Josildo Sá comemora 60 anos, com festa no Mercado da Boa Vista: “Na Emenda”

Compartilhe nas redes sociais…

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Felicidade, que tal falarmos de uma pessoa feliz? Feliz com a vida que leva, feliz com as origens e os primeiros convívios com os cantadores e poetas da Caatinga, feliz quando sobe ao palco, feliz com as amizades, com a vida dedicada à música. Estamos falando do sertanejo Josildo Sá, que está comemorando os seus 60 anos nesse sábado (22/3), em meio a uma multidão de fãs e amigos, lá no sempre movimentado Mercado da Boa Vista. Que, no fim, é uma grande família.

E a festa tem até nome: “Na Emenda”, que é – como ele diz – quando “há a despedida da ressaca do carnaval para a entrega do São João”. Josildo Sá está mais à vontade do que nunca, em meio ao burburinho do mercado público, que ele curte muito. Principalmente o do Boa Vista, onde costuma  bater ponto  e aparece amanhã à tarde, em muito boa companhia: Silvério Pessoa, Nena Queiroga, Charles Theone, Vanessa Oliveira e o sanfoneiro e compositor Ítalo Costa. O início do encontro, no entanto, será animado pelo DJ Gilson Martins. Todo mundo está convidado. E o início da festa está previsto para o meio-dia. Vai dar de tudo, de frevo a forró.

Cantor Josildo Sá comemora os 60 anos em meio a amigos e fãs, no Mercado da Boa Vista

“Vou cantar também um revival de minha carreira, música de seresta, canções da MPB,  pois não é um show mas uma festa de aniversário, então a programação é mais livre, da  passagem dos ritmos carnavalescos para os juninos, ‘na emenda’. Estou muito contente feliz, pelos 60 anos, e 27 anos de vida  artística. Mas o propósito é ver os amigos, trocar abraços, distribuir alegria e felicidade, nesse show com amigos e frequentadores do mercado”, diz Josildo. “Estou fazendo um agradecimento à minha vida, a essas pessoas, que têm me acompanhado e são meus amigos”.

Por que o artista escolheu um local público, o Mercado da Boa Vista, para o “Na emenda”, a fim de comemorar o aniversário de data tão redonda? Josildo nasceu em Tacaratu, cidade localizada a 450 quilômetros do Recife, conhecida pela produção artesanal de redes, mantas, pela arte ancestral das loiceiras pankararus de sua terra. O Sertão, como se sabe, é rico na arte da viola, da sanfona, do forró, dos cantadores, das feiras, dos cordéis. E é de lá que o artista traz  sua poética e a vivência do comércio popular.

“O Mercado da Boa Vista, como qualquer outro, me remete às feiras populares, ao mercado público do interior, onde se vende cereais, frutas, cestarias, potes de barro, bonecas de pano, abanadores para fogareiros, verduras. Neles, também se vende sempre uma  cachacinha para se beber com amigos, inclusive nas festas religiosas, quando o movimento do comércio no Sertão é ainda maior. Então, o mercado público –mesmo no Recife – me remete às bodegas do interior e até às festas de padroeira, diz. Josildo Sá começou sua vida artística em 1998. Desde então, lançou oito discos, incluindo dois DVDs.

Nos links abaixo, mais informações sobre o artista Josildo Sá, sobre sua terra (Tacaratu) e sobre o Mercado da Boa Vista. E o mini vídeo abaixo, é de Genival Paparazzi, que foi prestigiar a festa.


Leia também
Josildo Sá, Leopoldo Nóbrega, Galo da Paz: ligações artísticas e afetivas com Tacaratu
Josildo Sá movimenta o Poço das Artes, no Poço da Panela, na noite dessa sexta-feira
Pátio de São Pedro: Dia de sextar com Josildo Sá
Forrozeiro bom e no samba de latada, Josildo Sá levanta a poeira no Tacaruna
Josildo Sá canta em todos os ritmos
Josildo Sá e Silvério Pessoa, o encontro do canavial com a caatinga
Banda Sinfônica e Josildo Sá se apresentam no Parque em ritmo junino
Banda Sinfônica lembra Jackson do Pandeiro com Josildo Sá
As  loiceiras de Tacaratu e sua arte de produzir a mão os utensílios de sua cozinha ancestral
Começa na quarta a Fenearte: Loiceiros de Pernambuco – a arte da terra, poesia nas mãos”
Loiceiras e Circuito Fenearte, com ocupação de novos espaços são novidades da Fenearte
Mercado da Boa Vista é repaginado e ganha mil sombrinhas de frevo
Mercado da Boa Vista é repaginado

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo particular / Josildo Sá

One comment

  1. Josildo Sá é um artista incrível! Faz um samba de latada muito bom( fez grandes apresentações com Paulo Moura).
    E além do mais irradia alegria e simpatia.
    Parabéns !

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.