Tida como uma das maiores escritoras do século 20, Clarice Lispector deixou marcas no Recife, onde morou dos cinco aos 15 anos. No entanto, o sobrado onde residiu com a família, na Praça Maciel Pinheiro, encontra-se em petição de miséria. Caindo mesmo aos pedaços, até o telhado já ruiu. Isso, enquanto sua estátua vive suja com excrementos de pombos e cercada por pessoas em situação de rua, que elegeram aquela área história para moradia. A escritora, no entanto, ganhou um espaço na edição da CasaCor PE, em 2023, que acontece no Edifício Chanteclair, no Recife Antigo, até 6 de novembro.
Tal qual o sobrado onde Clarice residiu, o Chanteclair também está sem uso, e só retoma o glamour do passado, quando é anualmente ocupado pela CasaCor. Em interminável processo de restauração, ele faria um mix com o Paço Alfândega, que já foi um sofisticado centro de compras e que, hoje, encontra-se quase às baratas. Quem assina o ambiente em homenagem à autora de “Perto do Coração Selvagem”na CasaCor é a arquiteta Marylia Nogueira. A alma introspectiva da escritora, que se declarava brasileira e pernambucana, foi a inspiração para o projeto idealizado pela arquiteta. O ambiente traz tons austeros, formas orgânicas – como referência à paixão da escritora por formas ovais -, espaços livres e obras de arte. Os arcos pertencentes ao casarão foram mantidos e dialogam com a ambientação criada para lembrar o universo de Clarice. “O espaço tem 74m2 mas foi projetado como sala íntima, uma área para provocar a mente, deixar fluir os pensamentos e as ideias, um lugar para estudar, escrever e criar”, revela Marylia Nogueira.
O espaço abriga o canto da escritora, um ambiente cuidadosamente revestido em madeira que remete a uma caixa onde Clarice se fecha para escrever. “A proposta desse recanto é um lugar para concentração, que pode ser imaginado como um escritório para quem trabalha em home office mas quer estar integrado à sala principal dentro de um apartamento, por exemplo. A disposição do mobiliário também remete à concentração, já que a visão de quem está na escrivaninha é a parede amadeirada”, revela a arquiteta. A escrivaninha e seu posicionamento podem ser observadas na foto central desse post.
Além de sóbria e neutra paleta de cores, a arquiteta lançou mão também de cores fortes, obras de arte, com elementos que ajudam a contar a história da autora de “Água Viva”. “O cigarro, os jornais picados, o ovo, que aparecem nas obras escolhidas na Galeria Numero, vão levar o visitante para o universo de Clarice. O mural construído com páginas dos livros e a imagem dela retratada no desenho de Felype Gomes vão trazer a imagem de Clarice para o ambiente”, revela Marylia. Entre os romances deixados por Clarice encontram-se “Felicidade Clandestina”, “A Paixão segundo GH”, “A Hora da Estrela” e “Água Viva”. Sua biografia mais completa, Clarice, é assinada por Benjamim Moser, o mesmo que escreveu uma excelente biografia da polêmica escritora norte-americana Suzan Sontag (1933-2004).
Nos links abaixo, você confere mais informações sobre CasaCor e, depois, sobre Clarice Lispector.
Leia também
Projeto Janeas Casa Cor começa hoje
Casa Cor peserva árvores nas Graças
Casa Cor chga ba Entra Apulso
…………………………………………
Sobre Clarice Lispector:
Vida de Clarice Lispector ganha versão em HQ a ser lançada na Boa Vista, onde ela passou a infância
Circuito da Poesia: Clarice Lispector vítima de vandalismo e falta de manutenção
Carta para Clarice Lispector
A herança de Clarice Lispector nas escolas e na paisagem do Recife
Por que somos todos Clarice
Livro sobre Clarice será lançado à tarde: “O que escrevo continua”
Festival Digital do Livro para Clarice
Cais do Sertão festeja dois mitos: Clarice Lispector e Luiz Gonzaga
A herança de Clarice nas escolas e na paisagem do Recife
Maciel Pinheiro: Falta grama e sobra lixo
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive a decadência
Praça Maciel pede socorro
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
Olha! Recife faz roteiro dos poetas
Presença da mulher no Olha! Recife
A mulher na paisagem do Recife
Lixo e abandono na casa de Clarice
A lembrança de Clarice Lispector
Palco ganha Clarice Lispector e Silvia Plath
Festival movimenta Sertão dos Poetas
Serviço
*36ª CASACOR Pernambuco*
Quando: de 22 de setembro a 5 de novembro de 2023
Onde: Edf. Chanteclair – Av. Marquês de Olinda, 286 / Recife Antigo
Horário: de terça a sábado, das 14h às 22h (bilheteria até 21h). Domingos e feriados, das 12h às 20h
Operacionais (café, restaurante, bar, lojas e galerias), abrirão a partir das 12h, de terça a domingo.
Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia para estudante, professor, PCD e pessoas com 60 anos ou mais mediante documento). Crianças até 12 anos não pagam. Obrigatória a apresentação de documento comprobatório.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Morgana Nunes / CasaCor / Divulgação