Exemplo de cidadania, o Jardim Secreto do Poço da Panela voltou às atividades com o público nesse mês de outubro, após longa pausa provocada pela crise sanitária e pelo isolamento social. Neste domingo faz mais um evento voltado para a comunidade, a exemplo do que ocorreu no último dia 16, quando centenas de pessoas participaram do Cineclube Secreto, com projeção de produções realizados em Pernambuco. Mas amanhã (23/10), a festa será maior pois além de filme ao ar livre, a programação inclui a presença da Contemporânea Orquestra de Frevo e de estandartes de blocos que costumam desfilar no bairro histórico, durante o período pré-carnavalesco e mesmo no carnaval.
Um detalhe: a sessão de cinema ao ar livre exibe curtas pernambucanos, que abordam temas sobre meio ambiente e sustentabilidade. Até porque o Jardim Secreto foi implantado por iniciativa dos moradores, em área de 3 mil metros quadrados que antes era inteiramente tomada por lixo e descartes até mesmo de construtoras. Hoje é uma área verde, com cultivo de hortaliças, frutas, plantas decorativas, sementeiras e espaço de convivência para os moradores e visitantes. Além da orquestra e dos estandartes, o Jardim Secreto receberá a Feira Livre do Poço, que durante algum tempo funcionou nas ruas do bairro, assumindo posteriormente caráter itinerante, já tendo passado até por shopping centers, como é o caso do Plaza, em Casa Forte, bairro vizinho ao Poço.
A Feira Livre tem início às 14h. Das 15h30m às 17h30, a vez é da Contemporânea Orquestra de Frevo, que promete agregar os foliões, seguindo estandartes de blocos que costumam agitar o Poço da Panela, como Os Barba, Mulher de Bigode, Sai Dessa Noia, Urso Boa Pinta, Panela e Panelinha de Pressão, Boi Marinho, Urso Traíra da Guabiraba, Boi do Poço, Só Cabeço e La Ursa Secreta do Jardim. “O nosso bloco de carnaval, La Ursa Secreta do Jardim faz parte dessa construção coletiva também. Costumamos dizer que nós somos o trabalho coletivo de amor às pessoas, à natureza e à cidade do Recife”, afirma a arquiteta e urbanista Bárbara Kreuzig, uma das jardineiras mais assíduas e co-fundadora do Jardim Secreto.
O cinema ao ar livre é tudo de bom, até por conta de exibir produções pernambucanas e pelo aspecto da educação ambiental. No domingo, serão exibidos Solo, Painho e o Trem e História Natural. Todos propõem discutir meio ambiente e sustentabilidade. As sessões são gratuitas, assim como o acesso ao Jardim Secreto, fica ao final da Rua Marquês de Tamandaré, no Poço. A sessão de cinema tem início às 18h. O Cineclube Secreto estreou no último dia 9 , como comemoração do Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Segundo Saulo Ferreira, idealizador e coordenador do Cineclube Secreto, além de democratizar o acesso ao cinema, a iniciativa incentiva o consumo de cinema em espaços públicos.
Leia também
Jardim Secreto se amplia
Pier para o Jardim da Travessia
Semana do Meio Ambiente: Jardim Secreto, cidadania e respeito à natureza
Botaram fogo no Jardim Secreto, mas bombeiros apagaram as chamas
Jardim Secreto completa três anos: esforço coletivo, mudança e resultado
Semana do Meio Ambiente: o exemplo do Jardim Secreto: meio ambiente
Jardim Secreto faz vaquinha para ajudar Caiara
Jardim Secreto: união, força e resultado
História do Jardim Secreto para crianças
Sementes que brotam na Zona Norte
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Jardim Secreto faz um ano com festa
Primeiro transplante urbano do Recife é no Jardim Secreto
Mutirão dá início ao Jardim Secreto
Gentilezas urbanas do outro lado do rio
A felicidade coletiva do Jardim Secreto
Jardim Secreto faz festa no Poço
Luminárias de PET com Energia eólica
Jardim Secreto faz festa no Poço
Sessão Recife Nostalgia: os banhos noturnos de rio no Poço da Panela
Sessão Recife Nostalgia: Sítio Donino, e seu antigo casarão ameaçado
Sessão Recife Nostalgia: pastoril, Villa Lobos e piano no Sítio Donino
Mulher de Bigode agita o Poço
Mulher de Bigode e Os Barba
Jazz, MPB e Mulher de Bigode no Poço
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Letícia Lins e Henrique Santos / Jardim Secreto /Acervo #OxeRecife