Casa Cor preserva árvores nas Graças

 Casa Cor preserva árvores nas Graças

Compartilhe nas redes sociais…

Enquanto no Recife, qualquer problema nas árvores de ruas, praças e jardins é motivo para derrubá-las, a edição 2017 da Casa Cor mostra um exemplo de como preservar o verde, através de soluções em projetos de arquitetura que poupam plantas adultas. Ao invés da motosserra, elas são integradas no ambiente criado por profissionais do escritório Porto Neves (Adriana Porto e Lúcia Neves). O projeto das duas arquitetas tem como preocupações a funcionalidade e a sustentabilidade.

Elas desenvolveram dois ambientes – escritório e terraço – com exaltação de áreas verdes, reutilização de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental. “O conceito de sustentabilidade perpassa todas as etapas e detalhes do projeto”, diz Adriana.  E a primeira ideia foi justamente valorizar duas árvores do terreno do casarão onde a Casa Cor está instalada, no bairro das Graças. Evitando-se, assim, erradicação, mutilação e até mesmo poda.  “Não queríamos estrangular as árvores pelo tronco, tirando a copa da vista de quem usufrui do espaço”, conta Adriana. Não é um exemplo bacana?

“Então, criamos um ambiente em que as árvores foram integradas, em área que proporciona interatividade, ao mesmo tempo em que se agrega o verde ao espaço de trabalho”, acrescenta. O #OxeRecife faz questão de divulgar notícias como essas, de cuidado com o verde, com a preservação de nossas árvores. Até porque o Blog faz a campanha que todos conhecem #ParemDeDerrubarÁrvores.  Além de evitar o corte das plantas, o projeto das duas arquitetas utiliza materiais recicláveis, ventilação e iluminação natural e ainda possui teto verde, para conforto acústico e térmico. A Casa Cor está instalada pela segunda vez em um casarão da Avenida Rui Barbosa, construído em 1922. E oferece 43 criativos ambientes aos visitantes. Um verdadeiro deleite para os olhos. E, pelo que se vê, também para a natureza.

Leia também:

População acusa arboricídio no Recife
Marcada para morrer. Fiquem de olho.
Parem de derrubar árvores (57)
Parem de derrubar árvores (56)
Exemplos de amor ao verde no Recife

Serviço:

Casa Cor 2017
Quando: de 21 de setembro a 12 de novembro
Onde: Avenida Rui Barbosa, 471, Graças
Horários: Terça a sexta, das 16h às 21h; sábado, 13h às 21h; Domingos e feriados, de 13h às 20h.Entrada: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Rogério Maranhão /Divulgação / Casa Cor

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.