“Não existe Novo Recife. Nossa cidade é, e sempre será, uma só”

Compartilhe nas redes sociais…

Leitores do #OxeRecife, em sua maior parte, reagiram mal à demolição – agora suspensa –  das edificações no Cais José Estelita, onde o Consórcio Novo Recife vai construir treze prédios, incluindo duas torres de 37 andares. A maioria das mensagens lamenta a mudança da paisagem no tradicional bairro de São José, cujos velhos telhados já vêm sendo ofuscados pelas chamadas e desproporcionais Torres Gêmeas. Mas há, também, quem associe as ruínas do antigo parque ferroviário a decadência e marginalidade. O #OxeRecife dividiu as opiniões em duas postagens, já que elas somam muitas. Primeiro, a turma do contra. E, ainda hoje, haverá postagem com opiniões de leitores a favor do empreendimento.

A demolição de edificações no terreno de mais de 100 mil metros quadrados que pertenceu à antiga Rede Ferroviária Federal começou na segunda-feira, quase no mesmo momento que era divulgado o alvará autorizando o início dos trabalhos. Mas foi suspensa na terça, por ordem judicial. A repercussão do início das obras e de sua interrupção também foi imediata: nas redes sociais, nas organizações não governamentais, entre os políticos. E, no Blog, entre os leitores.  Trazemos algumas  opiniões dos leitores que são contra. “Lamentável, como sempre, o dinheiro fala mais alto”, afirma Ana Flávia Soares, no Facebook do #OxeRecife, criticando a implantação do empreendimento imobiliário.

“Prédios, prédios, prédios, Recife cidade de concreto”, afirma Ana Guadalupe. “Lamento, para dar lugar a espigões envidraçados”, reclama Thelma Siqueira Linhares. Marcelo Miranda acusa ” abandono do patrimônio que era de todos”.  Afirma que a demolição dos armazéns é “resultado de anos e anos de descaso com o transporte ferroviário”. Shayna Sued diz ser “Muito triste, isso”. Para Márcio Romão, o complexo imobiliário ali “é lamentável para nossa cidade… cada dia os prédios invadindo áreas proibidas”.

Para o leitor Márcio Arruda, “a memória deve ser preservada sim”. E critica: “O espaço será destinado a ricos empresários e a população será discriminada”. Depois, indaga: “Para que serve um complexo com treze torres?”. Para Márcio, “não existe esse Novo Recife. Acorda, povo. Nossa cidade é e sempre será uma só. Não existe separação”.  Sandra Cavalcanti critica o fato de a Prefeitura anunciar que vai recorrer da decisão judicial que suspendeu a demolição. “A Prefeitura do Recife vai recorrer??? É o fim dos tempos. Se escancarou a esculhambação? E as empresas do consórcio é quem devem esclarecer seu projeto à Justiça. O projeto é privado. A prefeitura vai gastar dinheiro público, defendendo interesses privados”? O #OxeRecife vai voltar a tratar da opinião dos leitores que são a favor do polêmico projeto imobiliário

Leia também:
E agora, Novo Recife?
Novo Recife empatando tua vista
Prefeitura recorrerá pelo Novo Recife
Cais José Estelita começa a virar pó
Novo Recife preservará 28 armazéns? 
Ministério Público e Tribunal Regional não se entendem sobre Novo Recife

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: MPF (Arquivo #OxeRecife)

Continue lendo

Patrimônio histórico: Raquel Lyra destina R$ 3,2 milhões para Museu do Trem

No caminho para o Pátio de São Pedro: Mictório e esgoto na Rua do Fogo

Sessão Recife Nostalgia: Nos tempos que realmente girava a Ponte Giratória

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.