Jacarés-do-papo-amarelo retornam à natureza no Açude do Parque Estadual de Dois Irmãos

No auge da pandemia, eles deram o que falar. Com as ruas desertas durante o lockdown, muitos animais silvestres ocuparam calçadas, asfalto, parques. Capivaras, por exemplo, foram vistas até no calçadão da praia de Boa Viagem, um dos bairros mais urbanizados do Recife. E também nos jardins de áreas públicas, como a Avenida Beira Rio, na Torre. Ou em espaços privados,  como o gramado do Hospital Esperança. Jacarés também foram vistos passeando em locais inusitados.

Um deles atravessou tranquilamente a Avenida Dezessete de Agosto, próximo ao Açude de Apipucos e até viralizou nas redes sociais. Fez seu percurso entre o Rio Capibaribe e o lago, sem ser incomodado. Mas nem sempre é assim. Em março de 2020, por exemplo, o  Parque Estadual de Dois Irmãos recebeu cinco jacarés-de-papo-amarelo. Eles tinham poucos meses de vida, estavam muito debilitados, tinham até mutilações. E estavam desnutridos. Desde então, foram monitorados por biólogos e veterinários do PEDI, com acompanhamento nutricional, comportamental e a saúde foi vigiada de perto.

Agora, acabam de passar por uma série de exames como eletrocardiograma, raio x, biometria (medições de tamanho e peso) e foram  chipados e marcados. Tudo porque os cinco estão sendo devolvidos à natureza, nessa terça-feira (01/11).  A devolução é feita por técnicos do PEDI e de estudantes do Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis, sobre a coordenação da Professora, Jozélia Correia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco. A informação é da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco – Semas-PE.

Leia também
Susto: jacaré achado em quintal
Entre a rua, a vacina e o jacaré
Jacaré no asfalto está ficando comum
“Jacaré na rua não é fato inusitado”
Jacarés urbanos liberados na Mata Sul
Fauna urbana: Dona Noêmia e o jacaré “amigo” do Açude de Apipucos
Fauna silvestre cada vez mais urbana
A peleja de Princesa com o jacaré
Chuvas: Jacarés ganham as ruas do Recife mas Cprh os devolve à natureza
Jacarés liberados em Dois Irmãos
Chuvas levam jacarés às ruas
Resgate de jacaré desorientado no mar
Jacarés urbanos voltam à natureza
Em meio à pandemia, capivaras voltam à natureza. E outros animais também
Pandemia e natureza: Animais ocupam áreas urbanas vazias

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Semas-PE/Divulgação

 

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.