Com as Zonas Norte e Oeste do Recife hoje totalmente tumultuadas com blocos que arrastam multidões e utilizando os famigerados trios elétricos – nada como procurar o conforto de uma agremiação mais amena, em outro canto da cidade. E a pedida é cair no frevo, com orquestra com o pé no chão, no Centro. A sugestão do #OxeRecife é O Grito da Véia, que se concentra logo mais, na Rua Velha, com saída prevista às 16h desse sábado pelas ruas do bairro da Boa Vista.
O Grito da Véia desfila há quinze anos. E a concentração é em frente à sede da ONG ambientalista Civitate, que fica no número 252 daquela artéria. Durante o desfile, a orquestra de frevo faz uma pausa, quando chega na esquina do Beco do Veras com a Travessa João Ribeiro, para dar passagem e ouvir os batuques do Maracatu Nação Oxalá, que é formado por crianças do bairro do Coque. Depois, a turma segue para o Mercado da Boa Vista, um dos pontos tradicionais de encontro de agremiações carnavalescas daquele bairro. Na Rua da Alegria, o bloco para para receber tradicionais Beijos de Luzia, que são docinhos feitos com a a receita original da década de 1930.
Agora prestem atenção: O Grito da Véia é o único bloco carnavalesco que possui certificado ambiental (grifo por conta do Blog) . E o possui desde os seus primeiros anos de existência. Isso “significa que todos os anos faz compensação pelas emissões de carbono e prioriza a inclusão social e de gênero, homenageando os moradores das ruas por onde passa”, diz Jacques Ribemboim, fundador da Véia. Palmas para ele, assim como para Miriam Brindeiro, Melquíedes Montenegro e Paulo Cabral, também fundadores da agremiação. Anote o percurso: Beco do Veras, Travessa João Ribeiro, Praça Maciel Pinheiro, Rua do Aragão, Pátio de Santa Cruz, Apoteose no Mercado. As camisetas custeiam a despesa do bloco, que não aceita de jeito nenhum verba oficial. Viva a Véia? Vamos lá?
Serviço : GRITO DA VÉIA 2017,
Kit camiseta R$ 30,00 (camiseta+batida de limão)
Desfile com orquestra de frevo e gritaria pelas ruas da Boa Vista.
Saída do bloco: 18/02 (sábado), a partir das 15 h, Rua Velha, 252
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Divulgação / Grito da Véia

O Grito da Véia neste ano gritou alto! Se esgoeleou! Uma farra, uma alegria só! Viva a Boa Vista! Viva o autêntico carnaval de rua!