Em um Brasil em que os asseclas do famigerado ex-capitão defendem o uso de verbas destinadas a projetos culturais para “produção de audiovisuais e de eventos que defendam o uso armas de fogo”, nada como lembrar que o que o Brasil precisa não é disseminar o ódio, mas a cultura de paz. E que o que mantém um país desenvolvido e coeso, são a educação e a identidade cultural, e não um revólver ou pistola no coldre. Então, nada como assinalar acontecimentos em defesa da maior arma de transformação de um povo: o livro. E olhem que foto bonita aí acima, cada criança com sua “arma” que, com certeza, poderá render um futuro melhor para todas elas.
Esses meninos e meninas são atendidos pelo Movimento Pró-Criança, entidade ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife e que assiste e orienta crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Na quarta-feira (27/4), todos vão participar da primeira edição do Festival Pró-Criança de Literatura Infantil. Tudo para assinalar duas datas importantes desse mês: o Dia Internacional do Livro Infantil (2/4) e a data do nascimento de Monteiro Lobato (18/4). O evento começa às 14h, no auditório Lília Campello de Melo, na sede do Pró-Criança, que fica no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Para promover uma verdadeira viagem ao mundo dos livros, a programação terá uma série de atividades, desde encenação de peça teatral interpretada pelos próprios beneficiários da ONG, até contação de histórias.

“O festival reúne educandos da instituição para interpretar personagens que marcaram a infância de muitas gerações, e assim promover uma integração das crianças e adolescentes com a leitura, a oralidade, trabalhando a criatividade e a interpretação”, afirma o educador social, Marcos Quintino. A peça Dona Benta em busca de paz abre o Festival Pró-Criança de Literatura Infantil. Os personagens da obra mais famosa de Monteiro Lobato ganharão vida com os educandos do coral. Em seguida, será apresentado um número de dança com personagens conhecidos dos livros infantis. Para encerrar o evento, a contadora de histórias do grupo Conte que te conto, Elisângela Gadelha, apresentará fábulas e lendas aos assistidos do Pró-Criança. “De uma forma lúdica e divertida, as crianças serão envolvidas no mundo da literatura infantil e infanto juvenil conhecendo melhor personagens e histórias da cultura popular brasileira e mundial”, explica Marcos Quintino.
Falar em Pró-Criança, é bom lembrar que por meio do setor de Qualificação Profissional, a ONG vem ofertando 614 vagas para cursos gratuitos voltados para a preparação ao mundo do trabalho e também para a área de tecnologia da informação, no Recife. As oportunidades são para crianças a partir dos 10 anos até jovens com 25 anos de idade. Podem participar interessados de todo o Estado nas formações que terão turmas virtuais. Para quem mora na Região Metropolitana, há cursos com aulas presenciais pela manhã e à tarde. Na área de qualificação para o mercado de trabalho, o Pró-Criança está oferecendo 500 vagas para o Coletivo Online, projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil. O curso capacita jovens de 16 a 25 anos, estudantes ou já concluintes do ensino médio. Confira se ainda há vagas, pois a demanda é grande. E as inscrições podem ser feitas no site https://bit.ly/coletivoonlinerecife. Aqui no #OxeRecife tem sempre reserva de espaço para pessoas e entidades que fazem o bem.
E o Pró-Criança é uma delas. Paz e desenvolvimento social. É disso que o Brasil precisa. E não de arma de fogo nem gabinete de ódio.
Leia também
Pró-Criança oferta novos cursos
Pró-Criança: Curso para o voluntariado
Movimento Pró-Criança colhe “frutos” do plantio
Movimento Pró-Criança lança campanha “Anjos do Natal”
Ajude o Pró-Criança com doações de R$ 2 na conta de energia
Mais uma boa notícia do Pró-Criança
A melhor ação social do Nordeste
Movimento Pró-Criança dá novas oportunidades para jovens
Aos 28 anos, Pró-Criança comemora 35 mil beneficiários atendidos
Ajudar o Movimento Pró-Criança é fácil
Pandemia: Movimento Pró-Criança garante cestas básicas
Pró-Criança oferta curso com 716 vagas
Pró-Criança: Live sobre livro
Pró-Criança abre novos cursos para meninos e meninas
Pró-Criança no Setembro Amarelo
Setembro Amarelo previne o suicídio
Seja voluntário e salve uma vida
Valorização da vida em parque e quartel
Com vontade de se matar, não fique só
Pró-Criança começa a campanha Colorindo a Esperança
Pandemia: Pró-Criança retorna devagar
Pandemia: Movimento Pró-Criança faz bonito
Pró-Criança: 3D para produção de máscaras
Pró-Criança: curso virtual ajuda mães
Participe dessa bela história
Aulas gratuitas de balé e música
A história de superação de um gênio
Cais da Alfândega tem concertão
Cantata Natalina no Recife Antigo
Crianças revitalizam praça nos Coelhos
Aprenda música de graça: 108 vagas
Aprenda a gostar de música erudita
Pró Criança: Sai Sebastião Barreto Campelo (91) e entra Paulo Barbosa (84)
Dê presentes sociais nesse Natal
Serviço
Primeiro Festivl de Literatura Infantil
Data: 27 de abril
Local: Auditório Lília Campello de Melo – sede do Movimento Pró-Criança
Rua dos Coelhos, 317, Boa Vista
Horário: 14h
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Pró-Criança / Divulgação
