Fechada desde 2024, Matriz de Santo Antônio é restaurada. Mas o Centro…

Compartilhe nas redes sociais…

Duplamente tombada – pelo governo federal via IPHAN (em 1937) e governo estadual, através da Fundarpe (em 1979) – a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio acaba de ser restaurada, e foi entregue hoje à população pela Governadora Raquel Lyra. O templo é datado de 1790, e levou três décadas para ser concluído.

A Igreja é considerada por especialistas como uma das mais significativas representantes do Barroco Colonial Brasileiro. Dispõe de oito altares, duas capelas de nave, consistório no andar superior, duas fileiras de tribunas e duas sacristias. Ao seu lado, fica a antiga Casa da Pólvora. Ela está situada no Centro do Recife, na esquina da Rua Nova com a Avenida Dantas Barreto, ambas no bairro de Santo Antônio, que vive processo de esvaziamento comercial e decadência, que afeta inclusive seus monumentos históricos e religiosos.

O templo já havia passado por reforma em 2018. As obras de restauração custaram R$ 3.845.605, recursos provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). E resultam de parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal. E contemplaram reformas em bens móveis, salão principal, nave e teto. De acordo com o Presidente do IPHAN, Leandro Grass, o estado conta com recursos federais na ordem de R$ 98 milhões para bens históricos  não só no Recife como em outras cidades do estado.

Á frente do templo restaurado fica a Praça da Independência, hoje degradada. Linda no século passado

No discurso, Raquel Lyra  citou outros prédios que já estão em obras ou em vias de restauração. Entre eles, o Liceu de Artes e Ofícios (Praça da República) e o Cinema São Luiz (Rua da Aurora), além da antiga sede do Diário de Pernambuco (Praça da Independência), todos no centro do Recife. Citou, ainda, o Mosteiro de São Bento e a Fábrica Tacaruna, ambos na cidade de Olinda. Na verdade, Raquel tem mostrado preocupação maior como patrimônio histórico e arquitetônico da cidade do que os seus antecessores.

Vamos torcer que no Centro do Recife, as restaurações de prédios históricos contribuam para melhorar a  triste paisagem atual e aumentar a frequência da população, pois aquela área da cidade está totalmente abandonada pela gestão municipal que anuncia propostas milionárias para combater o esvaziamento do centro – como a “privatização” do bairro de Santo Antônio – mas esquece de cuidados básicos para amenizar a paisagem , onde imperam  desordem na ocupação de espaços públicos, lixo sobrando, esgotos estourados e calçadas repletas de armadilhas para os pedestres. A Praça da Independência, por exemplo, está a merecer um bom banho de loja. Pelo menos, para fazer jus ao templo restaurado.

Nos links abaixo, mais informações sobre a Matriz de Santo Antônio e outras reformas em andamento ou anunciadas pela Governadora Raquel Lyra.

Leia também
Restaurada em 2018, Matriz de Santo Antônio vai fechar de novo para recuperação
Matriz de Santo Antônio: Xô, vândalos
Ginásio Pernambucano terá prédio restaurado: 200 anos de história
Raquel mostra mais sensibilidade com patrimônio histórico do que seus antecessores
Olinda: Chalé que foi de Maurício de Nassau sem nunca ter sido está à venda
Chalés das Quatro Marias a caminho da restauração, mas processo demora
Chalés do Carmo não serão do Elefante de Olinda. Veja a nova sede do clube
PAC: Raquel anuncia restauração do Mosteiro de São Bento, em Olinda
Icônico prédio do Ginásio Pernambucano vai passar por restauração
Raquel anuncia restauração de bens imóveis no Recife, Olinda e Noronha
Raquel anuncia, de uma só tacada, três intervenções no esvaziado centro do Recife
Governadora anuncia restauração do Liceu de de Artes e Ofícios e da Fábrica Tacaruna
Território de João Campos, Recife com fios embutidos por iniciativa de Raquel
Raquel marca presença em eventos culturais e faz a diferença no setor

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: EMachado / Acervo #OxeRecife

 

Continue lendo

“Vem Passarinhar Recife” fecha o ano com décima edição: Praça da República

Censura a Padre Júlio Lancellotti deixa brasileiros indignados: abaixo-assinado

Jardim histórico e tombada pelo IPHAN, Praça do Derby sofre degradação

Um comentário

  1. Lindo de se ver nossa Matriz de Santo Antônio revitalizada. Quanto as ruas do Recife, como os Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo em Sociedade Alternativa e Desalinhada do processo Existencial e Histórico do Recife, insistem em desprezar a Cidade do Recife desde seu nascedouro, nem falo ou comento, lamento. Acho que é o excesso de viagens para passear e gastar dinheiro público que fazem nossos Dirigentes fecharem os olhos para a origem da Cidade. Lindo trabalho do Governo do Estado e IPHAN, e vamos recuperar os Monumentos Históricos do Recife, urgentemente. Quem é Católico praticante e assistiu Missas nesta Igreja de Santo Antônio, jamais vão se esquecer das Oratórias do Monsenhor Severino Nogueira, um dos maiores Oradores Sacros do Brasil, e, que residiu na lateral da Igreja voltada para Rua Matias de Albuquerque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.