Ontem foi dia de música erudita para a meninada, inclusive com aula sobre os compositores e suas criações. Pois o repertório executado para as crianças na quarta-feira, movimenta o palco do Teatro Santa Isabel, mais uma vez. Nessa quarta, para outro público, mais adulto. Afinal, a música é para todos. Depois da aula-concerto da terça-feira, o Maestro Marlos Nobre faz nova regência à frente da Orquestra Sinfônica do Recife. Com um detalhe: de graça. Tem muita coisa boa para ouvir nesse concerto, de músicos que se perpetuaram na história.
Querem ver? Olhem só o que está na programação: a Sinfonia Nº 40 em Sol Menor, do célebre compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, muito conhecida até por quem não curte tanto a música clássica. É que ela ficou muito popular no século passado devido a um filme famosíssimo, Amadeus (1984). Outra música “popular” do programa é a Marcha Nupcial, do compositor, pianista e maestro alemão Felix Mendelssonhn. Também estão contempladas composições do Padre José Maurício Nunes Garcia, um compositor e religioso do período colonial, não tão conhecido pelo público leigo. O concerto é o terceiro aberto ao público promovido pela Sinfônica em 2017. Iniciativa nota dez. Mas chegue uma hora antes, para retirar o seu ingresso na bilheteria do Santa Isabel.
Quem gosta de música de qualidade tem outra opção, também gratuita, hoje à noite. É no Conservatório Pernambucano de Música, que fica na Avenida João de Barros, 594, em Santo Amaro. A partir das 19h30m, a soprano Marly Montoni e o barítono Leonardo Neiva apresentam repertório de duos e árias da Ópera Porgy and Bess. E incluem, também, clássicos de musicais famosos. Amanhã, quinta, ainda tem coisa boa: o compositor e violonista Guinga, faz uma retrospectiva musical de sua carreira, às 19h30m. De graça, também. E na sexta, tem a Cesta de Música, no mesmo local, com Benjamim Taubikin, como convidado. Sim, ia esquecendo, todas as três atrações se apresentam no auditório Cussy de Almeida, no CPM. O Conservatório pertence ao Governo de Pernambuco e oferece atrações gratuitas – ótimas – todas as semanas. É só ficar ligado. Os endereços são: Teatro Santa Isabel (Praça da República. S/N, Santo Antônio) e Conservatório Pernambucano de Música (Avenida João de Barros, 594, Santo Amaro).
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Foto: Daniel Tavares / Divulgação / Prefeitura