Horta Comunitária de Casa Amarela a caminho de virar Praça e a festa de aniversário de Samuka

Está vendo essa gracinha aí da foto? É o Samuka “El Deir”, “filho” de Aída El Deir. O  beagle está completando dois anos, e a “mãe” acaba de convocar via zap os amigos e “colegas” do totó para a festa de aniversário, que será hoje à tarde (15h), na Horta Comunitária de Casa Amarela, que está a caminho de virar praça. A festa seria no dia 19 de dezembro, mas foi adiada, devido às fortes chuvas registradas na terça-feira (19/12).

“Convidando amigos e pAUrentes para comemorarmos juntos no parcão, ao lado de minha casa, onde cantaremos parabéns com bolo pet de batata doce, ração, cenoura e biscoitos decorados”. Pergunto se Samuka é vegano, mas a “mãe” informa que não. Mas que a dieta do cãozinho é balanceada, e que inclui inhame, batata doce, cenoura e beterraba. A festinha para Samuka tem também o objetivo de assinalar a importância da Horta, que foi implantada em 2015, depois da mobilização dos próprios moradores, que cansaram de esperar pelo poder público.

Criada por esforço dos próprios moradores, Horta Comunitária de Casa Amarela pode virar praça e ganhar parcão

A Horta fica em um local próximo ao Sítio da Trindade. O terreno vivia abandonado, cheio de entulhos e lixo, embora na burocracia municipal a área fosse tida como uma praça. Cansados de esperar pela Prefeitura, os moradores do entorno colocaram mãos à obra e transformaram o que era um terreno sujo em área verde e de convivência. Agora, os responsáveis pela Horta conseguiram mais uma vitória, pois a área pode virar praça.

É que a Vereadora Cida Pedrosa (PC do B) – que desde o início apoia a mobilização da comunidade – enviou requerimento já aprovado pela Câmara Municipal, para a Emlurb (Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana) e a URB (Autarquia de Urbanização do Recife) para elaboração de projeto para criação de um ParCão e uma praça no espaço em que está a horta, na Rua Professor Souto Maior. O ParCão existe, mas é precário e a população quer mais diversão para seus totós. No requerimento, Cida lembra os esforços desenvolvidos pela população para transformar área abandonada.

“Ressalto que a própria comunidade se organizou e criou um espaço de lazer na localidade,  contudo, sem estrutura  e verba, assim, requeremos que a Prefeitura  do Recife contribua com este importante espaço público para os moradores, fruto da mobilização e ação da comunidade”.  Vamos torcer para que aconteça. Pois a comunidade zela pelo espaço, mas não conta com verbas nem máquinas dos órgãos públicos. Tomara que que a festa de Samuka seja a primeira de muitas outras, não só dos caninos mas também dos humanos. Geralmente a Horta Comunitária também sedia feirinhas, e festas de época como o Carnahorta (no carnaval) e forrós juninos.

Leia também
Horta de Casa Amarela faz festa no domingo para comemorar sete anos
Festa com muito frevo na Zona Norte: o carnahorta da horta comunitária de Casa Amarela
Horta de Casa Amarela comemora cinco anos de vitória da comunidade

Isso pode ser chamado de avenida?
Horta urbana sai com Bloco Carnahorta
Carnahorta : põe verde na democracia
La Ursa Secreta e a Carnahorta
“Isso não é um assalto, é horta no asfalto”
 
Carnahorta: Põe verde na democracia
Casa Amarela em campanha pela horta
Casa Amarela cada vez mais cidadã
Sementes que brotam na Zona Norte
Horta urbana: três anos com festa
Exemplo para o poder público
Casa Amarela pede socorro
Casa de Dulcineia tem encontro “Vem cantar” com microfone aberto e Zé Rocha como convidado
Isso pode ser chamado de Avenida?
Casa Amarela pede socorro
Casa Amarela: Por que não uma praça?
Enterrem meu coração na curva do rio
Arborização solidária em Casa Amarela

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação e Letícia Lins/ Acervo #OxeRecife

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.