Casa de Maria, do Projeto Aria Social, lança Coleção Capiba de olho na sustentabilidade

Depois das sete temporadas e do sucesso de público com o belo espetáculo “Capiba pelas ruas eu vou”, o Aria Social faz mais uma homenagem ao grande compositor pernambucano. É que nesta terça-feira (12/12), a Casa de Maria faz desfile para o lançamento da Coleção  Capiba, com bolsas, acessórios e itens de decoração . A Casa de Maria é o braço empreendedor do Aria Social e é formada por artesãs que geralmente são mães ou responsáveis pelas crianças e jovens atendidas naquele Projeto. “As mães e parentes vinham trazer as crianças, e ficavam sem ter o que fazer. Com o tempo, foi se formando uma rede e elas passaram a aprender artesanato e a ter mais uma oportunidade de geração de renda”, afirma Cecília Brennand,  Presidente do Aria Social. A mais nova linha de produtos da entidade tem direção criativa da designer Luly Vianna e tem como foco a sustentabilidade. É inspirada nos figurinos de Beth Gaudêncio para aquele musical, que já teve sete temporadas no Recife. Sem falar na valorização da nossa cultura, tomando a arte de Capiba (1904-1997) como inspiração.

A Coleção Capiba  tem 24 peças, que serão apresentadas no desfile a ser realizado às 16h, na sede do Aria Social. Tudo é fruto de parceria com as marcas autorais pernambucanas Caroll Falcão (roupas atemporais e afetivas em linho e cânhamo), Vitalina (sapatos artesanais que perpetuam as belezas do sertão nordestino) e Verde Joias (joias artesanais inspiradas em elementos naturais). A direção de cena é de Romildo Alves. O evento conta ainda com o toque da arquiteta Roberta Borsoi, que organiza a disposição das peças e marcas no espaço do Aria Social.

A Coleção Capiba tem o crochê como carro-chefe e traz nove modelos de bolsa (além de pochete, mochila e carteiras), chapéu bucket e chaveiros. Seis versões de almofadas, quatro variações de vaso e uma fruteira são os objetos de decoração que completam a coleção.   Os produtos são agrupados em cinco temas: Frevo, Missa Armorial (título da obra-prima de Capiba), Papangu, Carnaval anos 30 e Rosa Amarela, tudo dentro do universo do compositor pernambucano. As peças são confeccionadas com materiais sustentáveis, como barbante ecológico, fio de seda, brim, junco e palha de jornal.  O ingresso para o desfile é R$ 50, mas esse valor pode ser re vertido em compras.

As marcas parceiras prepararam peças especiais para compor o look das bailarinas do Aria Social e das próprias artesãs da Casa de Maria, que apresentarão a coleção. “Será uma experiência  de moda, solidariedade e beleza, uma tarde de celebração do trabalho realizado pela Casa de Maria, com o lançamento da coleção que leva o nome do nosso compositor mestre da cultura pernambucana”, diz a presidente do Aria Social, Cecília Brennand. A Casa de Maria foi fundada em 2017 e tem como missão impulsionar o empreendedorismo social das mães e outros familiares dos alunos do Aria Social por meio da capacitação em um artesanato que tem como base a sustentabilidade e as tradições locais. Nasceu dentro do Aria Social, quando as mães e responsáveis dos alunos começaram a trocar experiências em crochê enquanto aguardavam seus filhos nas aulas.

O crochê é o traço forte da Coleção Capiba, que será lançada hoje no Aria Social, em Piedade, Zona Sul do Recife.

O movimento foi percebido pela presidente do Aria Social, Cecília Brennand, que encampou a ideia e passou a oferecer oficinas de artesanato nas instalações do Aria.  O objetivo é fomentar a produção e comercialização de acessórios e objetos de decoração feitos manualmente, com insumos em sua maioria reciclados. As artesãs da Casa de Maria são remuneradas pelas peças produzidas e vendidas pelo projeto, com parte do valor revertida para a manutenção da instituição. A cada temporada, a Casa de Maria convida  estilistas, arquitetos e designers brasileiros para a criação de linhas de produtos. Já o Aria Social foi criado em 1991 pela bailarina Cecília Brennand. E é, desde 2004, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público que educa e profissionaliza através da arte. O Aria Social  atende cerca de 450 crianças e jovens entre 6 e 25 anos, em situação de vulnerabilidade social. Elas contam com aulas de dança e música, atividades complementares como português e raciocínio lógico e, ainda, atendimento psicológico.

Coleção Capiba tem também peças decorativas, como esse curioso certo e seus frutos em crochê

Leia também
Sucesso leva Orquestra Sinfônica a repetir concerto com a Maestrina Rosemary Oliveira
Quebrando Tabu: Rosemary Oliveira é a primeira maestrina a reger a Orquestra Sinfônica do Recife
Mulher faz regência inédita na história da Orquestra Sinfônica do Recife:Missa Armorial
Trinta artistas em leilão beneficente promovido pela Galeria Terra Brasilis para o Aria Social
Cecília Brennand festeja hoje mais um acerto do Aria Social com homenagem a Capiba
Capiba,o gênio da música ganha espetáculo em sete ritmos

Serviço:
Lançamento da  Coleção Capiba
12/12/2023 – a partir das 16h

Aria Social –  Av. Ayrton Senna da Silva, 748 – Piedade – Jaboatão dos Guararapes-PE
Ingresso: R$ 50,00 convertidos em compras de produtos da Casa de Maria durante o mês de dezembro.
Instagram: @projetocasademaria 

Texto: Letícia Lins / #OxeRecife
Fotos: crédito Aria Social/Divulgação

Continue lendo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.