Coleta seletiva já voltou no Recife

Compartilhe nas redes sociais…

Com a chegada da pandemia do coronavírus, moradores de vários bairros do Recife – inclusive Engenho do Meio, Casa Forte e Boa Viagem – enviaram mensagens para o #OxeRecife e também para os jornais locais, reclamando da paralisação do serviço de coleta seletiva de lixo. Disseram que só o caminhão comum do lixo  vinha passando regularmente pelas suas ruas.

Um dos moradores que se preocupou foi José Gomes Neto, do Engenho do Meio. “Realmente fazia mais de mês que o caminhão da coleta seletiva não passava no bairro, mas felizmente o serviço retornou”, comemorou. “O fato dele não passar poderia acabar com toda a cultura de separação do lixo que já se formou em algumas áreas da cidade”. Segundo a Prefeitura, a coleta desses materiais chega a 233 toneladas por mês, em média.

Ecopontos como este são indignos deste nome e mesmo os mais novos, têm um só compartimento para o lixo reciclável: vidro, papel, plástico, alumínio, tudo misturado (LL)

A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana informa que os trabalhos realmente sofreram um intervalo no início da pandemia no Recife. Mas que já recomeçaram, nesta semana. “O serviço de coleta seletiva está normalizado novamente e as cooperativas voltaram a operar quase em sua totalidade”, informa a Emlurb. “Foram readequados alguns procedimentos por conta de higiene por causa do corona vírus”. Embora se presencie muito lixo nas ruas do Recife, a Emlurb garante que a cobertura atinge cem por cento da cidade, que tem mais de 90 bairros.

Já a coleta seletiva ocorre em 62, sendo que o caminhão que recolhe o lixo reciclável passa uma vez por semana nas ruas, levando plásticos, vidros, papel, latas. São cinco caminhões que trabalham na coleta seletiva. Dois outros fazem coletas para doação em estabelecimentos comerciais. “Nesse caso é uma coleta esporádica, de acordo com a solicitação”. Entre as cooperativas beneficiadas estão a Palha de Arroz, a ReciclaTorre e a Esperança Viva. A Emlurb disponibiliza 67 pontos de entrega voluntária (PEVs) em locais públicos, onde a população pode fazer o descarte do material reciclável. O telefone do serviço de Coleta Seletiva do município: 3355-1004 ou o 156 para outras informações. Infelizmente no Recife não se segue o preceito universal de separar o lixo reciclável por tipo, já na fonte. Nos Ecopontos, por exemplo, não há compartimentos distintos para vidro, papel, lata, plástico. É tudo junto e misturado. Infelizmente.

Leia também:
Descarte correto de lixo tem manual
Lixo plástico vira cinema nas escolas
Canudos  achados nas praias viram óculos
Do lixo ao luxo, no Baile dos Artistas
O lixo que virou lixeira
Pet vira barreira para reter lixo em canal
O depósito de lixo da Emlurb
Ex-rios, canais viram esgotos e lixões
O depósito de lixo da Emlurb
Lixo nas Graças: entre a falta de cidadania e a omissão das autoridades
Catadores tiram 5 milhões de latinhas deixadas pelo carnaval em Olinda
No volante e jogando lixo na rodovia
Apipucos sucumbe ao lixo

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: José Gomes Neto  (Cortesia) e Letícia Lins

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.