Pode, um negócio desse? Nem só da motosserra insana oficial (aquela que opera degolas no espaços públicos) padecem as vítimas de arboricídios do Recife. Elas começam a sucumbir, também, por conta da violência urbana. Vocês acreditam?
Olhem só o antes e o depois nas duas fotos acima. A mangueira frondosa do lado esquerdo. À direita, o que restou dela: nada. A árvore foi usada como trampolim, para que um marginal entrasse pelo telhado em um imóvel vizinho, na Rua da União, no último dia 7 de julho, quando um homem que lá estava foi esfaqueado pelo bandido.

E depois do crime, sobrou para quem? Para a árvore, claro, que não tem voz para se defender. Ela tinha uma copa generosa e ainda fazia a festa dos moradores da área central com sua safra de final de ano. Como se sabe, as mangas matam a fome de muita gente na nossa cidade.
Não são poucos os homens que, com varas e empurrando carros de mão, operam a colheita e depois vendem os frutos em ruas e feiras. Pois menos de um mês após a invasão do bandido, a planta foi vítima de um cruel arboricídio, como vocês podem ver abaixo. Pior, o homem contratado para acabar com a árvore, nem equipamento de segurança tinha conforme pode se observar nas fotos.
“Anatomia de uma morte anunciada. Houve um caso de tentativa de latrocínio na Rua da União, e os bandidos entraram pelo telhado subindo por essa mangueira. Como a culpa foi da mangueira, olha o que aconteceu nessa semana”, ironiza o arquiteto Alexandre Ramos, que mora em prédio próximo ao local e é um apaixonado pelo verde e defensor das árvores da cidade. “A mangueira fica no terreno do lado (do imóvel invadido), que tem um prédio em ruínas e que está ameaçado de cair”, conta ele, referindo-se a um edifício que começou a ser erguido nos anos 1960, e que nunca foi concluído. E que está ameaçado de desabar, mas cuja demolição enfrenta batalha judicial. Até o momento nada pôde ser feito para evitar um desastre maior. Antiga, a mangueira ficava no terreno da construção inacabada. No início do mês, o marginal entrou no prédio, escalou a mangueira e entrou no telhado de um imóvel, onde agrediu Emerson Gadelha Freitas, proprietário do terreno, onde antes funcionava um estacionamento. Ele estava no escritório, onde passara a noite. Com o risco de queda do prédio vizinho, o estacionamento está interditado. Ou seja, o balança mas não cai está de pé. Mas a mangueira… esta já era. Infelizmente. A gente só tem mesmo a lamentar.
Não é a primeira vez que uma árvore frondosa é derrubada por conta da violência urbana. Já aconteceu em Casa Amarela, onde uma planta adulta também era usada por um marginal. Ele subia pelo caule, passava para a marquise e invadia uma residência, o que fez várias vezes. Temendo novas invasões, proprietários do imóvel solicitaram poda radical à Emlurb ou mesmo retirada da planta, já que a presença na calçada provocava insegurança. Triste isso, não é?

Aqui na nossa série #paremdederrubarárvores já são várias as mangueiras que sumiram do mapa no Recife, a maior parte para abrir vagas para estacionamento de estabelecimentos comerciais. E assim, o Recife da emergência climática fica cada vez mais pelado… A Rua da União fica no bairro da Boa Vista. Nos links abaixo, relação de perdas na Boa Vista já registradas aqui no #OxeRecife. E caso de uma outra árvore que sofreu corte por conta de violência urbana.
Leia também
Boa Vista:
Parem de derrubar árvores (462).Degola na Rua do Riachuelo, Boa Vista
Parem de derrubar árvores (457).Menos uma na Av. Conde da Boa Vista
Parem de derrubar árvores (446). Vítima de arboricídio sem reposição
Parem de derrubar árvores (419). Menos uma no bairro da Boa Vista, Centro
Parem de derrubar árvores (369)
Parem de derrubar árvores (366)
Parem de derrubar árvores (334). Atitude insana, vil e ignorante
Parem de derrubar árvores (318)
Parem de derrubar árvores (215)
Parem de derrubar árvores (176)
Parem de derrubar árvores (172)
Parem de derrubar árvores (169)
Parem de derrubar árvores (151)
Parem de derrubar árvores (150)
Parem de derrubar árvores (143)
Parem de derrubar árvores (131)
Parem de derrubar árvores (106)
Parem de derrubar árvores (98)
Parem de derrubar árvores (55)
Parem de derrubar árvores (45)
Parem de derrubar árvores (39)
Árvore derrubada devido à violência
Parem de derrubar árvores (445). Elas viraram vítimas da violência urbana
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Alexandre Ramos / Cortesia
