz um pouco de suspense, mas é muito engraçada, já que essa paciente é atendida por três palhaços: uma enfermeira que dança rumba (Dra. Baju, Juliana de Almeida), o maqueiro-acrobata (Dud.Grud, Eduardo Filho) e o médico e dono do circo, Dr. Mórbidus (Dra. Svenza, Luciana Pontual), que terá que tomar uma decisão que pode mudar o destino de todos.

O espetáculo tem brincadeiras, malabares e até mágicas dificílimas para palhaços, que vão divertir espectadores de todas as idades. E é uma homenagem aos médicos com os quais os palhaços se deparam nos hospitais ao longo desses anos de atuação. A temporada de  O Médico é o Monstro?, que vai até o dia 23 de outubro, tem ingressos gratuitos. As sessões são aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 10h e às 16h. 40% dos ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Sympla e pelo menos 60% dos ingressos são distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada apresentação. Os Doutores da Alegria realizam intervenções artísticas em hospitais públicos do Recife duas vezes por semana, o ano inteiro. No dia 28 de setembro, a associação comemorou 31 anos de atuação no Brasil, sendo 19 deles no Recife. Na mesma data foi celebrado o Dia Estadual dos Doutores da Alegria, instituído pela Assembleia Legislativa de Pernambuco desde 2012.

A atuação ininterrupta é conduzida por um elenco formado por artistas profissionais, que se dedicam à pesquisa sobre a linguagem do palhaço. A experiência nas unidades de saúde inspira a criação de espetáculos, possibilitando que um público mais amplo, que não está necessariamente nos hospitais, possa ter acesso ao trabalho dos Doutores da Alegria. O repertório do elenco pernambucano da associação inclui as peças Poemas esparadrápicos (2005), Dramalhaço (2007), Palhaços em conserto (2010), Cenas curtas (2019) e O Médico é o Monstro? (2019).

Leia  também
Capiba, o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos
Doutores da Alegria lançam livro
Doutores da Alegria: Crianças ganham festejos juninos
Doutores da Alegria: Festa virtual
Marsenal tem Doutores da Alegria
Circuito dos baobás na bobociclismo
Saia de bike com os Doutores da  Alegria 
Colabore com os Doutores da Alegria
Doutores da Alegria contam causos 
Os quinze anos dos Doutores da Alegria
O semeador de baobás 
Saia de bike com os Doutores da Alegria
Pandemia com delivery de palhaços
Sertão tem “Palhaçada é coisa séria”
Oxe, Mainha! Cinderela trintou
Vamos morrer de rir com elas? 
As palhaçadas das Violetas da Aurora
Véio Mangaba vira palhaço insone
Palhaças chegam à Amazônia
Palhaças invadem o Recife
Palhaças agitam jardim e cabaré
Jornalista, atriz, palhaça e amiga
“Coroas” aprendem a ser palhaços

Serviço:
O médico é o monstro?, dos Doutores da Alegria
Quando: Sábados, às 16h; e domingos, às 10h e às 16h. Até 23 de outubro
Onde: Teatro Marco Camarotti, no Sesc Santo Amaro (Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro)
Ingressos: Gratuitos (40% dos ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Sympla – https://bit.ly/omédicoéomonstro. Esses ingressos precisam ser trocados na bilheteria até meia hora antes do espetáculo. Depois desse horário, são disponibilizados ao público que está na fila do teatro. Pelo menos 60% dos ingressos são distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada sessão. Sujeito à lotação do teatro)
Informações: (81) 99212-4676
Duração: 1h
Classificação: indicado para maiores de 6 anos
Capacidade: 100 lugares

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.