Todo nordestino gosta de assombração, de histórias do além, do fantástico., de ver o terror nas telonas. Basta dizer que, em 2019, foi uma produção do gênero que arrebatou em Pernambuco a segunda maior bilheteria entre os filmes realizados aqui no Estado. “Recife Assombrado” (de Adriano Portela) só perdeu em bilheteria naquele ano para Bacurau, do experiente e hoje internacionalmente aclamado cineasta Kleber Mendonça. Adriano acaba de lançar “Recife Assombrado 2, A maldição de Branca Dias”, que encontra-se em cartaz nos cinemas. Não é à toa, portanto, que Adriano seja o grande homenageado da Mostra Calafrios (Uiiiiiiiiiiii), que começa nessa quinta-feira (6/11) em Olinda.
A segunda edição da Mostra Calafrios acontece até o dia 8 de novembro, a partir das 15h30, no Clube de Samba Oriente, localizado no bairro de Amaro Branco, na cidade histórica. O evento, que se consolida como um espaço de celebração do audiovisual independente, conta com o patrocínio e apoio da Lei Aldir Blanc Municipal. A Mostra Calafrios reúne curtas-metragens de até 30 minutos, entre eles “A maldição do afogado” . Pela foto acima, dá para perceber que os “zumbis” estão soltos. O curta dirigido por Robson Araújo será exibido às 17h dessa quinta-feira. Os curtas concorrem em diversas categorias, como Melhor Filme, Ator, Atriz e Roteiro, promovendo o reconhecimento de novas vozes e talentos do gênero.

A programação também contempla filmes nacionais e internacionais, reafirmando o diálogo entre produções locais e a cena global do cinema fantástico. Pelos títulos, dá para se prever o que vem por aí: “O coração peludo”, “A noite da lua de sangue”, “Afetos monstruosos”, “Gosto estranho”, “40 Dias no Deserto”, entre outros. Idealizada pelo maquiador de cinema Wilton Clau e pelo cineasta e diretor de fotografia Lula Magalhães, a Mostra nasce da longa parceria entre os dois artistas. Eles já colaboraram em diversos projetos cinematográficos e oficinas de formação artística voltadas a estudantes da rede pública do município de Olinda.
“A Calafrios é mais do que um evento de exibição, é uma celebração da criatividade, da técnica e do medo como expressão estética. Queremos mostrar que o terror também é uma linguagem de afeto e identidade cultural”, destaca Lula Magalhães, especialista em produções de baixo orçamento no gênero. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à produção cinematográfica e abrir portas para quem quer contar histórias, seja por meio da atuação, da maquiagem ou da câmera. É uma forma de descentralizar o fazer cinema em Pernambuco”, afirma Wilton Clau, que assina a curadoria da mostra ao lado de Magalhães.

A edição deste ano inclui quatro oficinas gratuitas, voltadas à formação e iniciação em direção de cinema, maquiagem de efeitos (e como são necessários nos filmes de terror…), técnicas de atuação e cineclube. A proposta é incentivar o aprendizado e o engajamento de jovens interessados em ingressar no universo audiovisual.
Além da exibição dos curtas, o público poderá conferir apresentações de esquetes teatrais e atrações musicais, incluindo o show de uma banda convidada que encerrará o evento. Os interessados podem conferir a programação completa e obter mais informações através do Instagram @mostracalafrios_olindape ou pelo e-mail mostracalafrios@gmail.com.

Nos links abaixo, confira mais informações sobre filmes (e teatro) de terror e assombrações.
Leia também
Adriano Portela: Recife Assombrado, Branca Dias, Perna Cabeluda e…
Recife Assombrado chega ao Canal Brasil e já está disponível na Web
Abaixo as bruxas importadas! Esqueça o Halloween vivencie as assombrações do Recife
Recife Assombrado 2 – A maldição de Branca Dias: Gravações do filme começam
Adriano Portela: De diretor da Cobogó das Artes a Rei em Lady Macbeth
Cobogó das Artes: Bruxas, trevas e feitiçaria no Barreto Júnior
Sonhos de uma noite de verão
Cobogó das Artes: Sonhos de uma noite deverão esgota ingressos
Lua de Sangue chega em Olinda
Cobogó das Artes solta os vampiros de Lua de Sangue no Apolo
Família Addams desembarca no Recife
Olha! Recife e Mamam : Lendas urbanas
“Aves da Noi
Caruaru: Filme “A botija, o beato e a besta fera passa por 46 festivais e colhe 25 premiações
Eryka Vasconcelos coleciona prêmios com o filme sobre esquizofrenia
Filme sobre esquizofrenia ganha dois prêmios: Adoro tabus, diz diretora
SERVIÇO
Evento: Mostra Calafrios (Segunda edição)
Quando: 06, 07 e 08 de novembro de 2025
Hora: A partir das 15h30
Local: Clube de Samba Oriente (Praça Israel Felix da Silva, 283, Amaro Branco, Olinda)
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação
