Circuito da Poesia: Clarice Lispector vítima de vandalismo. Ou é falta de manutenção?

Compartilhe nas redes sociais…

Dessa vez, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife até que foi rápida. Dois dias após a denúncia do ato de vandalismo contra mais uma estátua do Circuito da Poesia – o que ocorreu na segunda-feira (18/4) – já estava refeita a escultura do cantor e compositor Reginaldo Rossi (1943-2013) na quarta-feira (20/4). Não é a primeira vez que o Rei do Brega, como era mais conhecido, sofre ação de vândalos. A última foi no início desta semana, quando a garrafa de bebida “nessa mesa de bar” foi quebrada. A escultura faz alusão à música Garçom, um dos grandes sucessos do artista.

A Emlurb destaca que abriu boletim de ocorrência junto à Polícia Civil na mesma segunda-feira, “para informar a depredação do patrimônio público, executada na estátua de Reginaldo Rossi”. “A obra já sofreu danos em aproximadamente uma dezena de vezes, atingindo a representação do artista, o prato, copo, mesa e garrafa que compõem a estrutura. A Emlurb está levantando a extensão dos danos para programar uma nova ação de reparos”, diz a nota enviada pela autarquia. Porém, à tarde a Emlurb confirmou que ela própria já realizou o conserto. O #OxeRecife indagou sobre outro provável ato de vandalismo, dessa vez no pé da estátua da escritora Clarice Lispector, que  também integra o Circuito da Poesia. Ela fica na hoje decadente e mal cuidada Praça Maciel Pinheiro, no bairro da Boa Vista. Foto enviada pelo fotógrafo Genival Paparazzi dá conta que o pé da escritora apareceu mutilado. “Cotó mesmo”, acusa o fotógrafo.  Mas até o fechamento desse post, não havia chegado nenhum posicionamento da Emlurb sobre a mutilação da escultura.

A escultura de Clarice, aliás, vive suja, cercada de mato e atacada pelas fezes de pombos. Não se sabe se o pé mutilado foi ato de vandalismo ou falta de manutenção, como ocorre às vezes com obras nos jardins e praças públicas. A Emlurb não deu retorno sobre a escritora. No caso de Lispector, não só sua escultura está arrasada, mas também o casarão onde ela passou parte da infância e também ali localizado.

Clarice Lispector, na Maciel Pinheiro, com o pé mutilado: vandalismo ou falta de manutenção?

A Emlurb não se pronunciou sobre a estátua de Clarice, apesar da insistência do #OxeRecife. lembra que os atos de vandalismo “causam prejuízos enormes para a administração municipal”.E informa que “somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações de pichação e vandalismo, a Prefeitura do Recife chega a gastar mais de R$ 2 milhões por ano”. Para se ter ideia da gravidade do comportamento destrutivo e irresponsável para toda a sociedade, esse montante seria o suficiente para construir duas Upinhas por ano. Ou ainda construir uma escola padrão, bem como duas creches. O valor seria ainda suficiente para a implantação de cerca de 1.700 novos pontos de iluminação em LED, ou ser utilizado na requalificação de cerca de 20 escadarias com inclusão de corrimão. Por isso, a gestão municipal conta com o apoio da população na manutenção do patrimônio público.

“Para denúncias e sugestões, a Emlurb disponibiliza o número 156”.

Leia também
Rei do Brega sofre vandalismo
Rei do Brega no meio do lixo
Clube das  Pás revive sucessos de Reginaldo Rossi
Borogodá para matar a saudade do inesquecível Rei do Brega
Morto em 2013, Reginaldo Rossi ganha tributo
Feijoada do Rei volta com  The Rossi
Rei do Brega no meio do lixo
Revivendo a Raposa e as Uvas
Estátua de Ariano no chão. Vandalismo dá prejuízo anual de R$ 2 milhões
Carta para Clarice Lispector
A herança de Clarice Lispector nas escolas e na paisagem do Recife
Por que somos todos Clarice
Livro sobre Clarice será lançado à tarde: “O que escrevo continua”
Festival Digital do Livro para Clarice
Cais do Sertão festeja dois mitos: Clarice Lispector e Luiz Gonzaga
A herança de Clarice nas escolas e na paisagem do Recife
Maciel Pinheiro: Falta grama e sobra lixo
Histórica, Praça Maciel Pinheiro vive a decadência
Praça Maciel  pede socorro
Ginásio Pernambucano no Olha! Recife
Olha! Recife faz roteiro dos poetas
Presença da mulher no Olha! Recife
A mulher na paisagem do Recife
Lixo e abandono na casa de Clarice
A  lembrança de Clarice Lispector
Palco ganha Clarice Lispector e Silvia Plath 
Festival movimenta Sertão dos Poetas

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Genival Paparazzi /  Foto do leitor / Cortesia

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.