Lobo-guará Logan ganha festa de aniversário no Parque Estadual de Dois Irmãos no domingo

Parece um cachorro, um pastor alemão.  Mas a aparência tem a vero porque o animal da foto é o maior canídeo da América do Sul,um lobo. Aliás, um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus),  que é aquele bichinho que ilustra as cédulas de R$ 200. No caso do animal da foto, trata-se de Logan, que nasceu no dia 9 de julho de 2012, e que chegou ao zoológico do Parque Estadual de Dois Irmãs em setembro de 2018, vindo do Criadouro Científico CBMM, que fica em Araxá, em Minas Gerais. No domingo, o Pedi vai estar em festa, para comemorar o aniversário de Logan. Vamos torcer por um dia de sol, para que a criançada possa saber mais a respeito desse animal, cada vez mais raro em nossas matas e que, felizmente, conta com projetos de preservação da espécie.

O lobo-guará pode atingir até 1,45 metros de comprimento e pesar até 30 quilos. Com pelagem alaranjada, orelhas grandes e patas longas e finas, ele é habilidoso em se camuflar na vegetação, o que não o impede de ser um animal em risco, pois a espécie enfrenta desafios de conservação e está classificada como “Quase ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).  Além de sua imponência física, a espécie desempenha um papel ecológico fundamental como dispersor de sementes. Ou seja, sua função na natureza é importantíssima, na preservação de florestas.  Desde que chegou ao Pedi, Logan tem sido cuidadosamente condicionado pelos biólogos.

Lobo-guará Logan ganha festa de aniversário no Parque Estadual de Dois Irmãos, dom diversões para a criançada

Ele aprende a obedecer a comandos essenciais para facilitar seu manejo e sua adaptação para um recinto mais espaçoso e confortável. O aniversário contará com uma programação especial que promete oferecer atividades educativas e divertidas para os visitantes de todas as idades. Uma das atividades destaque da programação é o “jogo das argolas”, em que perguntas sobre o Lobo-Guará serão feitas e os participantes receberão argolas para tentar acertar o cone a cada resposta correta. Além disso, haverá uma oficina de pintura corporal, onde as crianças poderão receber pinturas com moldes, aprendendo mais sobre as espécies enquanto se divertem, jogos e enriquecimento temático com o animal.

A programação do aniversário de Logan no Parque Estadual de Dois Irmãos é uma boa oportunidade para aprender sobre a importância da conservação da biodiversidade e se divertir em família. O lobo-guará é uma das atrações turísticas no estado de Minas Gerais. É que os visitantes do Santuário do Caraça fazem plantões à noite, onde esperam que os animais se aproximem em busca de alimento, ali colocados por religiosos da Província Brasileira da Congregação das Missões, que respondem pelo Santuário, que fica entre os municípios de Cata Altas e Santa Bárbara. Já no Paraná e na Bahia, há iniciativas de preservação da espécie, e até bebês vêm nascendo em cativeiro e preparados para viver na natureza. Também já houve reintrodução de animais, com os mamíferos sendo monitorados por chips que lhes foram colocados por pesquisadores e biólogos.

Leia também
Parecem totós,mas são dois filhotes de lobo-guará, espécie ameaçada de extinção no Brasil
Ameaçado de extinção, lobo guará é alvo de projeto de conservação e é reintroduzido à natureza
Quem lembra do lobo-guará?
Santuário do Caraça: história, natureza generosa e cerimônias religiosas na Semana Santa 
Capivaras de volta às margens do Capibaribe?
Em meio à pandemia, capivaras voltam à natureza
Pandemia e a volta das capivaras
Capivara assustada e ferida no mar
Capivara resgatada volta à natureza
Pedreiro salva capivara,empurrando carro de mão por oito quilômetros
Capivara é resgatada em Olinda
Capivaras aparecem no asfalto perto na Jaqueira.
Animais voltam à natureza na pandemia

Exploração  irregular do Rio Jacuípe afugenta peixes, jacarés capivaras. Cadê a fiscalização?
Pernambuco: Fauna inclui esquilos
Antas ajudam na regeneração de matas
Onças-pardas da Mata Atlântica
Gatinho órfão recolhido em 2016, onça puma volta para a caatinga 
Parecido com bichano doméstico, bebê de gato-do-mato é resgatado
Gato mourisco confundido com bichabo comum é socorrido pela CPRH
Ameaçada de extinção, jaguatirica é resgatada no Agreste
Jaguatirica que apareceu ferida na Zona Norte do  Recife voltou à natureza
Jaguatirica perdida é resgatada
Mães humanas de guariba, harpia e tamanduá mirim ganham homenagem
Jaguarandi é resgatado em residência
Achado bebê, Diego já é um rapaz

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Semas-PE / Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.