Ameaçado de ser demolido – a Prefeitura de Nazaré da Mata só voltou atrás, depois da repercussão da notícia publicada no #OxeRecife, em fevereiro de 2023 – o Parque dos Lanceiros, está em movimento, neste sábado, 24/7, naquela cidade, localizada na região canavieira. É que ali acontece o Festival Alvorada, reunindo grupos de maracatus de baque solto, coco de roda e ciranda. É a essência da sambada que está de volta, em espetáculos gratuitos que acontecem até domingo (28), de 19h às 6h da manhã.
O Parque dos Lanceiros fica à margem da BR-408, em Nazaré, a 65 quilômetros do Recife. Serão mais de dez horas de apresentações culturais, sem intervalo. Vejam só quem vai estar por lá: Maracatu de Baque Solto Leão da Boa Vista; Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante; Maracatu de Baque Solto Leão Formoso; e o Maracatu Cambinda Brasileira, que é Ponto de Cultura e Patrimônio Vivo de Pernambuco. Todos eles de Nazaré da Mata. Além desses, participa, também, o Maracatu Águia Formosa, da cidade de Tracunhaém.
Dentro da festa, haverá espaço para outras manifestações culturais da região canavieira, como a Ciranda Bela Rosa, do Mestre Bi; e o Coco de Fulô, ritmos reconhecidos como Patrimônios Culturais do Brasil, que traz, para o palco, suas danças, músicas e poesia, que refletem o amor, paixão e legado cultural do povo pernambucano, enriquecendo, assim, ainda mais a celebração. O evento nasceu após um movimento articulado dos brincantes dos maracatus de baque solto, que, em 2014, foram impedidos de festejar suas tradições, em virtude uma determinação de uma legislação, que estabelecia que a festa fosse apenas até às 2h da manhã.
A justificativa do documento envolvia preocupações com a ordem pública para evitar casos de violência. Contrariados pela decisão, os defensores da festa argumentaram que a portaria desrespeita a essência da celebração e tradição histórica, que desde os seus primórdios são realizadas durante à noite. A pressão popular juntamente com a classe artística foi legada à justiça, que resultou em pôr fim ao que constava no documento, devolvendo o direito à continuidade dos encontros de maracatus e de cultura popular no seu formato original, ou seja, até o dia amanhecer. E como o Parque fica em uma região mais isolada, o barulho será apenas motivo para a festa.
Leia também
Orquestra Som da Mata faz festa para preservar ritmos que são patrimônios culturais
Prefeitura de Nazaré da Mata volta atrás e desiste de demolir o icônico Parque dos Lanceiros
Atentado contra o maracatu rural: Prefeitura vai demolir o parque de lanceiros em Nazaré
Sandra Paro e o mosaico: o fascinante ofício de fazer arte quebrando e juntando pedacinhos
Livro: Pernambuco é campeão em manifestações culturais do Iphan
Maracatu rural movimenta RioMar
Maracatu rural: As mulheres guerreiras
Maracatu rural, maracatu nação, frevo, ursos, bonecos e até blocos líricos para a criançada
Carnaval diversificado: maracatus rurais, caboclinhos, afoxés
Projeto social apresenta a nova Orquestra de Câmara Pernambuco Centro de Convenções
Orquestra Criança Cidadã faz último concerto do ano
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Acervo #OxeRecife