Parece uma pequena leoa. Mas na verdade é um filhote de gato-mourisco, também chamado de jaguarundi (Puma yagouaroundi), espécie de felino silvestre de maior distribuição geográfica no Brasil. O fofinho da foto estava em uma residência, no bairro Jardim Bela Vista, no município de Caruaru, localizado a 130 quilômetros do Recife.
O animal foi inicialmente capturado por soldados do Corpo de Bombeiros, e em seguida levado para a sede da unidade de conservação Parque Natural Municipal Professor Vasconcelos Sobrinho, que fica na Serra dos Cavalos, também no Agreste Central. Logo em seguida, o Parque acionou a Agência Estadual do Meio Ambiente (Cprh) para condução do felino até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Tangara), da Cprh.
Em Pernambuco, o Cetas é o órgão oficialmente responsável por acolhimento, reabilitação e reintrodução de animais silvestres à natureza. No nosso estado, o gato mourisco ocorre na Mata Atlântica e também na Caatinga, onde é mais comum inclusive em áreas de vegetação arbustivo arbórea mais densa. Não é a primeira vez que felinos selvagens aparecem em áreas urbanas no Estado. Até na Zona Norte da Capital já apareceu uma jaguatirica.
Já houve caso até de gato mourisco ser confundido com bichano doméstico. Além do gato mourisco, outros felinos ocorrem no nosso estado: onça-parda (Puma concolor), jaguatirica (Leopardus pardalis) e gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus). O filhote já está no Cetas, onde recebeu os primeiros cuidados de veterinários e biólogos. Quando estiver crescido, será reintroduzido à natureza. A Cprh não escalareceu se o animal estava em cativeiro doméstico ou ou se invadiu a residência, como já ocorreu anteriormente no nosso estado.
Abaixo, você vê curiosidades sobre felinos no nosso estado, onde geralmente os bebês são confundidos com bichanos domésticos.
Leia também
Gato mourisco confundido com bichano
Gato-mourisco ameaçado é atropelado
Parecido com bichano doméstico gato-do-mato é resgatado: “leopardus”
“Gatinho” órfão, achado em 2016, onça puma volta para a caatinga
Achado bebê, Diego já é um rapaz
Onça bebê é resgatada no Sertão
Onça puma volta saudável para a caatinga
Gato mourisco confundido com um bichano é socorrido pela Cprh
Jaguatirica perdida é resgatada
Jaguatirica que apareceu ferida na Zona Norte já voltou à natureza
Jaguatirica resgatada na Zona Norte
Ameaçada de extinção, jaguatirica é resgatada em estrada do Agreste
Diego já é um rapaz
Três novas unidades de conservação têm animais ameaçados de extinção
Morre de câncer leão que teve garras arrancadas
Animais queimados chegam ao Cprh
Pedreiro salva capivara empurrando carro de mão por oito quilômetros
Capivara resgatada volta à natureza
Cprh devolve 4.308 animais à natureza
Animais: “Eles precisam de nós“
Árvores queimadas quase matam tamanduá
As flores da caatinga em exposição
Estação ecológica: plantio de maconha e extermínio de tatus
Caatinga, bioma único comemora oito anos de estação ecológica no Sertão
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Cprh / Divulgação