Elisa Volpatto, da série “Bom dia, Verônica”, na Cobogó das Artes

Compartilhe nas redes sociais…

Idealizador da Cobogó das Artes – que tem por objetivo democratizar o acesso a cursos de artes, música, cinema, teatro – o cineasta Adriano Portela (Recife Assombrado) recebe, nessa terça-feira (10/11), a atriz Elisa Volpatto para um bate-papo, às 19h, que será transmitido pelo Instagram da Cobogó das Artes (@cobogodasartes). Atualmente Elisa vive a delegada Anita, na série Bom dia, Verônica (exibida pela Netflix). E o tema no encontro será justamente a preparação para personagens de impacto. Elisa, que também atuou na recente minissérie Assédio, da Rede Globo, esteve ano passado no Recife com o espetáculo Pulso (direção de Vanessa Bruno), a partir da criação e pesquisa do Grupo Vulcão, de São Paulo.

A ponte e produção da peça na capital pernambucana foram feitas por Adriano Portela e por sua equipe da Cobogó das Artes/Portela Produções. “Eu estava fazendo cursos de atualizações no Rio de Janeiro quando fui ao teatro assistir a peça da Elisa. Na hora pensei, o Recife precisa ver este espetáculo”, conta Portela. O monólogo trata da vida e obra de Sylvia Plath (1932-1963),  contista, romancista e poeta americana, que teve vida conturbada e terminou se matando,  aspirando gás enfiando a cabela no forno fogão de casa, cuja torneira deixara aberta.

Já a Cobogó das Artes é um projeto artístico social que fica na periferia da cidade. É um espaço de iniciação a todas as categorias artísticas (teatro, dança, cinema, música, artes plásticas etc.), que desde 2017 vem contribuindo com a cultura do estado. “Quando Elisa e suas companheiras do Vulcão estiveram no Recife, elas ministraram, de forma gratuita, uma oficina teatral para os estudantes da Cobogó”, lembra Portela.   O primeiro espetáculo da Cobogó foi Lisbela e o Prisioneiro (direção de Rafaela Quintino, uma das fundadoras do projeto Cobogó), do pernambucano Osman Lins.

O espaço também já produziu a comédia Lua de Sangue e o infantil Como se fora brincadeira de roda, ambos do dramaturgo Robson Teles e o famoso musical A Família Addams (2019). Todas as três são divertídissimas. O objetivo da escola, segundo Rafaella Gomes, diretora de Produção, é ocupar tanto a mente dos adolescentes da comunidade como levar a arte para quem estiver interessado e que, por vezes, encontra muita dificuldade de acesso, o que inclui a dificuldade financeira.

A instituição fica no bairro de Areias. “Essa localização nos permite alcançar o entorno dos outros bairros periféricos, como Barro, Jardim São Paulo, Estância, Tejipió além das comunidades mais próximas como Chico Mendes, Caçote, Iraque”, diz Camylla Herculano, psicóloga e figurinista do projeto.  Em 2020, o grupo pretendia encenar quatro espetáculos. Mas o cronograma sofreu atraso, por conta da pandemia e alguns dos projetos tiveram de ser adiados.  Se não fosse pelo coronavírus, os palcos do Recife teriam abrigado quatro espetáculos da Cobogó das Artes, entre janeiro e dezembro: Perdoa-me por me traíres (de Nelson Rodrigues);  Macbeth e Sonho de uma noite de verão (de William Shakespeare); Pode ser que seja só o leiteiro lá fora (de Caio Fernando Abreu); e Cárcere (de Kléber Valentim). Os dois primeiros ficaram para 2021.

Leia também:
Palco ganha Clarice Lispector e Sylvia Plath
Cobogó das Artes solta os vampiros em “Lua de Sangue”
Lua de Sangue chega em Olinda
Cobogó das Artes solta os vampiros  de Lua de Sangue no Apolo
Família Addams desembarca no Recife
Olha! Recife e Mamam : Lendas urbanas
Cobogó das Artes começa sábado
Cobogó das Artes tem cursos de férias
Só dá mulher em “Lisbela e o Prisioneiro”
Lisbela e o Prisioneiro” está de volta
Marcha Fúnebre, de Osman Lins, tem exibição no Arquivo Público
O mergulho na obra de Osman Lins
Palco ganha Clarice Lispector e Sylvia Plath
 

Serviço:
Escola Social Cobogó das Artes
Rua Oiticica Lins, 134, Areias. Recife – PE
Site: https://www.portelaproducoes.com.br
Face: https://www.facebook.com/cobogodasartes/
Instagram: https://www.instagram.com/cobogodasartes/
E-mail: cobogodasartes@gmail.com

Continue lendo

Histórico, “Um grito parado no ar” entra em cartaz no Hermilo Borba Filho

Zona Sul ganha três pontilhões em 2025, e terá nova ponte em 2026

Mercado de trabalho: Senai Pernambuco oferta cursos gratuitos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.