Normalmente com suas edições ocupando casarões – como as do empresário João Santos (em Casa Forte) e a que serviu à família do industrial Othon Bezerra de Melo (nas Graças) – a Casacor 2020 decidiu inovar neste ano, por conta da pandemia. Os ambientes estão em contêiners em forma de vitrines, que encontram-se espalhados na cidade, inclusive em comunidades carentes, como Entra Apulso e Brasília Teimosa. É o Projeto Janelas, através do qual o público pode observar o trabalho dos melhores arquitetos e designers que atuam no estado.
Maior e mais completa mostra de arquitetura e design das Américas, a Casacor 2020 ocupa não só o Recife, mas também outras capitais com essa edição especial, que tem por objetivo refletir sobre a casa na pós-pandemia. Pernambuco, que sempre esteve entre uma das melhores edições do país, não poderia ficar de fora. E o Recife é uma das 12 cidades do Brasil a colocar na vitrine os seus talentos e valores. A mostra está nas ruas a partir das 16h dessa sexta-feira (6/11). E vai até 20 de dezembro.
Com o isolamento social obrigado pela disseminação do coronavírus, a Casacor pretende, com o Projeto Janelas, propor experiências físicas e digitais, processo batizado de “figital”, para expor as reflexões do nosso tempo e para o futuro. Além de contemplar gratuitamente os ambientes através das vitrines, as pessoas poderão usar QR Code para fazer tour virtual e ainda acompanhar a produção de vários conteúdos, através das redes sociais. Ou seja, quem ficar em casa não deixará de fazer sua “visita”.
Foram gerados vídeos com narrativas dos arquitetos sobre seus espaços e direcionamento dos visitantes ao Marketplace dos patrocinadores e fornecedores envolvidos. Somam treze os ambientes da Casacor 2020. Sendo sete unidades com 15 metros quadrados e outras seis unidades com 30 metros quadrados de área. O Shopping Recife é o local com maior concentração de ambientes. Cinco espaços estão estrategicamente visíveis no primeiro piso do centro de compras, além de espaço para exposição de objetos e utilitários de arte e design dos artesãos, apoiados pelo Sebrae. Outros contêiners estão em pontos de grande visibilidade no Recife, inclusive o Parque da Jaqueira e o Marco Zero. Um dos destaques desse ano é a alternativa dos visitantes fazerem um circuito fluvial, por alguns ambientes. Há barcos credenciados, com todos os equipamentos de segurança, para fazer o circuito fluvial Casacor.
Segundo os organizadores da mostra, ele fará com paradas em todos os contêiners acessíveis através do Capibaribe. Outro destaque do Janelas Casacor, são dois ambientes com função social e propostas de moradias de baixo custo, com soluções criativas, funcionais e estéticas. Em ambos os casos, os espaços serão doados para as comunidades. Um desses espaços ficará em Brasília Teimosa, com projeto de Josemar Costa e André Azevedo, para as Tintas Coral. O projeto de Luiza Nogueira também é o implantado no Entra Apulso, em uma parceria com o Instituto Shopping Recife.
Leia também:
Casacor chega na Entra Apulso
Casacor preserva árvores nas Graças
O primeiro transplante urbano do Recife é no Jardim Secreto
Quitinete para morador de rua
Os ursos da pandemia
Eu amo ler movimenta shopping centers
Ganzá inspira praça premiada
Rafa Mattos: Plante amor, colha o bem
Caminhadas Domingueiras e Espaço R.U.A
Grafitagem na pista de skate da praia
A rua também é nossa
Arte urbana e economia criativa
Urbe-se movimenta a Urbe recifense
Grafitagem contra o vandalismo
Grafitagem inibe pichadores no Recife
Vamos de arte urbana no Olha! Recife
Grafite estimula o empreendedorismo
Colorido degradê na Ponte do Pina
Aurora de estrelas para moradores de rua da Aurora
SERVIÇO:
O quê: Janelas Casa Cor
Quando: 6 denovembro a 20 de dezembro
Quantos: treze ambientes
Quanto: visitação gratuita
Onde: Shopping Recife, Seis ambientes: Dubeux Vasconcelos Arquitetura – Minha Casa Financiada; Zirpoli Arquitetura – Moura Dubeux; Ju Nejaim; Marylia Nogueira – Deca; Uninassau – Lenira Melo com apoio dos estudantes da Universidade; Michele Gil Rodrigues – Espaço Sebrae.
Parque Dona Lindu – Arquitetas PE; Comunidade de Entra Apulso – Instituto Shopping Recife – Luiza Nogueira; 2º Jardim de Boa Viagem – Haut Incorporadora – André Carício; Brasília Teimosa – Tintas Coral – Josemar Costa e André Azevedo; Marco Zero – Vivix Vidros Planos – Marco Zero; Rua da Aurora – We Arquitetos; Parque da Jaqueira – Romero Duarte.
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Casacor2020/Divulgação