Os mercados públicos de Casa Amarela e da Boa Vista estão animados no sábado (8/2). É que a Lúden Cia de Dança (grupo pernambucano) conclui a temporada do espetáculo itinerante CicloFrevo é Brega, com apresentações nas unidades da Zona Norte e da área central do Recife. No primeiro, a turma chega às 10h50m. Na Boa Vista, às 12h30m.
De acordo com a companhia, trata-se de vivência de arte, cotidiano, cultura e lazer, que sempre começa pelo desfile de bicicletas nas ciclofaixas e ruas da cidade, destacando as vertentes do brega funk e romântico, a sua resistência e a inovação das periferias. A programação é gratuita, com classificação livre e intérpretes de libras para comunidade surda.
“A apresentação começa com desfile de bikes ao som de uma diversidade de bregas, executado por uma bicicleta sonora, oito intérpretes representando ícones da dança e música do respectivo gênero pelas ruas da cidade do Recife, realizando paradas nos mercados públicos dançando, contando e cantando histórias do povo recifense”, explica o produtor cultural José Valdomiro (Minininho), também responsável pelo roteiro e concepção do espetáculo.

O CicloFrevo acontece em parceria com a Conviva Mercados e Feiras – Autarquia Municipal, além de ter o incentivo público pelo edital Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura), Fundarpe. E tem sido realizado com duas apresentações por data: 31/01 (Mercado de Água Fria, às 10h50; Mercado da Boa Vista, às 12h30); 01/02 (Mercado da Encruzilhada, às 10h50; Boa Vista, às 12h30); 02/02 (Boa Vista, às 10h30 e 12h30); 08/02 (Mercado de Casa Amarela, às 10h50; Boa Vista, às 12h30).
As inspirações do CicloFrevo é brega estão nas performances do gênero, nas referências das próprias comunidades e nos modos das relações com a periferia. O espetáculo dialoga diretamente com temáticas racial, social, de gênero, política, cultural e educativa. “A companhia existe desde 2008, com o objetivo de contribuir, por meio das expressões da cultura popular, especialmente das danças, para o fortalecimento, divulgação e preservação dos patrimônios culturais e imateriais, tais como o Frevo e agora o Brega”. O projeto “CicloFrevo” consiste em apresentações itinerantes de passistas-ciclistas em vias cicláveis. De 2022 até agora, realizou apresentações com diversas temáticas: “Onde está o Boi do CicloFrevo”, encenado no período de natal; “Junino no São João da Capital”, apresentado no ciclo junino do Recife e de Caruaru. Acesso: todas as apresentações são gratuitas e possuem intérpretes de libras.
Nos links abaixo, mais informações sobre mercados públicos.
Leia também
Mercado da Boa Vista é repaginado e ganha 1 mil sombrinhas de frevo
Secular, Mercado da Boa Vista está repaginado
Mercado da Boa Vista agora vai?
Sessão Recife Nostalgia: Como era lindo o bairro da Boa Vista
Mercado de São José, o segundo mais antigo ainda de pé do Brasil, entra em reforma
Casa Amarela: Pátio da feira bonito, com estrutura sofisticada e… cheio de goteiras
Recém inaugurado, Pátio da Feira de Casa Amarela já precisa de reparos
PAC: Vem aí dinheiro para 27 obras no Recife, incluindo restauração do Mercado de São José
Mercado da Encruzilhada em festa
Domingo triste,com Mercado da Encruzilhada em cinzas
Mercado da Encruzilhada: concluídas obras de área atingida por incêndio
Mercado da Encruzilhada reabre na quarta-feira
Mercado da Madalena ainda escorado. Só não se sabe o motivo
Mercado da Madalena: Depois da reforma, escoras para não cair
Mercado da Madalena e Praça Solange Pinto exigem mais cuidado
A “reforma” no Mercado da Madalena
Mercado da Madalena, nova obra. Novo problema?
O Mercado da Madalena melhorou?
Bagunça no Mercado da Madalena
Praça excluída da reforma do Mercado da Madalena
A polêmica obra concluída. Concluída?
Praça cada vez pior no na Madalena
Em defesa de nossas praças
Ricardo Brennand, Frans Post, Eckhout, Mercado da Madalena e pandemia
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Wanderley Aires / Lúden Cia de Dança