Dia do Leão tem programação especial

Compartilhe nas redes sociais…

Há datas comemorativas para tudo. Dia dos Pais, das Mães, das Crianças, dos Namorados, das Mulheres, do Jornalista, do Carteiro, dos santos, dos orixás. Para comemorar a natureza, também. Há Dia de Terras Úmidas, do Planeta, das Águas, Dia Mundial Sem Plásticos. E há, ainda, as datas dedicados aos bichinhos. Animais como orangotango e hipopótamo têm também o seu dia. Mas nesse 10 de agosto, o que se comemora, mesmo, é o Dia Mundial do Leão, o imponente Rei dos Animais. A data  foi instituída para chamar a atenção da comunidade global para a necessidade de conservação desse animal em todo o mundo. Infelizmente há quem goste de exibi-los como troféus de caça. E isso é muito triste. O leão sobrevive na África e na Ásia, embora já tenha desaparecido de algumas regiões desses continentes.

Para celebrar a data de animal tão imponente, o canal National Geographic preparou o Especial Leões: Supremacia e Poder. As exibições têm início hoje nos canais por assinatura e também nas redes sociais. E ocorrem entre 10 e 28 de agosto, sempre,às 19h30m.  Já o Nat Geo Wild exibe no dia 10 de agosto, às 19h45, o documentário Quando os Filhotes se tornam Reis que mostra a vida de dois filhotes lutando para serem os reis do seu grupo. Particularmente, adoro assistir documentários sobre a natureza, pois há dias que a programação de filmes em canais pagos é bem inferior à nossa expectativa. Já estou cheia de ver carro correndo, voando e pagando fogo, cenas quase obrigatórias nos filmes americanos. Já na  programação  sobre a natureza, tirando alguns apresentadores exibicionistas – como os que se dedicam à caça de cobras – os documentários sempre agradam.  A vida dos animais silvestres nos mostram fatos curiosos, vivam eles nas regiões geladas ou no deserto.  Diversão boa, nesses tempos de isolamento social devido à pandemia, quando só nos resta mesmo a leitura e a TV como diversão em casa.

Então, anote os dias com respectivas programações desta semana:
10/08 – Guerra de Leões: Cinco grupos de leões na África competem pela escassa comida e cada um desenvolveu seu próprio estilo de caça. Seguiremos estes grupos vendo como atacam desde búfalos até girafas. Somente os mais astutos e capazes conseguirão sobreviver.
11/08 – Feras de Lakeshore: No fundo do coração da África está o Vale Zambeze. No centro desse lugar selvagem existe um grande lago, um paraíso como em nenhum outro lugar da terra. Aqui conhecemos três leões macho: Takunda, Gombwe e Zindoga.
12/08 – Os Leões do Deserto: Quando chove, chove muito em Nxai Pan no norte de Botsuana. Planícies exuberantes espalhadas com vastos rebanhos de antílopes se estendem até o horizonte. É um verdadeiro paraíso. Mas Nxai Pan é um lugar de duras contradições.
13/08  Leões de Okavango: Dos renomados diretores Dereck e Beverly Joubert, Last Lions leva-nos ao delta de Okavango, em Botswana, e acompanha a história repleta de suspense de uma leoa disposta a tentar de tudo – e a arriscar tudo – para manter sua família viva.
14/08  A Noite do Leão: Através de câmeras de infravermelho e visão noturna especialmente desenvolvidas, este documentário revela a verdade sobre o comportamento de caça do leão durante a noite. Filmado na mais completa escuridão, mas com cores vibrantes e uma fotografia noturna.
Nat Geo Wild – Quando Filhotes se tornam Reis
10 de agosto, às 19h45 Com a ajuda do seu irmão Max, Leo enfrenta as provas da vida e aprende o verdadeiro significado do poder e da liderança para se tornar o rei que sempre sonhou em ser.

Leia  também:
Viaje pelo Brasil Selvagem, Costa Brasileira sem sair de casa
Dia Internacional sem Sacos de Plástico. Vamos nessa?
Como ficar em casa (na pandemia) viajando com os elefantes
A 10.000ª espécie ameaçado
Mar: mais plástico do que peixe em 2050
Bichos amargam solidão na pandemia e mudam comportamento no zoológico
Pandemia e natureza: Animais silvestres ocupam áreas urbanas 
Entre a pandemia e o desmatamento
Capivara assustada e ferida no mar
Capivara resgatada volta à natureza
Pandemia e a volta das capivaras
Pandemia e a “festa” dos bichos
O encanto das libélulas
O grito dos bichos no balancê da pandemia
Animais voltam à natureza na pandemia
Chuvas: Jacarés ganham ruas
Refúgio das preguiças perdidas
Dia do Bloco do Hipopótamo
Jujuba vira remédio para macacos
Parque Dois Irmãos triplica de tamanho

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: National Geographic / Divulgação

Continue lendo

CPRH recebeu 9.323 animais e liberou 4.048 em 2025. Timbu lidera soltura

Pernambuco, via CPRH, devolveu 2.520 animais à natureza em 2025

Jacaré “passeia” na BR-101 e Polícia Rodoviária aciona Corpo de Bombeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.