Há datas comemorativas para tudo. Dia dos Pais, das Mães, das Crianças, dos Namorados, das Mulheres, do Jornalista, do Carteiro, dos santos, dos orixás. Para comemorar a natureza, também. Há Dia de Terras Úmidas, do Planeta, das Águas, Dia Mundial Sem Plásticos. E há, ainda, as datas dedicados aos bichinhos. Animais como orangotango e hipopótamo têm também o seu dia. Mas nesse 10 de agosto, o que se comemora, mesmo, é o Dia Mundial do Leão, o imponente Rei dos Animais. A data foi instituída para chamar a atenção da comunidade global para a necessidade de conservação desse animal em todo o mundo. Infelizmente há quem goste de exibi-los como troféus de caça. E isso é muito triste. O leão sobrevive na África e na Ásia, embora já tenha desaparecido de algumas regiões desses continentes.
Para celebrar a data de animal tão imponente, o canal National Geographic preparou o Especial Leões: Supremacia e Poder. As exibições têm início hoje nos canais por assinatura e também nas redes sociais. E ocorrem entre 10 e 28 de agosto, sempre,às 19h30m. Já o Nat Geo Wild exibe no dia 10 de agosto, às 19h45, o documentário Quando os Filhotes se tornam Reis que mostra a vida de dois filhotes lutando para serem os reis do seu grupo. Particularmente, adoro assistir documentários sobre a natureza, pois há dias que a programação de filmes em canais pagos é bem inferior à nossa expectativa. Já estou cheia de ver carro correndo, voando e pagando fogo, cenas quase obrigatórias nos filmes americanos. Já na programação sobre a natureza, tirando alguns apresentadores exibicionistas – como os que se dedicam à caça de cobras – os documentários sempre agradam. A vida dos animais silvestres nos mostram fatos curiosos, vivam eles nas regiões geladas ou no deserto. Diversão boa, nesses tempos de isolamento social devido à pandemia, quando só nos resta mesmo a leitura e a TV como diversão em casa.
Então, anote os dias com respectivas programações desta semana:
10/08 – Guerra de Leões: Cinco grupos de leões na África competem pela escassa comida e cada um desenvolveu seu próprio estilo de caça. Seguiremos estes grupos vendo como atacam desde búfalos até girafas. Somente os mais astutos e capazes conseguirão sobreviver.
11/08 – Feras de Lakeshore: No fundo do coração da África está o Vale Zambeze. No centro desse lugar selvagem existe um grande lago, um paraíso como em nenhum outro lugar da terra. Aqui conhecemos três leões macho: Takunda, Gombwe e Zindoga.
12/08 – Os Leões do Deserto: Quando chove, chove muito em Nxai Pan no norte de Botsuana. Planícies exuberantes espalhadas com vastos rebanhos de antílopes se estendem até o horizonte. É um verdadeiro paraíso. Mas Nxai Pan é um lugar de duras contradições.
13/08 – Leões de Okavango: Dos renomados diretores Dereck e Beverly Joubert, Last Lions leva-nos ao delta de Okavango, em Botswana, e acompanha a história repleta de suspense de uma leoa disposta a tentar de tudo – e a arriscar tudo – para manter sua família viva.
14/08 – A Noite do Leão: Através de câmeras de infravermelho e visão noturna especialmente desenvolvidas, este documentário revela a verdade sobre o comportamento de caça do leão durante a noite. Filmado na mais completa escuridão, mas com cores vibrantes e uma fotografia noturna.
Nat Geo Wild – Quando Filhotes se tornam Reis
10 de agosto, às 19h45 Com a ajuda do seu irmão Max, Leo enfrenta as provas da vida e aprende o verdadeiro significado do poder e da liderança para se tornar o rei que sempre sonhou em ser.
Leia também:
Viaje pelo Brasil Selvagem, Costa Brasileira sem sair de casa
Dia Internacional sem Sacos de Plástico. Vamos nessa?
Como ficar em casa (na pandemia) viajando com os elefantes
A 10.000ª espécie ameaçado
Mar: mais plástico do que peixe em 2050
Bichos amargam solidão na pandemia e mudam comportamento no zoológico
Pandemia e natureza: Animais silvestres ocupam áreas urbanas
Entre a pandemia e o desmatamento
Capivara assustada e ferida no mar
Capivara resgatada volta à natureza
Pandemia e a volta das capivaras
Pandemia e a “festa” dos bichos
O encanto das libélulas
O grito dos bichos no balancê da pandemia
Animais voltam à natureza na pandemia
Chuvas: Jacarés ganham ruas
Refúgio das preguiças perdidas
Dia do Bloco do Hipopótamo
Jujuba vira remédio para macacos
Parque Dois Irmãos triplica de tamanho
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: National Geographic / Divulgação
