Pelo menos, uma notícia boa para Jaboatão dos Guararapes, cidade da Região Metropolitana do Recife, que está incluída entre aquelas do Brasil que ostentam os piores índices de sustentabilidade,a julgar pelo último relatório divulgado sobre o assunto. seja, uma situação muito feia, não é? Pois a partir de quinta-feira (14/11), o município será contemplado com um novo espaço cultural. Mas não é por iniciativa dos gestores públicos locais não. É que o bairro de Prazeres vai ganhar uma unidade do projeto Mundoteca (@mundoteca.br), que democratiza o acesso ao livro ao instalar bibliotecas comunitárias em diversos municípios brasileiros.
Em Jaboatão, a contemplada será a Escola Castro Alves, localizada no Jardim Prazeres. O espaço contará com acervo com 650 obras literárias, materiais lúdicos – como fantoches e brinquedos educativos – e equipamentos audiovisuais. A inauguração, marcada para às 15h, contará com apresentações dos alunos da escola. Só uma perguntinha: qual foi a última biblioteca inaugurada no municípios vizinho pela Prefeitura de lá? Um lembrete: “A prática da leitura é direito e condição necessárias para que todo cidadão possa exercer seus direitos fundamentais, ter uma vida digna e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa”, como alerta Fabiana Maugé, diretora da FGM Produções, idealizadora do projeto.
Também serão doados à instituição jogos educativos, 30 Kindles, uma smartTV, além de um novo ambiente para leitura. A expectativa é impactar diretamente 700 jovens e adultos da comunidade escolar e, potencialmente, beneficiar todas as pessoas que vivem no entorno da escola. Durante os primeiros oito meses, a FGM Produções será a responsável pela gestão do espaço, com apoio pedagógico do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), que também realizará formações para os profissionais. Depois, a gestão passa a ser responsabilidade da escola, que assume o compromisso de manter a unidade da Mundoteca funcionando por, no mínimo, cinco anos.
A iniciativa ainda prevê a realização de eventos socioculturais gratuitos para a comunidade, como palestras, exibições de filmes e contação de histórias. A Mundoteca de Jardim Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, tem patrocínio da BASF, recursos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), via Lei Rouanet. A realização é da FGM Produções, Girassol Incentiva, Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto Mundoteca foi criado em 2019, quando foram implantadas três bibliotecas no sudoeste baiano, nos municípios de Poções, Planalto e Contendas do Sincorá, e cinco espaços de leitura em comunidades quilombolas da região. Após uma pausa durante o período da pandemia, foram inaugurados, em 2022, espaços em Santa Catarina, nos municípios de Canoinhas, Três Barras e Itaiópolis. No ano passado, a Mundoteca chegou aos municípios de Sorriso e Lucas do Rio Verde (MT), Açailândia (MA), Tucuruí e Breu Branco (PA).
Leia também
Desenvolvimento sustentável: Cidades nordestinas entre as piores do Brasil
João Campos e Elias Gomes: Pacto por gestão conjunta no Recife e em Jaboatão dos Guararapes
Arte urbana começa a quebrar aridez da selva de concreto em Jaboatão dos Guararapes
Idosos de pousada geriátrica ganham horta terapêutica em Jaboatão
Número de mortos na tragédia de Jaboatão chega a cinco. Lista oficial divulgada
Teto de supermercado desaba em Jaboatão
Blocos intertravados: Calçadas com problemas no Recife e em Jaboatão
Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: Daniel Villela / Divulgação